Ele fez ou não a transição para a democracia? Sim!
Joan Carlos de Bourbon, não é o responsável pela transiçao para a democracia.
Essa viria inevitavelmente como consequência do processo de modernização da sociedade.
Não sei se foi neste fórum (talvez não) que se fez menção ao processo que conduziu á democracia, através de um dialogo entre dois militares espanhóis:
Um dizia para o outro: "Agora é que os vermelhos chegam ao poder e voltamos ao de sempre"
O outro respondeu-lhe: "Nem nós nem eles vamos voltar à guerra, porque todos temos a letra do seiscentos (refere-se ao SEAT-600) para pagar".
Logo, o processo é resultado da evolução da sociedade e não da intervenção de um individuo em particular.
A única intervenção do rei espanhol digna de nota, será eventualmente a participação no controlo do golpe de 23 de Fevereiro de 1981, mas mesmo aí há dúvidas porque há gente que afirma que o golpe foi feito exactamente para dar ao rei a imagem de defensor da democracia que de facto não tinha.
Até 23 de Fevereiro o rei era visto com muita desconfiança e no dia seguinte até o Santiago Carrilho, líder do PC espanhol, era monárquico.
Por isso, sejamos honestos nas nossas análises. Em Portugal teríamos um processo idêntico, se o país não estivesse envolvido numa guerra e se a sobrevivência do próprio regime não dependesse da guerra.
Se não tivesse havido conflito em 1961 no caso de Salazar optar pela autonomia gradual dando poderes aos africanos, provavelmente não teria havido guerra e a transição não teria sido tão violenta como foi, acrescida com as consequências do periodo de nacionalizações que arruinaram a economia.
Posto isto, só para dizer que os monarcas não eleitos devem restringir-se ao seu papel de representantes, de figuras, de imagens, e absolutamente mais nada.
Se a rainha de Inglaterra tivesse mandado calar algum primeiro ministro de um país da Commonwealth, havia de ser o bom e o bonito...
E a rainha de Inglaterra não é herdeira apontada por nenhum ditador sanguinário.
De qualquer forma, nesta triste Estória, ninguém sai bem, porque o tonto do Chavez não é ditador mas por este andar para lá caminha.
Cumprimentos