Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1332264 Visualizações
*

bernardus

• 2
  • +0/-0
17 anos
« Responder #825 em: Outubro 20, 2008, 04:38:00 pm »
Boas. Li aqui neste topico que se podia fazer o ingresso com 17 anos com autorização paternal. Gostaria de saber mais informaçoes.

Abraços

*

VMC

• 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #826 em: Outubro 20, 2008, 05:23:38 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Citação de: "triton"
Podem agradecer à luta deste Exmo Major contra a prepotência das Chefias Militares do Exército e a sua posição ilegal e retrógada acerca do ETE
http://arguidocastrense.blogspot.com/20 ... tncia.html

E fica a dica para todos os jovens que pretendem ingressar nas fileiras nos regimes RV/RC e prosseguir os seus estudos... ESQUEÇAM O EXÉRCITO, NA REALIDADE NÃO RESULTA!

Estudem antes de ir pra tropa, porque saem de lá com uma mão à frente e outra atrás...

Mas que raio de coisa é esta? está a desencorajar os Joves a não ir para o exército, brilhante atitude.
Mas que raio de coisa é esta? Dizer a verdade e mostrar a realidade dos factos, principalmente a quem é ingénuo nestes assuntos, é assim tão estranho em Portugal? :evil:

Concordo em pleno, quem pretende ingressar no exército deve-se informar muito bem.
Por vezes não é tudo um mar de rosas como apregoam, eu sou o primeiro a defender as nossas Forças Armadas.
No meu caso só me prejudicaram em 9 meses da minha vida! Deixaram-me pendurado a espera de ser incorporado.
Passo a explicar:

Quando fui fazer a inspecção militar, ofereci-me para os Paraquedistas e fui chamado a prestar provas fisicas em Tancos. Passei nas referidas provas, e como na altura tinha o 12º ano, perguntaram-me se queria ingressar no CFO ou CFS (regime de contrato obviamente). Como não tinha a certeza de mais tarde conseguir ingressar na academia militar, decidi optar pelo CFS, assim mantinha em aberto a possibilidade de concorrer a Escola de Sargentos e a Academia Militar. Disseram-me então, a mim e aos restantes, que iriamos ser incorporados nos 2 meses seguintes( ou coisa assim).
Lá arranjei um part-time para não me comprometer profissionalmente com ninguem, esperei 9 meses em vão, com diversas chamadas pro centro de recrutamento do centro mandavam-me ligar para Tancos, de Tancos para Lisboa, de Lisboa para o centro de recrutamento. Até que um dia no ultimo telefone, um senhor qualquer disse-me "olhe esqueça está na reserva" e desligou-me o telefone na cara. Infelizmente não reclamei.
Por incrivel que pareça, 2 colegas de escola que não queriam ir a tropa, foram obrigados a ir. E um voluntário como eu, ficou na reserva por terem perdido o meu processo.

Se este é o tratamento que o exército dá a um civil, temo que por vezes o tratamento aos militares seja pior.

Lembro-me que tambem na altura, muitos colegas que estavam lá comigo nos testes, ambicionavam estudar. E recordo-me de na altura os militares que tavam lá connosco (praças salvo erro) alertarem o pessoal em conversas informais que não seria assim tão fácil.

Acho que se o Vosso sonho e servir nas Forças Armadas o façam, porque deverá ser uma experiência unica! Contudo não se esqueçam que irão deparar-se com muitas dificuldades.

Espero que as nossas Forças Armadas evoluam, de forma a prestarem o apoio necessário, aos Voluntários e aos militares dos quadros permanentes.

Um abraço
VMC

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #827 em: Outubro 20, 2008, 06:43:07 pm »
Compreendo que existam senhores bastante amargurados em relação às forças armadas e acredito que tenham as suas razões.
Mas agora dizer: não vão que aquilo é uma grande ##### e vão ser chulados à força toda (por outras palavras é claro). Como é que acham que uma pessoa que passou uns 5 anos a sonhar em cumprir o seu dever militar e possivelmente seguir carreira se sente? É certo que as verdades têm que ser ditas mas é preciso ter calma porque há muita gente bem na vida graças às forças armadas (também acredito que haja pessoas que não estejam assim tão bem). Mas isso é como em todas as profissões: Infelizmente, salvo raras exepções, qual é o patrão que não dá uma facadinha nas costas do empregado para defender os seus interesses?
Não quero de maneira alguma criar conflitos com os senhores que alegam ter sido prejudicados. Apenas estou a expressar o meu ponto de vista.
Bem pessoal, cumprimentos a todos e espero que a coisa não seja assim tão preta como alguns pintam.

Agora para esclarecer uma dúvida: O senhor HSMW disse que para entrar na ESE convinha ter uma média acima de 15. Mas quem tem uma média acima de 15 possivelmente terá capacidades para entrar na AM! Dúvido um pouco, pelo menos para os militares que têm um ano de permanência no exército e tentam concorrer a ESE :)

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #828 em: Outubro 20, 2008, 06:45:58 pm »
E depois queixam-se da falta de pessoal... :lol:

*

bernardus

• 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #829 em: Outubro 20, 2008, 07:06:20 pm »
Entao alguem me da alguma dica? Sobre a entrada aos 17?

abraço :)

*

VMC

• 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #830 em: Outubro 20, 2008, 07:39:33 pm »
Citação de: "flavio"
Compreendo que existam senhores bastante amargurados em relação às forças armadas e acredito que tenham as suas razões.
Mas agora dizer: não vão que aquilo é uma grande ##### e vão ser chulados à força toda (por outras palavras é claro). Como é que acham que uma pessoa que passou uns 5 anos a sonhar em cumprir o seu dever militar e possivelmente seguir carreira se sente? É certo que as verdades têm que ser ditas mas é preciso ter calma porque há muita gente bem na vida graças às forças armadas (também acredito que haja pessoas que não estejam assim tão bem). Mas isso é como em todas as profissões: Infelizmente, salvo raras exepções, qual é o patrão que não dá uma facadinha nas costas do empregado para defender os seus interesses?
Não quero de maneira alguma criar conflitos com os senhores que alegam ter sido prejudicados. Apenas estou a expressar o meu ponto de vista.
Bem pessoal, cumprimentos a todos e espero que a coisa não seja assim tão preta como alguns pintam.

Agora para esclarecer uma dúvida: O senhor HSMW disse que para entrar na ESE convinha ter uma média acima de 15. Mas quem tem uma média acima de 15 possivelmente terá capacidades para entrar na AM! Dúvido um pouco, pelo menos para os militares que têm um ano de permanência no exército e tentam concorrer a ESE :)

O meu post ao contrário do que possa ter interpretado, não é para incentivar ninguém a mudar de ideias. Eu pessoalmente acho que o serviço militar devia ser obrigatório, é uma experiência que todos deveriam ter.
Só procurei reforçar a ideia que devem encarar o ingresso nas Forças Armadas com ponderação e informarem-se devidamente. E preparem-se devidamente, na hipotese de não conseguirem aceder aos quadros permanentes, para a reinserção na vida civil.
Tenho colegas militares e colegas ex-militares, todos dizem que valeu e vale a pena.
Eu próprio ponderei concorrer a este concurso de CFO - regime de voluntários, contudo cheguei a conclusão, que tendo 27 anos, não seria aconselhável.
Desejo-lhe a maior sorte na carreira militar, e que contribua para honrar e dignificar as nossas Forças Armadas.

Um abraço
VMc

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #831 em: Outubro 20, 2008, 07:54:32 pm »
Muito obrigado :)
Todos ficamos a ganhar :)
Abraço, Flávio Trindade

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #832 em: Outubro 20, 2008, 09:24:19 pm »
Eu já uma vez respondi ao Ranger Rebelde dizendo-lhe que a sua experiência (e doutros), muito negativa como é aqui clamado não é igual para todos os militares.
Não se deve confundir aconselhar com desencorajar.

Posso citar o meu caso em que ingressei no Exército como voluntário.
Fui instruendo, 2º furriel, furriel e 2º sargento RC.
Concorri a ESE e entrei (não me venham com histórias de cunhas porque eu entrei na reserva...). Acabei em 10º lugar e escolhi Engenharia.
Agora sou 1º sargento de Engenharia a frequentar o curso de Oficiais técnicos, ou seja para o ano em Outubro serei Oficial do Quadro Permanente.
As coisas não caem do céu. Muita luta e dedicação.
Quando era Furriel concorri à ESE, à PSP e a GNR. Tudo no mesmo ano.
Não se deixem acomodar.
Também existem histórias de sucesso no Exército.
Querer é poder.....
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #833 em: Outubro 20, 2008, 09:45:51 pm »
Citação de: "jmg"
Eu já uma vez respondi ao Ranger Rebelde dizendo-lhe que a sua experiência (e doutros), muito negativa como é aqui clamado não é igual para todos os militares.
Não se deve confundir aconselhar com desencorajar.

Posso citar o meu caso em que ingressei no Exército como voluntário.
Fui instruendo, 2º furriel, furriel e 2º sargento RC.
Concorri a ESE e entrei (não me venham com histórias de cunhas porque eu entrei na reserva...). Acabei em 10º lugar e escolhi Engenharia.
Agora sou 1º sargento de Engenharia a frequentar o curso de Oficiais técnicos, ou seja para o ano em Outubro serei Oficial do Quadro Permanente.
As coisas não caem do céu. Muita luta e dedicação.
Quando era Furriel concorri à ESE, à PSP e a GNR. Tudo no mesmo ano.
Não se deixem acomodar.
Também existem histórias de sucesso no Exército.
Querer é poder.....

Isto sim gostei de ler. Sei que nem todos os casos terminam como o do jmg, mas é a estes que temos que tirar forças e lutar.
Caro jmg, as suas palavras deixam-me bastante motivado ;)
Cumprimentos

*

Rikardo

• 2
  • +0/-0
Re: 17 anos
« Responder #834 em: Outubro 21, 2008, 11:26:20 am »
Citação de: "bernardus"
Boas. Li aqui neste topico que se podia fazer o ingresso com 17 anos com autorização paternal. Gostaria de saber mais informaçoes.

Abraços

Ola saudaçoes; eu tambem me inscrevi aos 17 anos mas só fui chamado para ingreçar no exercito no dia que fiz 18 anos...
por isso se pretende mesmo ingreçar no exercito pode já começar a inscrever-se... depois será chamado...!!
comprimentos

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #835 em: Outubro 21, 2008, 12:16:17 pm »
Citação de: "flavio"
Muito obrigado :)
Todos ficamos a ganhar :wink: mas enquanto persistir a velha teoria dos "paninhos mornos pra não queimar ninguém", este País nunca irá evoluir, e pra já, bastava cumprir-se as leis do País, coisa que o Exército insiste em não fazer...

Actualmente para a GNR o militar RV/RC é isto que vale, "sem espinhas"! É injusto? É...
É ilegal? É...
É a merd... que temos? É... :lol:

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #836 em: Outubro 21, 2008, 06:29:09 pm »
Temos aqui um senhor bastante amargurado.
A sua experiência é uma mais valia para todos os utilizadores deste forum que planeiam ser militares, mas, sem ofença, peço-lhe que se limite a dar apenas a sua opinião porque pode haver pessoas mais "fraquinhas" de cabeça que possam desistir devido a palavras como as suas.

Ao senhor jmg correu de uma maneira, a si correu de outra. Ambos os contributos são positivos para a comunidade e ponto final, cada um tira as conclusões que quer.

Cumprimentos e peço-lhe que não fique ofenfifo pelas minhas palavras

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #837 em: Outubro 21, 2008, 06:54:20 pm »
Quem está a falar de "amarguras"? O meu amigo não aguenta ouvir o que se está a passar com os militares RV/RC que pretendem concorrer à GNR? Cabeças fraquinhas? Que raio de juventude é esta que fecha os olhos à realidade, por mais dura que seja? Os foristas que aqui vêm "beber" informação, merecem saber os prós e contras daquilo que os espera, e assim tirarem conclusões pelas suas próprias "cabeças", fraquinhas, ou não! Ainda vivemos em democracia... :lol:

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #838 em: Outubro 21, 2008, 07:19:11 pm »
Quem está a falar de "amarguras"? O meu amigo não aguenta ouvir o que se está a passar com os militares RV/RC que pretendem concorrer à GNR? Cabeças fraquinhas? Que raio de juventude é esta que fecha os olhos à realidade, por mais dura que seja? Os foristas que aqui vêm "beber" informação, merecem saber os prós e contras daquilo que os espera, e assim tirarem conclusões pelas suas próprias "cabeças", fraquinhas, ou não! Ainda vivemos em democracia... :lol:

Claro que aguento ouvir o que se está a passar com os militares RV/RC e nesse aspecto agradeço-lhe.
Mas nem todos bateram com a cabeça na parede como o senhor(pelos vistos ainda dói mto).
Se isso acontecer comigo, só tenho 18 anos, tenho tempo de recuperar da pancada.

Bem amigo, agora sem sarcasmos, tenho imensa pena por a sua experiência não ter sido a melhor, mas infelizmente todos estamos sujeitos a essas infelicidades seja em que instituição for (civil ou militar).

Abraço,

Flávio Trindade

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #839 em: Outubro 22, 2008, 12:27:23 pm »
"Amigo" não se preocupe comigo, pois tenho arcaboiço para quedas e muito mais, e quanto mais para baixo me tentam atirar, mais reajo superiormente às situações :wink: Não há nada pior do que um jovem ingressar neste actual Exército imbuído de um espírito ilusório de prestação de serviço à Pátria e quando se vir atolado "nelas", depois é o descrédito total nas instituições e na sua "des"organização... e o futuro deste País passa por uma juventude formada e bem informada para ser válida! c34x

Cumprimentos

Rui Afonso, Alferes RC de Operações Especiais na Reserva de Disponibilidade