Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1331440 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23463
  • Recebeu: 4326 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3294/-4594
(sem assunto)
« Responder #585 em: Agosto 28, 2008, 10:45:31 am »
Citação de: "abatista"
É só porque Santarém fica no meio do nada.. Sendo eu um rapaz de Gaia, acho que o choque de adaptação à vida militar + choque à vida no meio do nada, ía ser um bocado puxado.. Só por isso..

Mas, por acaso, a experiência em cada um dos quartéis deve ser diferente, não? E quando estamos a escolher, não fazemos a melhor ideia, a não ser que alguém conhecido nos possa dizer..

Bons quarteis para cavalaria e infantaria motorizada seriam onde?

:lol:  :twisted:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #586 em: Agosto 28, 2008, 12:27:38 pm »
Por estas e por outras é que o serviço militar actualmente é o que é, principalmente no Exército. Só miudagem que não sabe o que quer, "tropa sim, mas só se for ao style morangada com açucar"! :evil:

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #587 em: Agosto 28, 2008, 02:27:04 pm »
Hey, que confusão.. Eu estou a falar do Campo Militar de Santa Margarida, que fica no concelho de Constância, no distrito de Santarém! Se aquilo não é no meio do nada, então não sei onde fica! c34x

3º - Eu acabei de sair do 3º ano de Engenharia Electotécnica da FEUP, a melhor faculdade da europa, por sinal, para ingressar nas Forças Armadas Portuguesas, e fazer aí a minha vida. Por isso se acha que eu faço parte da miudagem morangos com açucar, está enganado. Páre de fazer comentários a denegrir qualquer tentativa de busca de informação aos foristas menos experientes, que à menor tentativa de tirar dúvidas, recebem um "vai p'ra casa, que o exército não é para ti.".

Ou ser militar é fazer aquilo que não gostamos? Se temos possibilidade, porque não dizer que preferimos ambiente x ou y?

Desculpem o discurso, mas detesto estereótipos. Espero que compreendam o meu ponto de vista.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #588 em: Agosto 28, 2008, 03:09:47 pm »
A carapuça foi enfiada porque assim o quis e possivelmente se reviu em algo que foi aqui dito... :)

Se de facto e após o 3º ano de uma licenciatura decidiu ingressar no Exército, sem estar devidamente informado ou esclarecido, apesar da informação que circula célere nos dias de hoje, então algo vai mal... a nível de certezas!!!

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #589 em: Agosto 28, 2008, 04:07:40 pm »
Boas! Tenho uma duvida, ou melhor, queria confirmar uma coisa, é possível ingressar no exército com 17 anos e com a autorização parental? Outra, queria confirmar se é possível concluir os estudo no exército de modo a, mais tarde, com a devida habilitação literária, ingressar no QP? Gostaria que alguém que soubesse me respondesse a essas questões. Obrigado e cumprimentos a todos.
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #590 em: Agosto 28, 2008, 05:36:17 pm »
Em relação à idade já existe informação neste tópico, basta ver http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... ad0548176c

Em relação à continuação dos estudos no Exército depende muito do serviço, especialidade e unidade onde serás colocado. Legalmente tens esse direito, mas na prática é muito raro. Geralmente o pessoal que não concluiu os seus estudos antes de ingressar no Exército, prosseguem os mesmos quando passam à disponibilidade, outros terminam o primeiro contrato por não saberem ao que iam e não fazem renovação para estudar calmamente na "vida civil". Daí a minha SUGESTÃO de estudarem antes de ingressar no Exército!!!

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #591 em: Agosto 28, 2008, 05:50:13 pm »
Pensei que, por exemplo,  ingressava no exército com 17 anos, em RC, como praça, depois acabava os estudo lá no exército para depois poder ir para a ESE e ficar no QP. Será que isso é possível ou não? Cumprimentos.

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #592 em: Agosto 28, 2008, 08:35:44 pm »
Por estas e por outras é que o serviço militar actualmente é o que é

Escreveu isto a seguir ao meu post, claro que estava a falar para mim..
Eu estou devidamente informado. O que estamos aqui a discutir é em que quartel são ensinadas determinadas especialidades, e essa informação não se encontra disponível tão facilmente..

Agora, se quiser me ajudar e dar alguma opinião sobre determinados quarteis, agradecia. ;)

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • Recebeu: 2584 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
(sem assunto)
« Responder #593 em: Agosto 29, 2008, 01:10:21 am »
Citação de: "Xô Valente"
Pensei que, por exemplo,  ingressava no exército com 17 anos, em RC, como praça, depois acabava os estudo lá no exército para depois poder ir para a ESE e ficar no QP. Será que isso é possível ou não? Cumprimentos.

Dentro do exército não existe nenhuma escola secundária para acabar os estudos, o que existe é: quando se completa o curso de sargentos QP fica-se com equivalencia ao 12º ano e quando se completa o curso de oficiais QP fica-se com equivalencia a uma licenciatura.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3333 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1224/-2042
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #594 em: Agosto 29, 2008, 01:28:48 am »
quando se completa o curso de sargentos QP fica-se com equivalencia ao 12º ano

Mas para entrar para a ESE é necessário o 12º ano  :!:
Isso era dantes quando o curso eram 3 anos.
Agora fala-se em o CFS poder vir a dar equivalência a algo mais.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #595 em: Agosto 29, 2008, 09:21:59 am »
Por estas e por outras é que o serviço militar actualmente é o que é

Escreveu isto a seguir ao meu post, claro que estava a falar para mim..
Eu estou devidamente informado. O que estamos aqui a discutir é em que quartel são ensinadas determinadas especialidades, e essa informação não se encontra disponível tão facilmente..

Agora, se quiser me ajudar e dar alguma opinião sobre determinados quarteis, agradecia. :wink: Ao ler as suas palavras transmite a ideia "venha o que vier", uma vez que "ficarei em internato", mas no entanto o ideal seria um aquartelamento junto a uma cidade em "condições admissíveis" para o ajudar a ultrapassar saudades da vida própria que Gaia possui actualmente, felizmente c34x ... Se der dados mais concretos, talvez os foristas mais experientes e com conhecimento de causa o possam ajudar a obter a tal informação desejada, no entanto dissociada de objectividade!... Espero que tenha obtido êxito na transmissão desta mensagem, porque de facto, e como Alferes RC OE na Reserva de Disponibilidade, CMDT PEL de Instrução de diversas Recrutas e Cursos de Operações Especiais CFO/CFS/CFP estou cá para partilhar experiências de boa vontade e sobre aquilo que não sei, não opino, mas vejo, infelizmente, muita boa gente mal informada e depois de ingressar no Exército ficam desiludidos com as expectativas criadas e abandonam a Instituição com o sentimento de revolta pelo tempo de vida perdido, porque simplesmente não foram feitos para "aquilo", partilhando a opinião de vários foristas militares e ex-militares, "o Exército não é para todos"!!!

Muitas felicidades na concretização dos seus objectivos de vida e se puder ajudar de alguma forma, disponha, por isso participo neste excelente fórum de forma voluntária!

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #596 em: Agosto 29, 2008, 10:51:34 am »

então não é possível fazer isto? É como eu vi no site do exército a atribuição dos certificados de 9 e 12 ano daquilo do RVCC pensei que fosse possível concluir o 12 ano de modo a entrar no QP mais concretamente na ESE, visto que é necessário o 12 ano para entrar no QP e na ESE.

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #597 em: Agosto 31, 2008, 12:54:55 am »
então não é possível fazer isto? É como eu vi no site do exército a atribuição dos certificados de 9 e 12 ano daquilo do RVCC pensei que fosse possível concluir o 12 ano de modo a entrar no QP mais concretamente na ESE, visto que é necessário o 12 ano para entrar no QP e na ESE.

Boas, já à algum tempo que não participava neste grande fórum, mas ainda bem que vim aqui pois assim posso tentar ajudá-lo a conseguir a informação que deseja.

Vou deixar-lhe aqui alguma informação organizada para o ajudar:

1º Idade

- É possível com 17 anos apenas candidatar-se ao Exército para RV/RC, mas na altura da incorporação necessita de ter 18 anos. (Para concorrer necessita de uma declaração disponibilizada pelo exército para os pais assinarem em conforme é autorizado a concorrer). Se quiser a declaração posso facultar-lha.

2º Obtenção de Estudos

-É possível concluir o ensino secundário, através das "Novas Oportunidades", mas 1 ano quase de certeza que não o conseguirá fazer, devido à recruta/curso, o facto de não ter tempo para conseguir estudar. Por isso 1 ano é para esquecer completamente.

3º Ingresso na ESE(QP) (Escola de Sargentos do Exército)

- Só pode candidatar-se à ESE se tiver 1 ano de serviço militar cumprido e necessita do 12ºano.

Caso necessite de alguma informação e que eu o possa ajudar, não hesite.

Cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #598 em: Agosto 31, 2008, 02:55:41 am »
Boa noite, Runa,

Aproveito o facto de aqui passar para lhe pôr uma questão, e a quem me possa esclarecer:

Tenho 21 anos, pelo que já ultrapassei a idade limite para ingresso no ensino superior militar, como cidadão. O meu objectivo é, neste momento, ingressar no exercito como praça rc, e no próximo ano tentar entrar no ensino superior militar, visto a idade limite, como militar, ser superior. No entanto, tenho que ser militar há, pelo menos, 1 ano, para poder ser admitido no curso superior.
A minha dúvida é: eu, provavelmente vou ingressar a 30 de setembro; as 5 semanas de recruta mais o curso de especialização contam para esse tempo? Porque, se não contarem, só farei 1 ano de militar a cerca de 30 de dezembro, e como o curso começará a meio de outubro, não poderei ser admitido. Correcto?

Agradeço, desde já, a ajuda.

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #599 em: Agosto 31, 2008, 03:01:44 am »
Boa noite, Runa,

Aproveito o facto de aqui passar para lhe pôr uma questão, e a quem me possa esclarecer:

Tenho 21 anos, pelo que já ultrapassei a idade limite para ingresso no ensino superior militar, como cidadão. O meu objectivo é, neste momento, ingressar no exercito como praça rc, e no próximo ano tentar entrar no ensino superior militar, visto a idade limite, como militar, ser superior. No entanto, tenho que ser militar há, pelo menos, 1 ano, para poder ser admitido no curso superior.
A minha dúvida é: eu, provavelmente vou ingressar a 30 de setembro; as 5 semanas de recruta mais o curso de especialização contam para esse tempo? Porque, se não contarem, só farei 1 ano de militar a cerca de 30 de dezembro, e como o curso começará a meio de outubro, não poderei ser admitido. Correcto?

Agradeço, desde já, a ajuda.

Boa noite, caro abatista, se não estou em erro, a recruta e o curso de especialização contam para o tempo de serviço militar sim.

Cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!