A mim o que disseram-me é que a Chaimite não aguentava com tiros de uma 12,7mm, não de uma 7,62. No entanto em relação às M-11 é bastante claro que o nível de protecção é insuficiente para um TO como é o do Afeganistão. É provável que as versões mais recentes do veículo em questão sejam melhor blindados, mas daí a fazer este veículo como o top dos veículos 4X4 blindados vai uma longa distância.
Atenção, eu até simpatizo com os M-11, mas simpatizar é uma coisa, querer que o Exército Português adquire mais é outra.
Se eu mandasse quem ia para o Afeganistão eram os Leopardos, como fizeram os canadianos. Podiamos leva-los para lá de navio ou num C130 que dizes??
Para se comprar equipamento neste caso os veiculos blindados 4x4 não é chegar a loja e comprar o que nos apetece... tem de obedecer a uma certa lógica:
1º Como vai ser uma compra conjunta para a BRR (OE's, Comandos, Paraquedistas) e Marinha (Fuzileiros) a viatura tem que obedecer aos critérios de todas as forças envolvidas;
2º Custo/Beneficio/contra-partidas
3º Logista, saber se Portugal tem capacidade de operar o veiculo fora das suas fronteiras (neste caso o transporte de C130) saber se la cabe, o seu peso...
Enfim é um conjunto de questoes que tem ser debatidas com grande cuidado.
Eu escolhi o novo Panhard por mero gosto pessoal, não é lei, segui simplesmente os seguintes critérios:
1º Temos experiencia com os M11;
2º São fiaveis e robustos;
3º Desempenhas as suas funçoes muito bem;
4º São transportadas de C130;
5º Blindados contra muniçoes .50, minas e engenhos explosivos improvisados nas estradas;