Bronca na cimeira Ibero-americana

• 82 Respostas
  • 24361 Visualizações
*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +104/-236
    • http://forumdefesa.com
Bronca na cimeira Ibero-americana
« em: Novembro 10, 2007, 05:19:30 pm »
CLAUSURA DE LA XVII CUMBRE IBEROAMERICANA

El Rey se enfrenta a gritos a Chávez en defensa de Aznar: '¿Por qué no te callas?'

SANTIAGO DE CHILE.- El Rey Don Juan Carlos espetó, en clausura de la XVII Cumbre Iberoamericana, al presidente venezolano, Hugo Chávez, "¿por qué no te callas?" cuando el mandatario venezolano intentó interrumpir al presidente del Gobierno, José Luis Rodríguez Zapatero, que intervenía para exigir a Chávez "respeto" para el ex jefe del Gobierno español, José María Aznar, a quien ayer el mandatario venezolano llamó en repetidas ocasiones "fascista".

Tras la bronca con Chávez, y mientras el presidente de Nicaragua, Daniel Ortega, criticaba a empresas españolas, el Rey ha abandonado el plenario de la cumbre.

El venezolano había llamado a Aznar "fascista" en varias ocasiones durante la pasada jornada de la cumbre, y en la actual insitió y volvió a atacar duramente al ex presidente español, al que volvió a llamar "fascista", al tiempo que reveló una conversación privada, en la que le respondió "esos se jodieron (sic)" al aludir a los países más pobres del mundo.

Chávez reveló detalles de una conversación mantenida con Aznar durante la visita oficial a Caracas que el entonces presidente del Gobierno hizo en julio de 1999 para "invitarle" a incorporarse al "club del primer mundo".

En la sesión de clausura de la Cumbre Iberoamericana, Chávez reiteró su acusación a Aznar de que éste apoyó el golpe que intentó derrocarle en 2002. "Sabía del golpe y lo apoyó", dijo.

Chávez había pedido la palabra para replicar a la intervención del presidente del Gobierno español, José Luis Rodríguez Zapatero, centrada en subrayar que un país nunca podrá avanzar si busca justificaciones de que alguien desde fuera impide su progreso.

El presidente venezolano mostró su desacuerdo con los argumentos de Rodríguez Zapatero y dijo que "no se pueden minimizar" el impacto de los factores externos, paso previo a un largo discurso en el que volvió a atacar con dureza a Aznar.

Vejam aqui o vídeo.

Presidente venezuelano dá garantias à comunidade portuguesa

Cimeira Ibero-americana:
Cavaco e Sócrates desvalorizam polémica provocada por Chávez
10.11.2007 - 16h36 Lusa

O Presidente da República e o primeiro-ministro portugueses defenderam hoje que a Cimeira Ibero-Americana não tem de falar "a uma só voz", quando questionados sobre o discurso polémico proferido ontem pelo Presidente da Venezuela, que teceu duras críticas a vários parceiros.

"O objectivo não é falar a uma única voz. Esta organização de cimeira entre chefes de Estado e de Governo é assumidamente plural e diversa", afirmou José Sócrates, na conferência de imprensa conjunta com Cavaco Silva, perto do final da XVII Cimeira Ibero-Americana, a decorrer em Santiago do Chile.

Presidente e primeiro-ministro foram confrontados com as divergências no espaço ibero-americano, bem patente na polémica intervenção de Hugo Chávez, que criticou os EUA, o presidente brasileiro Lula da Silva e chamou "fascista" a José Maria Aznar.

"Nós não queremos uniformidade política, temos interesses comuns, temos uma história comum, isso não significa que pensemos todos da mesma forma", disse o primeiro-ministro. “Mas também não temos a arrogância de achar que nós pensamos melhor que os outros, ouvimos os outros com respeito, tal como os outros nos ouvem com respeito", acrescentou.

Venezuela é um "país amigo"

Referindo-se concretamente a Hugo Chávez, Sócrates sublinhou que a Venezuela "é um país amigo" e que "Portugal respeita os chefes de Estado dos países amigos, e respeita-os sempre que são eleitos em eleições livres e justas".

"Essa é a posição do Estado português e espero que não mude, isso não quer dizer que pensemos como pensam esses chefes de Estado. Não temos uma visão diplomática infantil segundo a qual só temos relações com quem pensa como pensa como nós”, acrescentou.

Por seu lado, Cavaco Silva lembrou que participou na primeira Cimeira Ibero-Americana, em 1991, e considera que existiu "uma evolução positiva", quer em termos económicos, quer políticos. "A democracia, apesar de tudo, está hoje mais espalhada pela América Latina, mas reconheço que existem algumas diferenças na interpretação da liberdade e da democracia", admitiu.

O chefe de Estado salientou, contudo, que, nestas cimeiras, "não está em causa falar a uma só voz mas encontrar interesses comuns". "O que desejamos é ter um campo de interesses mais alargado", defendeu.

Chávez descansa comunidade portuguesa

Durante a conferência de imprensa, Cavaco Silva revelou hoje que o seu homólogo venezuelano lhe garantiu que “comunidade portuguesa pode estar descansada”, apesar dos distúrbios ocorridos recentemente no país.

"Tive ontem ao almoço oportunidade de trocar breves impressões com o presidente da Venezuela, que me chamou a atenção para o contributo da comunidade portuguesa para aquele país", afirmou o Presidente português.

Já o primeiro-ministro garantiu que "o Governo português acompanha a situação venezuelana com interesse”, acrescentando que serão mantidos “contactos regulares e adequados”.

Duas questões a ter em conta:

Que consequências terá isto nas relações da Venezuela com a Espanha?

Não sei se têm reparado que ultimamente tem havido uma grande aproximação político-económica do governo venezuelano a Portugal. Ver o caso GALP e a última intenção do governo de Chavez em comprar leite a Portugal.

Dos governantes portugueses exige-se pragmatismo e o saber aproveitar as “janelas” de oportunidades que hoje se poderiam ter aberto definitivamente para Portugal.

Sejamos inteligentes c34x
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +722/-9337
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 10, 2007, 05:39:58 pm »
«Portugal não tem complexo de inferioridade»

O primeiro-ministro português José Sócrates sublinhou hoje que «Portugal não tem nenhum complexo de inferioridade com Espanha», questionado sobre a pouca visibilidade nacional na Cimeira Ibero-Americana.

«Fique a saber que Portugal não tem nenhum complexo de inferioridade com a Espanha e quando participa nestas cimeiras cumpre o seu dever, não tem nenhuma necessidade de protagonismo ou de afirmação que caracteriza os países com complexo de inferioridade», afirmou Sócrates, em resposta à jornalista que colocou a questão, desligando em seguida o microfone.

Na conferência que marca o final da XVII Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Santiago do Chile, o Presidente da República Cavaco Silva fez questão de completar a resposta do primeiro-ministro.

«Os países latino-americanos, desde a primeira cimeira em 1991, sempre consideraram essencial a presença de Portugal por uma questão de equilíbrio, não só por Portugal, mas pensando também no país irmão que é o Brasil», garantiu Cavaco Silva.

O chefe de Estado salientou que a língua portuguesa tem na comunidade ibero-americana «uma presença tão forte como a língua espanhola».

c34x  :wink:

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +722/-9337
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 10, 2007, 05:43:14 pm »
Rei Juan Carlos manda calar Chávez
O Rei Juan Carlos de Espanha mandou calar o presidente da Venezuela, que voltou a chamar «fascista» ao ex-chefe de Governo José Maria Aznar.

«Porque não te calas?», disse o monarca espanhol, dirigindo-se ao presidente da Venezuela, pouco antes do final da XVII Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo que decorre em Santiago do Chile.

Depois de sexta-feira ter chamado «fascista» a Aznar, hoje, na sessão de encerramento, Hugo Chavez repetiu a acusação, perante o rei Juan Carlos e o primeiro-ministro espanhol José Luís Zapatero.

Mas, ao contrário de sexta-feira, Zapatero fez hoje questão de responder a Chavez, pedindo-lhe «respeito» para um primeiro-ministro democraticamente eleito.

No entanto, enquanto o primeiro-ministro espanhol falava, o presidente venezuelano continuava também a argumentar, embora com o microfone fechado, levando o monarca espanhol a mandá-lo calar.

Na resposta, Chavez sublinhou que a Venezuela responderá «a qualquer agressão no momento que quiser».

Em Portugues  c34x

*

Spectral

• Investigador
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 10, 2007, 06:18:10 pm »

Não sei se têm reparado que ultimamente tem havido uma grande aproximação político-económica do governo venezuelano a Portugal. Ver o caso GALP e a última intenção do governo de Chavez em comprar leite a Portugal.

Dos governantes portugueses exige-se pragmatismo e o saber aproveitar as “janelas” de oportunidades que hoje se poderiam ter aberto definitivamente para Portugal.

Sejamos inteligentes

Inteligentes ? O ódio/medo a Espanha é assim tão grande que nos devemos aproximar deste ditador/palhaço (ainda por cima de esquerda, o que o torna especialmente odioso por estas bandas) em nome de um "pragmatismo "? ...

E de qualquer maneira, as minhas palmas para o rei Juan Carlos. Fez o que muitos outros não tiveram coragem de fazer, o palhaço-ditador estava a ser como sempre insupurtável.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 10, 2007, 07:17:51 pm »
Citação de: "Spectral"

Sejamos inteligentes

ditador/palhaço (ainda por cima de esquerda, o que o torna especialmente odioso por estas bandas)

O que vos lixa é ele ter sido democraticamente eleito e portanto ter toda a legitimidade para governar... :oops:
Será que o Evo Morales também é ditador? E o Daniel Ortega também é ditador? E o presidente do Equador de que não me lembro do nome também é ditador? E já agora o Lula também é ditador? Não seria melhor meditarem porque é que os governos do centro-direita faliram e um vendaval de esquerda varreu a América Latina? Quanto ao Aznar não sei se o Chavez se teria enganado :shock:
Um presidente de esquerda eleito é ditador mas um primeiro ministro da direita nacionalista eleito não pode ser fascista? Estranha democracia que só vê para um lado.
« Última modificação: Novembro 10, 2007, 07:26:01 pm por JLRC »

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10469
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 10, 2007, 07:23:27 pm »
Citação de: "JLRC"
O que vos lixa:

Ah, a linguagem do povo! O bom povo! :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 10, 2007, 07:33:09 pm »
Citação de: "Luso"
O que vos lixa:

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1078/-10469
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 10, 2007, 07:50:18 pm »
O que vos lixa:

- Ah camarada!  :mrgreen:

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 10, 2007, 07:56:00 pm »

- Ah camarada!  :mrgreen:

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 10, 2007, 10:03:26 pm »

O que vos lixa é ele ter sido democraticamente eleito e portanto ter toda a legitimidade para governar... :oops:
Será que o Evo Morales também é ditador? E o Daniel Ortega também é ditador? E o presidente do Equador de que não me lembro do nome também é ditador? E já agora o Lula também é ditador? Não seria melhor meditarem porque é que os governos do centro-direita faliram e um vendaval de esquerda varreu a América Latina? Quanto ao Aznar não sei se o Chavez se teria enganado :shock:
Um presidente de esquerda eleito é ditador mas um primeiro ministro da direita nacionalista eleito não pode ser fascista? Estranha democracia que só vê para um lado.

Na minha opiniao so e ditador porque depois de eleito fez tudo para desfazer a democracia na venezuela, esta a tentar perpetuar o seu mandato, retirou liberdades ao povo, nao respeita a propriedade privada nem o sistema judicial e resumindo o povo da venezuela vive hoje pior do que antes deste seu camarada ser presidente! Mas como a vossa "cassete" e sempre a mesma, mais cedo do que tarde espero que os venezuelanos acordem desta utopia!

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 10, 2007, 10:35:37 pm »
Será que o Evo Morales também é ditador? E o Daniel Ortega também é ditador? E o presidente do Equador de que não me lembro do nome também é ditador? E já agora o Lula também é ditador? Não seria melhor meditarem porque é que os governos do centro-direita faliram e um vendaval de esquerda varreu a América Latina? Quanto ao Aznar não sei se o Chavez se teria enganado :twisted:

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6508/-1397
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 10, 2007, 10:49:41 pm »
Bom, na verdade, e se queremos ser honestos, o Chavez não é um ditador.
Ele pode é ter intenção de o ser e de se prepeturar no poder, mas não devemos julgar intenções.

O que o Chaves é, é um imbecil patético e parece que ninguém lhe diz isso.

Dito isto, o primeiro ministro espanhol esteve melhor que o rei. Pelo menos no que me diz respeito, tenho uma ideia de um monarca como alguém que é um símbolo, mas que não desce cá abaixo ao "pé de chinelo".
Parecia uma varina de mão-na-anca. Um rei não é suposto ter aquele tipo de comportamento.

Para ter reis faladores, é melhor não os ter...
(estou a lembrar-me do D. Duarte Nuno a dizer que se fosse rei declarava guerra à Indonésia) :oops:  :oops:

Quanto à aproximação com a Venezuela, devemos aproveitar o que pudermos. Eu posso não gostar do Chavez, mas acho preferível comprar-lhe petróleo a ele que a algum Sheik árabe.

Aliás, não sei se ainda importamos algum petróleo do médio oriente...

Mas demasiadas relações com esse Chaves não me parece ser muito boa ideia, já com a Venezuela, país com uma das maiores comunidades de portugueses no mundo, não há razão nenhuma para termos as melhores relações possíveis.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 10, 2007, 11:57:16 pm »
Em certa medida concordo consigo, não é o tipo de atitude que esperamos de um Rei.
Mas por outro lado, o abuso verbal não pode passar impune porque isso apenas beneficia o abusador. O Zapatero, educado como foi, só conseguiu ser ignorado. Ao menos o Juan Carlos conseguiu que o presidente da mesa calasse o Chavez.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1078/-10469
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 11, 2007, 12:05:29 am »
Citação de: "papatango"
Dito isto, o primeiro ministro espanhol esteve melhor que o rei. Pelo menos no que me diz respeito, tenho uma ideia de um monarca como alguém que é um símbolo, mas que não desce cá abaixo ao "pé de chinelo".
Parecia uma varina de mão-na-anca. Um rei não é suposto ter aquele tipo de comportamento.

Também pensei no mesmo (bela imagem, PT :mrgreen:).
No entanto, cada vez dou comigo a pensar que cada vez há menos pessoas de topo a falarem duro, num excesso de cortesia que também se torna excessivo.
É que também é preciso ser bruto.
E agora não declaramos guerra: É a União Europeia que o vai fazer por nós, pelos vistos.

*

JoseMFernandes

• Perito
  • **
  • 394
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 11, 2007, 12:27:28 am »
Papatango
já com a Venezuela, país com uma das maiores comunidades de portugueses no mundo, não há razão nenhuma para não termos as melhores relações possíveis.

Bem...!!!
mas, pessoalmente, parece-me que com  a Venezuela a transformar-se em Chavezlandia e tudo o que isso sugere... a esperança da comunidade portuguesa parece resumir-se a conseguir a venda improvavel (se  no pior caso nao vierem a ser nacionalizados) dos seus bens e especialmente a (quase impossivel) transferencia das suas economias...(se arranjar divisas para vir de férias,  ja é uma aventura perigosa...!)... esperando entretanto sobreviverem ao terrivel 'jogo' do 'rapto'...!!!
Ja viram e ouviram essa comunidade falando abertamente ?