Caro Hellas,
Olhe só da minha parte apenas rebati um imprecisão dum vosso jornal,no caso o "El Mundo" e para substanciar minha correção coloquei a história de Ceuta,que é clara quando afirma que foi conquistada em 1415,século XV,não estou dizendo com isso que Ceuta é portuguesa,apenas só não o é como vários pontos do mundo,pela tragica União Ibérica do qual você é um defensor vigoroso.Sinceramente não estou nem aí se querem ser marroquinos ou espanhóis,isso vocês que se entendam,nem me meto nisso.
Agora corrigindo uma imprecisão sua,o Condado Portucalense não foi um Condado Castelhano do modo como colocou,do Reino de Leão e da Galiza ainda vai.Existem controvérsias.Outra coisa que também não entendo é o perigo de novas invasões mouras na Peninsula Ibérica,com que fundamento afirma isso?
Quanto a vos esquecer tenho feito isto,nem tenho vindo neste tipo de tema pois não me interessa.Não sou anti-espanholista,contra a Espanha ou coisa que o valha,apenas não gosto de nacionalistas fervorosos e integracionistas,e que defendem isso noutros fóruns por aí.
Podemos e devemos ser amigos,estreitar relações comerciais,sociais,politicas mas cada um na sua,temos histórias algo diferenciadas e línguas diferentes.É só isso para acabar minha participação.
Mas não me esqueço que vosso país,já tentou algumas vezes felizmente sem sucesso nos invadir,como quer que não desconfie-mos de vocês?Como posso esquecer esses factos,vocês é que têm de se esforçar em melhorar vossa imagem perante nós e não o contrário,e cá entre nós o nivel dos foristas daí,só está piorando.
Abraços,
Vamos ver caros JLRC y Zocuni.
Nao vou discutir feitos historicos escritos pela impresa, pois sei que praticamente tuda a impresa poucas vezes contrasta as coisas ou feitos e eu posso aplaudir vossas correçoes. Gosto de debatir qualquer coisa da historia, gosta aprender, gosto aclarar e gosto que aclaran-me.
Eu nao sou un fervoroso iberista, sou simplesmente defensor da boa convivença entre os dois nossos paises que tem laços historicos, humanos,etc...comunes, mas como tu dizes cada un no seu lugar, de ai a que voces pensen que eu quero que Portugal e lingua portuguesa seja absorvida,como vosso compatriota ja diz....pois nao quero isso. No seu momento ja opinei sobre que Olivença deberia estar en Portugal e ja opinei que para mim é una vergonha que os governantes da epoca napoleonica nao perceberam das intençoes francesas e nao importaram querer foder Portugal,repeto,é una vergonha, mas resto com a posterior aliança do verdadediro povo espanhol com o portugues para un bem comun.
Ate aqui se pode falar de Espanha. Tudo o que seja anterior e ja expliqui miles de vezes foi com Castelha. E un erro muito gravido misturar Castelha=Espanha, no passado á espanhois que nao fizeram nada contra Portugal e agora tampoco, emtao porque eu,sendo espanhol, tenho que sentir-me atacado por vezes por voces? querem lembrar as guerras contra Castelha? pois façam contra castelha unicamente, pois se trata de ficar cada cosa justamente no seu lugar.
Ate que voces nao percebam esta diferemça de conceptos nunca vamos a levar-nos melhor. Mas se queres capitulos de alguna pretemçao portuguesa con Castelha podes ver o capitulo da batalha de Toro.
Esta contra os naconalismos fervorosos? pois tudo esta a basar-se nisso para defender o sua naçao, voces tambem sao nacionalistas fervorosos e curiosamente eu nao sou nacionalista, pois nao acho que ESpanha seja una naçao nem acho que CAtalunha,a minha terra, tampouco. Crejo no federalismo como modo de governo num concepto de territorio chamado Espanha. Nao acredito como Espanha sendo o pais mais descentraliçado da Europa e onde as suas comunidades tem un limite de poder muito alto, ainda alguem diz qualquer coisa para ainda quer mais com argumentos incoherentes.
Imaginen, ilhas Açores ou Madeira,(vou a imaginar)o governo portugues conceder governo autonomico e pouco a pouco as ilhas vai tendo mais autogoverno ate que un dia algun partido faz un discurso independentista e diz que quere ser como as ilhas Feroe, independentes de Portugal, eu pregunto, voces ian a gostar disso sendo tao nacionalistas como sao?,apenas é un exemplo.
Ca sempre tentei levar un dialogo de entendimento mas a personagens que aproveitaram da minha boa fede para atacar a minha patria. E sim,a espanhois que estamos orgulhosos de ser-lo e que respeitamos as diferemças e tambem a espanhois que nao as respeitan e eu nao gosto,pois cada un tem o seu concepto e as suas mentalidades. Que posso fazer emtao que estando num forum portugues temtar explicar coisa que pelo facto de nao morar ca voces nao percebem mas sim falan.
Sempre falan que os portugueses tem a semsasao de que Espanha quere que Portugal adapte-se a Espanha e nao ao reves, pois eu estou ca a nao apoiar isso, e eu sou a mostra temtando falar portugues e adaptando-me a voces e ninguem diz nunca nada pois nao interesa que existan espanhois que partan esse topico se bem es certo que os espanhois temos problemas por aprender linguas extrangeiras, mas isso é outro capitulo.
Respecto sobre disso que nao percebes do perigro mouro de invasao na peninsula, pois debe ser o mesmo qeu os meus amigos de Lisboa ja explicaram que tem dos pretos das excolonias, pemso que em Portugal a muito inmigraçao de pretos e nos em espanha de mouros, mas com a diferemça que voces nao tem problemas como con Marrocos ou amenaças de Alqaida. Nos aqui temos que conviver com os mouros diariamente e podemos ver as suas atitudes para ter un criterio de opinao, voces ai nao. Ca a comunidade moura e cada vez mais forte e numerosa apoiada por certos politicos, uns, PSOE que para nao perder votos ou para que ninguem fale contra eles fazem o que os mouros,entre outros, querem. Tambem podem ver-se partidos nacionalistas que pelo facto de quer ir contra o estado espanhol apoian qualquer coisa, como ca em Catalunha, a fazer carteis em catala e em arabe ¿? e fazer ver que ca é terra para todos, apenas querem os seus votos.
Nao lembrem do atentado em Madrid.Alguns falam que foi pela atitude do governo PP na guerra de Irak,mas o exercito espanhol nao luto contra ninguem,apenas fiz o mesmo que os outros que nao sao USA ou Inglaterra. Agora em Afganistao,segun o governo misao de ajuda,estao tambem a ser asasinados militais espanhois e nao se passa nada.
Nao sei que mensagem mais claro querem para perceber o que quero dizer e que Alqaida ja diz varias vezes, que é querer voltar a conquistar Al-Andalus, que volto a dizer que nao é Espanha, é a Iberia, fundamentandose na reconquesta e expulsao dos mouros, feitos istos nos que tambem participou Portugal. Qualquer dia pode explotar ai em Portugal una bomba e ser reivindicada por qualquer grupo, e emtao qual ia ser vosso pensamento verso os mouros e o perigro islamico?
Acha que foi normal que Marrocos fizera aquelo de "invadir"una pequena ilha de Perejil?que pretendia?se CEuta ainda for portuguesa e Marrocos fiz o mesmo, voces que ian a fazer e pensar?
Muitas vezes esta a parecer que nao querem fazer un esforço em perceber o que quero dizer.
Xau