Este mesmo rapaz disse-me que sendo eu licenciado depois de fazer a recruta passaria a oficial.
Falso. Tal como na "vida civil" os enfermeiros são "licenciados de segunda classe" pertencem à classe de Sargentos e não à classe de Oficiais.
1º ponto, a recruta para oficiais e para sargentos etc é a mesma coisa? Lamento mas não entendo muito disto.
As diferenças mais significativas devem ser na messe (i.e. refeitório)

.
2º Sendo eu Enfermeiro, se depois entrar para o Exército continuo a exercer como Enfermeiro ou exerço outras funçoes (tipo treinos militares etc..)?
Se está a concorrer para a especialidade de enfermeiro obviamente que fica em enfermeiro. Há é especialidades em que podem concorrer licenciados em qualquer área, nomeadamente especialidades ligadas às Armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia, e ai obviamente que exercem funções ligadas a essa área e não como enfermeiros...Não se devem é que esquecer que se estão no Exército são Militares e não são "simplemente enfermeiros" ou outros "técnicos" quaisquer e, se por acaso, ordenarem que têm de fazer tal exercício físico ou tal exercício de tiro têm de o fazer...ainda que não seja muito expectável que o façam!
3º Li no site do Exército que podemos estar em contrato ou entrar para o quadro. Esse mesmo rapaz do inicio disse-me que depois dos 6 anos passamos ao quadro. Isso é certo? Ou podemos vir para a rua depois dos 6 anos?
Obviamente que não é certo, que não é automático. Depende dos concursos que abrirem para os Quadros Permanentes, se abrirem 10 vagas e concorrem 30 candidatos ficam os 10 candidatos melhor classificados e os outros vão para a rua!