Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1333601 Visualizações
*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #555 em: Agosto 26, 2008, 08:39:56 pm »
Com sorte vais calhar comigo :D a minha primeira opção foi infantaria mecanizada em vila real =)

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #556 em: Agosto 26, 2008, 08:45:25 pm »
Citação de: "abatista"
Com sorte vais calhar comigo ;)

*

Alma Mater

• 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #557 em: Agosto 26, 2008, 08:48:37 pm »
Ora boas

Antes de mais quero-me apresentar sou o João, 20 anos.
Entreguei os meus papeis para ingresso nas Forças Armadas Portuguesas e ja recebi a carta para ir prestar provas dia 2 de Setembro.

Apesar do meu bom estado fisico (uma vez que à mais de um ano que ando no ginasio, apesar de não ser muito forte fisicamente, uma vez que tenho 54kg e conheco pessoas que entreram com menos peso.

O problema e que eu AMO o meu Pais e quero mesmo ficar nas forças armadas, não suporto a ideia de não ficar, sempre foi o meu sonho fazer parte da defesa do Pais.

Os meus problemas que conheco e falta de vista ao longe (miopia) 1,50 o maximo e 2,00 dioptrias, 2 tatuagens (uma delas esta escondida) e penso que não tenho mais problemas nenhuns tenho sido sempre 1 rapaz saudavel.

Acham que consigo entrar? Ando completamente nervoso nas ultimas semanas sempre com 1 sensação estranha no estomago e intestinos!

Aguardo a vossa resposta

João

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #558 em: Agosto 26, 2008, 10:19:22 pm »
Com sorte vais calhar comigo :roll: ...as unidades de Infantaria Mecanizada do Exército Português (1º BIMEC e 2º BIMEC), fazem parte da BrigMec e estão aquarteladas no Campo Militar de Santa Margarida :P

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #559 em: Agosto 26, 2008, 11:19:24 pm »
Entao, se kalhar, é Braga ou Espinho.. Eu lembro-me que as 3 hipóteses eram nesses 3 sitios.. Infantaria mecanizada, cavalaria, e engenharia sapadores... Qual é em que sítio? :D

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #560 em: Agosto 26, 2008, 11:26:51 pm »
Não se esquecem é que a recruta é feita em determinados Quartéis pré-designados e não no Quartel mais perto de casa e/ou relacionado, necessariamente, com a especialidade/área funcional escolhida...

Perguntas Frequentes

j) Em que Unidades decorre a Instrução?

TROPA NORMAL

Curso Especial de Formação de Oficiais (CEFO) / Curso de Formação de Oficiais (CFO)
Instrução Básica (IB) e 1.ª parte da Instrução Complementar (IC): Escola Prática de Artilharia (EPA) - Torres Novas
2.ª parte da IC: EPA; Escola prática de Infantaria (EPI) - Mafra; Escola Prática de Cavalaria (EPC) - Abrantes; Escola Prática de Engenharia (EPE) - Tancos; Escola Prática de Transmissões (EPT) - Porto; Escola Prática dos Serviços (EPS) - Póvoa de Varzim; e Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM) - Lisboa

Curso de Formação de Sargentos (CFS)
IB e 1.ª parte da IC: Escola de Sargentos do Exército (ESE) - Caldas da Rainha
2.ª parte da IC : EPA; EPI; EPC; EPE; EPT; EPS e ESSM

Curso de Formação Geral Comum das Praças do Exército (CFGCPE)
Regimento de Artilharia N.º 5 (RA 5) - Vila Nova de Gaia
Escola Prática de Infantaria (EPI) - Mafra
(Pode ocorrer a designação de uma outra Unidade para incorporação, diferente das indicadas, caso o exército assim o determine)

TROPAS ESPECIAIS

PÁRA-QUEDISTAS

Curso de Formação de Oficiais (CFO)
IB e 1.ª parte da IC: EPA - Vendas Novas
2.ª parte da IC: Escola de Tropas Pára-Quedistas - Tancos

IB e 1.ª parte da IC: ESE - Caldas da Rainha
2.ª parte da IC: ETP - Tancos

Curso de Formação de Praças (CFP)
ETP - Tancos

COMANDOS

2.ª parte da IC: Centro de Tropas Comandos (CTC) - Serra da Carregueira - Belas

2.ª parte da IC: CTC - Serra da Carregueira - Belas

CTC - Serra da Carregueira - Belas

OPERAÇÕES ESPECIAIS

2.ª parte da IC: Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) - Lamego

2.ª parte da IC: CTOE - Lamego

CTOE - Lamego

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11494
  • Recebeu: 2586 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
(sem assunto)
« Responder #561 em: Agosto 26, 2008, 11:33:14 pm »
Entao, se kalhar, é Braga ou Espinho.. Eu lembro-me que as 3 hipóteses eram nesses 3 sitios.. Infantaria mecanizada, cavalaria, e engenharia sapadores... Qual é em que sítio? :D

Em Braga existe um Regimento de Cavalaria, em Espinho um Regimento de Engenharia e em Vila Real um Regimento de Infantaria, mas não é Infantaria Mecanizada, é sim, Infantaria Motorizada, isto é, não opera blindados de lagartas M113 mas sim blindados de rodas Chaimite e/ou Pandur II.

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #562 em: Agosto 26, 2008, 11:44:17 pm »
Epah, eu tinha dito Infantaria Mecaniza, mas o Sr. Sargento deve ter percebido mal. Não há problema, porque eu estive a ver onde fica Santa Margarida, e eu NAO QUERO MESMO ir para Santarém! :lol:

Sim, eu sei que a recruta pode não ser no quartel mais próximo, mas o Sargento que me atendeu disse mesmo "pronto, vais fazer a recruta aqui no RA5 em Gaia, e depois sabes para onde irás."

Uma dúvida, podemos ser colocados em algo que não tenhamos posto nas 3 opções?

*

nuno tiago

• 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #563 em: Agosto 27, 2008, 12:07:31 am »
boas! a minha namorada vai prestar provas para o exercito dia 4 de setembro. alguém me pode dizer como é que é? mandaram-lhe estar lá às 8 da manhã e vai pernoitar lá. após essa fase, o que acontece? como é que é a recruta e quanto tempo dura?

cumps
A força não provém da capacidade física, mas sim de um vontade indomável :: Never Quit

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3334 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1225/-2042
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #564 em: Agosto 27, 2008, 12:47:16 am »
e eu NAO QUERO MESMO ir para Santarém!

Para Santarém não vai de certeza porque esse quartel já foi extinto.
:cry:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Alma Mater

• 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #565 em: Agosto 27, 2008, 10:04:36 am »
Boas

Alguem me pode ajudar sobre o post anterior que fiz? Nesta mesma pagina do topico?
Agradecia imenso

Cumprimentos

João

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #566 em: Agosto 27, 2008, 10:41:55 am »
Citação de: "Alma Mater"
Ora boas

Antes de mais quero-me apresentar sou o João, 20 anos.
Entreguei os meus papeis para ingresso nas Forças Armadas Portuguesas e ja recebi a carta para ir prestar provas dia 2 de Setembro.

Apesar do meu bom estado fisico (uma vez que à mais de um ano que ando no ginasio, apesar de não ser muito forte fisicamente, uma vez que tenho 54kg e conheco pessoas que entreram com menos peso.

O problema e que eu AMO o meu Pais e quero mesmo ficar nas forças armadas, não suporto a ideia de não ficar, sempre foi o meu sonho fazer parte da defesa do Pais.

Os meus problemas que conheco e falta de vista ao longe (miopia) 1,50 o maximo e 2,00 dioptrias, 2 tatuagens (uma delas esta escondida) e penso que não tenho mais problemas nenhuns tenho sido sempre 1 rapaz saudavel.

Acham que consigo entrar? Ando completamente nervoso nas ultimas semanas sempre com 1 sensação estranha no estomago e intestinos!

Aguardo a vossa resposta

João

Alma Mater tudo bem?
Eu gostaria imenso de te ajudar, porque sei bem o que é querermos informação e ninguém nos responder . Infelizmente não sou de grande ajuda porque também me alistei agora.
Quanto às provas, pelo menos para regime normal, são mais fáceis que as minhas aulas de educação física  :D  (como eu curtia aquelas aulas, Pazito, melhor stor de educação física de sempre loool)
Abraço e boa sorte

*

Alma Mater

• 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #567 em: Agosto 27, 2008, 11:03:56 am »
Mais faceis que as aulas de educação fisica lolol ya eu nas fisicas não me preocupo muito.
Preocupo-me sim e com as provas medicas, não quero nada reprovar quero entrar para o Exercito, e mesmo um sonho.
Eu vou 2 de Setembro mais ou menos qual e a percentagem de quem fica e se vai embora?
E por acaso não sabes os motivos que eles costumam chumbar o pessoal mais nos exames medicos?

cumprimentos

*

nelson38899

• Investigador
  • 5621
  • Recebeu: 935 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +743/-2724
(sem assunto)
« Responder #568 em: Agosto 27, 2008, 11:11:02 am »
Citação de: "Alma Mater"
Boas

Alguem me pode ajudar sobre o post anterior que fiz? Nesta mesma pagina do topico?
Agradecia imenso

Cumprimentos

João

Por muito que te custe e visto, que queres mesmo entrar no exercito, aconselho-te a ver todas as paginas deste tópico, eu sei que são muitas, mas tenho quase a certeza que encontras a resposta para o problema dos olhos entre outros.

Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #569 em: Agosto 27, 2008, 11:14:03 am »
Caro João, não te preocupes com a entrada no Exército que essa está garantida... :wink: Com a falta de pessoal que eles têm só falta mesmo entrarem "INOPS" e afins, e não sei se já não será assim!?

Agora em relação ao futuro que tanto pretendes no Exército, isso já é outra história. Ou possuis habilitações literárias que te permitam uma candidatura à AM (Academia Militar) ou ESE (Escola de Sargentos do Exército), caso contrário terás apenas pela frente 6 anos em RC (Regime de Contrato) e adeus Exército. Só posso deixar a sugestão de pensares muito bem no teu futuro, porque se de facto não reunires as condições mínimas de ingresso nos QP (Quadros Permanentes), mais vale estudar e investir numa carreira profissional cá fora, porque 6 anos passam depressa e sem objectivos definidos, sairás com uma mão atrás e outra à frente!

Podes ter a certeza que no fim o Exército vai-se cag... literalmente para ti depois de lhe teres dado os teus melhores anos de vida!!!

Felicidades e boa sorte