É dificil de explicar, mas o meu sonho desde há uns quantos anos é tornar-me num oficial ou sargento do exército.
A minha duvida é se estou disposto a tornar-me oficial, ou ir para a escola de sargentos. Eu quero ir para um quartel, viver a vida militar, resolver os problemas do quartel, é basicamente o que eu quero fazer.
Camarada, a questao e a seguinte:
Se queres seguir a carreira de oficial ou sargento, tens de saber as particularidades de cada uma... porque embora semelhantes teras papeis diferentes.
Para Sargento:
Um sargento e um graduado que tem a formaçao necessaria para instruir, e comandar uma secção (10 a 15 homens - e dependendo da arma- no casao da cavalaria sera um furriel o comandante de uma viatura penso) O teu papel como sargento e mais operacional, porque es o graduado que faz a ponte entre as praças e os oficiais. Será tua responsabilidade mnter o seus niveis operecionais eficazes (isto num ponto mais minimalista).
Para seres sargento dos QP, precisas de ser militar e concorrer á ESE... o que nao e nada facil, porque sao muitos caes a um so osso, pelo que recomendo que se queres esta opção.. que nao desanimes e que treines com muito afinco!! Durante a frequencia na ESE teras um curso com a duração de 2 a 4 anos lectivos que depende da especialidade a que te candidataste e foste aceite.
Oficial:
Oficial, e um militar que tem uma funçao mais de comando e coordenaçao do funcionamento organico da sua unidade. FAz um serviço mais de secretaria. E a pessoa que analisa as situaçoes e toma decisoes. É mais um gestor da sua unidade. E esta a funçao de um oficial. Ao oficial tb e exigido uma grande capacidade operacional... tambem e capaz de comandar topas em combate... mas nunca te esqueças que como oficial e comandante do teu pelotão/companhia/Batalhao/Regimento que se espera de ti que cuides de tudo o que envolve as necessidades dos teu homens e capacidades operacionais... e que continues vivo para os comandar. Es a cabeça da Serpente. Ate ao posto de capitao podes ter uma parte mais activa em exercicios (no terreno)... mas controlar 30 homens (um pelotao) quendo se é tenente .. nao e a mesma coisa que se comandar 100 (uma companhia).. ja se requer que tu fiques mais na retaguarda... porque passas a ter á tua responsabilidade 3 ou 4 pelotoes.. e tu tens de orientalos no combate. Mas tal como disse podes ter um papel sempre operacional... alias isso e uma mentalidade qu te e incutida na tua formaçao como cadete e aspirante a oficial.
Para seres oficial dos QP vais ter de concorrer á Academia Militar no qual ingressaras num curso de cariz universitario que tera a duraçao de 5 a 7 anos dependendo da especialidade que quiseres. Se fores para Ciencias militares... esperam-te 5 anos durinhos, como e de esperar... porque tem de te tornar capaz para aguentares com o rigor de comandares homens.
Serao 5 anos da tua vida em curso... a ganhar pouco!
Um conselho e que se quiseres ir para a Academia e concorrer para praça do exercito... porque.. alem de saberes o que e a realidade da tropa... que muitas vezes tem uma visao muito cavaleiresca das coisas... quando concorreres.. e se entrares o teu ordenado sera o memso que estas a receber enquanto prestas serviço, em ves do misero de salario de cadete... e ainda... safaste de boa quantidade de "brincadeiras" de recepçao aos novos cadetes.

) tao em boa condiçao medica... e ter BOA NOTA DE ACESSO.. que é o mais importante!!! E depois na PAM... olhar para akilo como... "isto e o que eu quero.. custe o que custar doa o que doer".. porque como eu digo: "Dor Hoje..Orgulho Amanha!"!!
Entrar na ESE é um bocado mais.. complicado... porque sao muitos a concorrerm para tao pouco (como na academia .. mas a maioria na AM é pessoal que sai freskinho da escola.. querem ir para medicinas e eng...depende muito dos exames) enquanto que na ESEsao todos militares... todos com algum treino.. e ali é quem faz mais.. se fazes 18 elevaçoes.. tens um valor.. se so fazes 10 tens um valor!!!
Camarada pensa bem...
Mas um conselho que te dou, mas se fores novo... vai para praça... e vê primeiro o que e a tropa! So tens a ganhar com isso.. porque assim podes escolher ESE.. e AM e na AM ficas a ganhar um belo ordenado

Cumps