Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1331789 Visualizações
*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #675 em: Setembro 29, 2008, 08:06:41 pm »
Citação de: "Runa"
Citação de: "flavio"
Basicamente tens aulas como numa universidade normal mas deves ter também algumas disciplinas relacionadas com a área militar e treinos físicos.

Pois é...eu também gostava de ir para a Academia mas nunca fui grande espingarda a matemática  :oops:
O meu problema não é passar nos exames mas sim aguentar-me no curso.
Também com o regime de internato (sim, é importante referir o regime de internato para alguns que deconhecem este facto), penso que terei muito tempo para estudar.

Por outro lado seguir carreira como Sargento também não me desagradava. Vou a proveitar este ano como Praça e analisar os prós e contras

Caro flávio, vai ingressar em que contingente? Normal ou Especial?
Se for no Especial, gostaria que me dissesse qual é.

Cumprimentos,
Ricardo Runa.

Vou ingressar em infantaria mecanizada (contingente normal). Sempre tive vontade de seguir as tropas paraquedistas mas este ano devido a um estágio que tive que fazer não me preparei devidamente. Pretendo fazer o curso de infantaria mecanizada e mais tarde faço o de paraquedista.
Se decidir ingressar na ESE, penso que uma tropa especia seria bastante benéfico, uma vez que desenvolveria  melhor as minhas capacidades físicas.

O senhor Runa é militar?
Cumprimentos,
Flávio Trindade

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #676 em: Setembro 29, 2008, 08:09:59 pm »
Basicamente tens aulas como numa universidade normal mas deves ter também algumas disciplinas relacionadas com a área militar e treinos físicos.

Pois é...eu também gostava de ir para a Academia mas nunca fui grande espingarda a matemática  :oops:
O meu problema não é passar nos exames mas sim aguentar-me no curso.
Também com o regime de internato (sim, é importante referir o regime de internato para alguns que deconhecem este facto), penso que terei muito tempo para estudar.

Por outro lado seguir carreira como Sargento também não me desagradava. Vou a proveitar este ano como Praça e analisar os prós e contras

Caro flávio, vai ingressar em que contingente? Normal ou Especial?
Se for no Especial, gostaria que me dissesse qual é.

Cumprimentos,
Ricardo Runa.

Vou ingressar em infantaria mecanizada (contingente normal). Sempre tive vontade de seguir as tropas paraquedistas mas este ano devido a um estágio que tive que fazer não me preparei devidamente. Pretendo fazer o curso de infantaria mecanizada e mais tarde faço o de paraquedista.
Se decidir ingressar na ESE, penso que uma tropa especia seria bastante benéfico, uma vez que desenvolveria  melhor as minhas capacidades físicas.

O senhor Runa é militar?
Cumprimentos,
Flávio Trindade

Não caro flávio, não sou militar, mas espero ser daqui a poucos meses. Quanto a si, tentou o ingresso nas tropas pára-quedistas mas foi dado como inapto certo? se sim, foi devido á sua capacidade física? visto que como disse não teve tempo para se preparar devidamente para a realização das mesmas.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #677 em: Setembro 29, 2008, 08:13:02 pm »
Fiz-me compreender mal :lol:  )
« Última modificação: Setembro 29, 2008, 08:15:45 pm por flavio »

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #678 em: Setembro 29, 2008, 08:14:30 pm »
Fiz-me compreender mal :)
Eu ainda não tentei, mas como não me sentia preparado decidi fazer primeiro o curso de infantaria mecanizada e mais tarde farei o de paraquedismo.

Ah, assim já percebi hehe. Voçê pode preparar-se melhor agora e tentar na incorporação de Novembro para os páras.

Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #679 em: Setembro 29, 2008, 08:16:53 pm »
Fiz-me compreender mal :)
Eu ainda não tentei, mas como não me sentia preparado decidi fazer primeiro o curso de infantaria mecanizada e mais tarde farei o de paraquedismo.

Ah, assim já percebi hehe. Voçê pode preparar-se melhor agora e tentar na incorporação de Novembro para os páras.

Ricardo Runa.

Como há concursos para os páras praticamente todos os meses, incorporar neles não será um problema

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #680 em: Setembro 29, 2008, 08:18:56 pm »
Boas!
Eu também espero ir para a ESE, depois de acabar a escola de ter cumprido um ano de serviço. Agora que área ainda não sei. Infantaria, Cavalaria ou Artilharia. Contigente Normal ou Especial.
Já agora, podem dizer-me o que é mais ou menos a infantaria mecanizada/motorizada?
Cumprimentos a todos.
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #681 em: Setembro 29, 2008, 08:28:15 pm »
Citação de: "Xô Valente"
Boas!
Eu também espero ir para a ESE, depois de acabar a escola de ter cumprido um ano de serviço. Agora que área ainda não sei. Infantaria, Cavalaria ou Artilharia. Contigente Normal ou Especial.
Já agora, podem dizer-me o que é mais ou menos a infantaria mecanizada/motorizada?
Cumprimentos a todos.

Boas!
Segundo o sargento que falou comigo, infantaria mecanizada atém tem a sua importância.
Os soldados deste contingente são a primeira linha de combate (falando em posicionamento no campo).
Eu deduzi que sendo infantaria mecanizada/motorizada os soldados fazem uso de viaturas militares pare se posicionarem no terreno para atacar, defender ou simplesmente em missões de paz e humanitárias (que é mais o caso das missões portuguesas).
As tropas especiais também pertencem a infantaria (infantaria ligeira). É claro que estes soldados têm uma maior preparação e desempenham missões de maior risco que não estão ao alcance da infantaria mecanizada.
Se eu disse alguma asneira, por favor corrijam-me.
Cumprimentos!

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #682 em: Setembro 29, 2008, 08:30:51 pm »
Mas a infantaria dita normal ou motorizada/mecanizada também é enviada em missões no estrangeiro certo? Sei que são enviados militares do contigente especial, mas penso que são enviado também do contigente normal, certo?
Cumprimentos.
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.

*

simonov

• 14
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #683 em: Setembro 29, 2008, 08:36:02 pm »
Meu senhores....

Li os vossos comentarios e fiquei um pouco na duvida do que e que voces acham memso do que se vai passar!!!

Para concorrer para a AM so ha 1 contingente especial.. que sao de 30%..para TODOS OS MILITARES QUE JA TENHAM PRESTADO 3 (TRES) ANOS DE SERVIÇO!!! Mas tem de passar na mesma todas as provas de aptidao fisica psicotecnicas e medicas.. e tb tem de Concluir a PAM!!!

Para a ESE.. nao ha ca contingentes especiais!! Pelo menos nao tenho essa informaçao!!

Depois lembrem-se de uma coisa.... aquilo nao sao DE MANEIRA NENHUMA FERIAS!!!

Na ESE voces podem esperar por uma vida dura!! Principalmente a nivel fisico e principalmente no curso de infantaria!! No qual sera 2 anos a levar no plo forte e feio!!!

Na AM.. a vida nao e tao dura como na ESE (nao estao tanto a fazer marchas e exercicios, e a queimar pestanas a fazer sentinelas) a nivel fisico... mas podem contar com uma rigorisidade militar muito grande, e com uma exigencia academia elevada, nao xcluindo que voces de forma a concluirem o curso teram de ter tb optimo aproveitamente fisico!!

Referindo que no 5º ano do curso de Ciencias Militares - Infantaria.. terao de infrentar o tirocinio a oficial na Escola Pratica de Infantaria.. em Mafra... e vai ser muito DURO!!!

Meus senhores... ingressem nas FA's.. para terem uma experiencia do que a mais ou menos a vida militar.. e depois do vosso curso e serem prontos.. nao se desleixem!!! Porque o "bem bom" acaba e depressa!! E so quero que estejam conscientes de que antes de terem o bem bom para a vida toda nas Forças Armadas.. voces vao ter de passar por muita coisa que faz qq um brandar aos ceus!!!

AM... da um tipo de carreira que eu ja explique! Actualmente e mais facil entrar na AM do que na ESE.. mas nao se iludem com esse facil... porque eu concorri 3 vezes á AM com media de 14 e fiquei das 3 vezes para tras, por varias razoes.. rincipalmente por azar!!

ASE... sao muitos caes a um osso... e muitos com imensa preparaçao fisica.. ou seja voces tem memso de ser os melhores!!!

Bem escolham... eu tou aki para vos aconselhar se quiserem

Abraço

*

triton

• 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #684 em: Setembro 29, 2008, 08:38:19 pm »
Eu sou de lisboa, depois de ter o curso de sargentos, será que é possivel ir para a EPC e conduzir blindados, e andar em treinos no mato e essas coisas?

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #685 em: Setembro 29, 2008, 08:47:39 pm »
Citação de: "Xô Valente"
Mas a infantaria dita normal ou motorizada/mecanizada também é enviada em missões no estrangeiro certo? Sei que são enviados militares do contigente especial, mas penso que são enviado também do contigente normal, certo?
Cumprimentos.

Sim também são.
É claro que têm mais oportunidades de ir para o estrangeiro estando numa tropo especial.
Paraquedistas e comandos (são unidades que imõem bastante força, devido ao seu número)vão bastante.Os rangers, como é designado o grupo de Operações Especiais (são em menor número)  e estão melhor preparados para operações tácticas e missões de grande importãncia que requerem poucos soldados.
Quando existem missões, os Rangers são enquadrados nos comandos e nos paras.
Tudo o que afirmei foi-me dito pelo Sargento no centro de recrutamento. E não é baseado em opiniões pessoais (não quero que as tropas especias se sintam ofendidas pela se sentirem que a separação das suas funções está incorrecta.Apenas limitei-me a comunicar o que percebi da explicação no centro de recrutamento)

Cumprimentos

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #686 em: Setembro 29, 2008, 08:50:45 pm »
Citação de: "triton"
Eu sou de lisboa, depois de ter o curso de sargentos, será que é possivel ir para a EPC e conduzir blindados, e andar em treinos no mato e essas coisas?

Triton, porque não pede esse tipo de esclarecimentos ao seu pai ? Há muitos candidatos a militar neste tópico que não têm a sorte de terem por perto alguém que "conheça a casa". Sendo o seu pai militar - e pelo que percebi, com muitos anos de experiência -, pode com certeza responder à maioria das suas perguntas.

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #687 em: Setembro 29, 2008, 09:03:56 pm »
Citação de: "simonov"
Meu senhores....

Li os vossos comentarios e fiquei um pouco na duvida do que e que voces acham memso do que se vai passar!!!

Para concorrer para a AM so ha 1 contingente especial.. que sao de 30%..para TODOS OS MILITARES QUE JA TENHAM PRESTADO 3 (TRES) ANOS DE SERVIÇO!!! Mas tem de passar na mesma todas as provas de aptidao fisica psicotecnicas e medicas.. e tb tem de Concluir a PAM!!!

Para a ESE.. nao ha ca contingentes especiais!! Pelo menos nao tenho essa informaçao!!

Depois lembrem-se de uma coisa.... aquilo nao sao DE MANEIRA NENHUMA FERIAS!!!

Na ESE voces podem esperar por uma vida dura!! Principalmente a nivel fisico e principalmente no curso de infantaria!! No qual sera 2 anos a levar no plo forte e feio!!!

Na AM.. a vida nao e tao dura como na ESE (nao estao tanto a fazer marchas e exercicios, e a queimar pestanas a fazer sentinelas) a nivel fisico... mas podem contar com uma rigorisidade militar muito grande, e com uma exigencia academia elevada, nao xcluindo que voces de forma a concluirem o curso teram de ter tb optimo aproveitamente fisico!!

Referindo que no 5º ano do curso de Ciencias Militares - Infantaria.. terao de infrentar o tirocinio a oficial na Escola Pratica de Infantaria.. em Mafra... e vai ser muito DURO!!!

Meus senhores... ingressem nas FA's.. para terem uma experiencia do que a mais ou menos a vida militar.. e depois do vosso curso e serem prontos.. nao se desleixem!!! Porque o "bem bom" acaba e depressa!! E so quero que estejam conscientes de que antes de terem o bem bom para a vida toda nas Forças Armadas.. voces vao ter de passar por muita coisa que faz qq um brandar aos ceus!!!

AM... da um tipo de carreira que eu ja explique! Actualmente e mais facil entrar na AM do que na ESE.. mas nao se iludem com esse facil... porque eu concorri 3 vezes á AM com media de 14 e fiquei das 3 vezes para tras, por varias razoes.. rincipalmente por azar!!

ASE... sao muitos caes a um osso... e muitos com imensa preparaçao fisica.. ou seja voces tem memso de ser os melhores!!!

Bem escolham... eu tou aki para vos aconselhar se quiserem

Abraço

Gosto de ler os seus posts.
O senhor é bastante realista.
Noto que ficou bastante incrédulo quando as pessoas dizem que querem ir para o exército e depois entrar na academia.(pois é, depois da "Tropa de elite" está na moda querer passar pelas tropas especiais :) )

"Para concorrer para a AM so ha 1 contingente especial.. que sao de 30%..para TODOS OS MILITARES QUE JA TENHAM PRESTADO 3 (TRES) ANOS DE SERVIÇO!!!"

De certeza que não se estava a referir a mim, porque eu nunca disse que ia tentar entrar pelo contingente especial, no entanto, já que toca no assunto:

http://www.academiamilitar.pt/faq/faq.php?id=33#54 -  Site da Academia

"Se cumprir o serviço militar posso concorrer?

Se decidir cumprir o serviço militar poderá concorrer na condição de militar à AM, no entanto uma das condições de admissão para candidatos militares é - ter prestado, no mínimo, um ano de serviço até 01 de Outubro do ano do concurso."

Esses 3 anos (que fez questão de escrever por extenso) referem-se a quê exactamente? (não estou a ser sarcástico, apenas quero saber se houve algum mau interpretamento da minha parte em relação ao que está no site da academia)

Cumprimentos,
Flávio Trindade

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #688 em: Setembro 29, 2008, 09:09:57 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "triton"
Triton, porque não pede esse tipo de esclarecimentos ao seu pai ? Há muitos candidatos a militar neste tópico que não têm a sorte de terem por perto alguém que "conheça a casa". Sendo o seu pai militar - e pelo que percebi, com muitos anos de experiência -, pode com certeza responder à maioria das suas perguntas.

O pai do senhor Triton é militar?
Que sorte, eu nunca tive ninhum militar na família que me incentiva-se.
Acho que o meu principal incentivo era ver muitos filmes de acção quando era pequeno. heheeee
E daí para a frente comecei a pesquisar, a pesquisar e a pesquisar ainda mais :) .

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #689 em: Setembro 29, 2008, 09:15:09 pm »
Lembrei-me agora de uma coisa:

Ter chumbo ou aparelho nos dentes é motivo de eliminação por parte de algum contingente?

Eu não tenho nenhum dos dois, mas pretendia por aparelho quado ganhar as minhas primeiras lecas =)