Separatismos em Espanha

• 2282 Respostas
  • 527099 Visualizações
*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #270 em: Setembro 24, 2007, 10:53:09 pm »
Citação de: "HELLAS"
Una mostra mais da falta de respeito do nacionalismo catalao verso outras sensibilidades.Inventan-se o concepto de Paissos Catalans, quando alem de CAtalunha ninguem quere fazer parte desse concepto.Mas eles tem ao governo apanhado pelos colhoes e faz o que eles querem.
Se os valencianos nao querem fazer parte disso porque os nacionalistas catales insistem? Parece-se esto ao mesmo que CAstela ja faz con voces,nao é?

Citação de: "HELLAS"
y como no puede ser de otra manera eso de los Paissos Catalans me da nauseas.

Porque odeias os Países Catalães? Eles têm toda a razão de existir, são povos com a mesma cultura,  a mesma língua, a mesma identidade, está a ser incoerente quando afirmas desesperadamente que Portugal tem afinidades com Espanha, Portugal tem uma indentidade própria, diferente dessa espanha castelhanizada, os Países Catalães têm muitissimo mais afinidades entre si (pelo menos enquanto o governo castelhanista do PP não destruir as suas línguas), mas já se sabe que governo de Madrid (castela) tudo fará para se opor a quem tente quebrar a sua hegemonia cultural e política dentro de Espanha.
As mesmas afinidade têm o País Basco e Navarra, mas já sei que os espanholistas gostam de dividir para poder reinar.

Países Catalanes (en catalán Països Catalans) es el término aplicado por algunos para designar territorios en los que se habla catalán o valenciano. Es un término análogo al de francofonía o hispanoamérica, utilizado para identificar territorialmente la presencia de una comunidad lingüística dividida en diferentes países o regiones. Existen, así mismo, otras denominaciones alternativas como Países de Lengua Catalana. Por otra parte el término toma un cariz político en la ideología que propugna la existencia de una nación cultural basada en dicha comunidad lingüística y su autodeterminación como paso para lograr un estado propio e independiente. A esto se le conoce como pancatalanismo.

El conjunto de la presencia territorial de la comunidad lingüística catalana está formado por:

Cataluña (Catalunya).
Islas Baleares (Illes Balears).
Andorra, donde el catalán es el único idioma oficial.
Comunidad Valenciana (Comunitat Valenciana), también conocido como País Valenciano (País Valencià), donde la lengua co-oficial se denomina en el estatuto de autonomía valenciano (valencià).
La región histórica francesa del Rosellón (Catalunya Nord), zona que comprende a las comarcas históricas del Rosellón, el Capcir, el Conflent, el Vallespir y la parte norte del antiguo condado de la Cerdaña, denominada Alta Cerdaña, integradas dentro del departamento francés de los Pirineos Orientales (núm. 66), donde el catalán no tiene reconocimiento oficial.
Una zona de Aragón limítrofe con Cataluña a la que denominan La Franja de Poniente (La Franja del Ponent), conformada por las comarcas de La Litera (La Llitera) y el Matarraña (Matarranya), en torno al cincuenta por ciento de la Ribagorza (Ribagorça), Bajo Cinca (Baïx Cinca) y Caspe-Bajo Aragón (Caspe-Baïx Aragó) zaragozano. En ellas, el catalán no es oficial, pero ha obtenido cierto reconocimiento por parte de las leyes aragonesas desde 1990.
La ciudad sarda de Alguer (l'Alguer,L'Alghero, Cerdeña, Italia), donde el catalán es cooficial con el italiano y el sardo.
La pequeña región murciana de el Carche (el Carxe), compuesta por unas pocas pedanías de los municipios de Abanilla, Jumilla y Yecla, cuyos habitantes (unos 500) son de habla valenciana, y donde el catalán no tiene reconocimiento oficial.

http://es.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADses_Catalanes

*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #271 em: Setembro 25, 2007, 12:00:50 am »
Certamente, é dificil responder novamente o que ja expliquei muitas vezes, mas vai a ser a ultima. Tudo que que explique ca novamente é unicamente no meu pensamento e pemso que tambem de outros, mas nao posso acreditar por eles.

ESPANHA vs. PORTUGAL
Na atualidade NAO Á, NAO EXISTE, NIGUEM PROMOVE nada contra Portugal, NADA. Vais pela rua e falas, olhas os jornais e NADA, vais pelos povos e vilas perto da fronteira e NADA. Ninguem fala de *** Portugal e os portugueses, NINGUEM FALA DE ABSORVER PORTUGAL NO ESTADO ESPANHOL de fazer desaparecer a lingua, cultura, tradiçoes,etc...portuguesas.

HISPANISMO
Obviamente quando sempre falo de hispanismo e hispanidade é basandome nos antigos tempos para expoer que nao somos diferentes, que temos una historia comun e entroncada. O ESTADO ESPANHOL = A ESPANHA DE HOJE EM DIA, diferemciem, ESPANHA, ESPAÑA, HISPANIA,HESPAÑA,IBERIA,ETC = A TUDO O PASSADO. Nao quero utiliçar o passado para conseguir nada de voces. NAO QUERO QUE A LINGUA PORTUGUESA SEJA ABSORVIDA, NAO QUERO QUE A ESSEMCIA PORTUGUESA SEJA FODIDA, NAO QUERO QUE OS PORTUGUESES SEMTAM-SE "ATACADOS" POR NOS,¡¡ QUERO O MELHOR PARA PORTUGAL!!, NAO QUERO QUE PORTUGAL PERDA A SUA INDEPENDENCIA!!!.
Eu nao sou quem esta errado, sei isso com certeza, pode ser una diferemça de concepto mas so isso.

AFINIDADE DE PORTUGAL COM CATALUNHA, GALIZA, PAIS VASCO.
Voces estao a querer identificar-vos com estas comunidades, pelo facto que ALGUNS querem ter coisas muito discutiveis e nos os do estado espanhol debemos lavar issos assumtos na nossa casa, nao tem nada que ver com Portugal que se passa ai. Voces estao a ver-lo desde fora e nao sabem muitas coisas do se passa no dia a dia. Em ESpanha tudo esta comprado pelos poderes, tv, impresa, webs, radios estan de parte de uns e de outros, en no meu caso, em Catalunha nao a liberdade de expressao,pois tuda a impresa esta ao serviço do poder autonomico e quem diz ou opina alguna coisa diferente e cruxificado e atacado, sem ter liberdade. Aqui esta tudo hiperpolitiçado, e se voces querem opinar com criterio deben ter factos, noticias, opinoes, estudios,etc...dos dois bandos e aqui isso nao se faz, apenas o Comanche a pegar ca noticias que vai contra a integridade de ESpanah, ele esta no seu dereito, mas isso nao quer dizer que seja verdade. Pelo menos no nacionalismo catalao e incredivel a quantidade de falsedades historicas, simplemente incredivel.
Emtao, nao queram comparar-se a eles, pois algum iam a dizer que voces sao como os castelhanos, conquistadores, assasinos, furtadores, opresores,etc....a historia esta cheia de curiosidades que como ja diz posso justificar a maioria dos seus argumentos.

A MINHA PESSOA
Ja saiu o Comanche a misturar tudo sem saber nada e creer que ser hispanista, ser carlista ou ser o que seja, é o mesmo. So posso o rir dele ou tirar as maos na minha cabeça quando diz que ele conosce-me e que sou isto ou aquelo pelo facto que tambem frequento outro forum ¿¿??.Que *** sabe ele de mim para falar assim?. Nao basta com estar ca e temtar falar no vosso idioma como mostra de quer amoldar-me ao lugar? nao basta com por vezes confrontrar-me com os meus compatriotas em segum que coisas que acho nao correctas ou que pemso diferente?....acima chama-me hipocrita e utiliça a minhas mostras de gostar Portugal para dizer que sao palabras persuasivas para quer trazer os portugueses como se de camtos de sirena foram a meu terreno ¿¿?? Estou farto de estar ca de boas a debatir e ter que ler continuamente esta pessoa que entra no meio do debate a dizer asneiras sem sentido e sem justificaçao. Se ele semte odio por o estado espanhol tem tudo o direito, mas pelo facto de eu ser espanhol nao pode pretender a uniformidade de pensamentos e ainda mais se nao sao conoscidos para ele.

Alem de tudo isto, fico conturbado quando lejo coisas como que nos em geral estamos a dizer... “Juntem-se a nós”..., mas quem diz que juntem-nos? a hipotetica relaçao entre Espanha e Portugal nao passa por que Portugal deixe de ser-lo, mas isso esta a sair mais em Portugal que ca, issas hipotesis sao ou nulas o minimas no nosso debate nacional.

Tambem tenho que ler isto..."Saiba o sr, Hellas, que Hispânea, até há altura da desgraça, dezenas de vezes explicada pelo papatango, significava partilha de algo em comum (isto coincide com o que o sr. Hellas quer). Saiba também o sr. Hellas que, até nesse tempo, Portugal foi um reino independente – UM PAÍS INDEPENDENTE. (sobre esta última parte desconheço em absoluto as ideias do sr. Hellas)"..... Sr. tenho MUITO CLARO que Portugal desde faz muito tempo e un pais independente, arramjar algun comentario meu que eu diga o contrario, para maior sorpresa falas de min e depois diz que descoheçes em absoluto as minhas ideias, emtao?

TAmbem tenho que ler isto....Saiba o sr. Hellas que quem em Portugal for iberista/hispanista/ou outra coisa qualquer a chaeirar ao mesmo ou demasiadamente próximo de Espanha significa traição á pátria e corre o risco de se atravessar á frente da bala se esse for o azar....Traidor a patria admitir que temos os mesmos origens, cultural, historica, etnicamente? simplesmente espetacular, e acima se diz isso da bala ¿¿??, isto e um forum com sentido comun?

Quando se diz que tudo esta ja feito na uniao europeia, pois acho que precisamente isso é o que vai a ser o fin, se assim tivera que ser e espero que nao, de Portugal, como tambem poder ser de Espanha, pois a UE e un negocio que nao esta por defender linguas, culturas e historias dos povos, so esta pelos €. O perigro vem de ai nao de nos.

Nao se pode comparar a Escandinavia com a Hispania, pois ca quando se passou tudo isso, o que estaba acima de tudo era a defesa da religiao e as terras e ja foram muitos os interesses de portugueses, leoneses, castelnhanos, aragoneses ou navarros em emtroncar issos reinos e nessa altura o estado espanhol nao existia.

Papamtango, sim, eu sonho romantico, mas nao estou a pretender querer teletransportar aquelo a os tempos de agora, nao estou sem sentido. Mas da mesma forma que isso e o que voces tem com origem ao vosso pais, historia, independencia,etc, e o mesmo que eu quero para justificar una "uniao" sentimental, historica, social e ate comercial, mas NAO UNA UNIAO POLITICA, porque nos, Espanha e voces Portugal, para a os paises poderousos da UE somos merda, que por as nossas culpas eles perderam poder economico no momento de entrar na comunidade, ou nao lembram quando os franceses na sua fronteira tiravam tudo o que os camioes espanhois e portugueses transportaban para Europa?nao eramos nos os espanhois os que estabamos a ***, nao, foram outros, e sim fomos muitos espanhois os que protestamos quando na desgraça do Prestige o governo de Aznar pemsou em levar tuda issa merda para Portugal como tambem no passado foram exercitos do reino astur-leones que foram a lutar contra os mouros em Lisboa, e assim muitas coisas mais, porque nao so o REino de Portugal tive guerras com Castelha, que isto é o vosso problema, ter ainda na cabeça que o estado espanhol e a herença de Castelha, por favor! que sim, que no passado tambem passaram coisas, guerras ou confrontos, sim, passaram, mas como é possivel que ainda tinham isso na cabeça e as coisas boas nao?.
Olivença?, ja falei disso, busquem e lejam. Estou farto de que por vezes se fale mais das desgraças nossas que das vossa, so tem que ver-se o forum por vezes se fala mais de nos.

Escreveria muito mais, mas nao tenho tempo e ja estou cansado de repeter mais o mesmo que ja foi explicando em outras vezes.
Por ultimo vou a dizer que da mesma forma que admiro a vossa força como pais, uniao e sentir nacional, acho que estao a cometer o erro de sentir-se atacados ou ser derrotistas, pois assim parece que sempre tem que estar alerta, mas de que?nao percebo. Em geral so estou a escutar pela vossa parte que Portugal esta fodida, e nos temos a culpa?mas nao fazem esforço nenhum?,ca estamos nos para ajudar *** como principal aliado que deberiamos ser , pois faz nada apenas 20 anos Espanha estabamos bem fodidos e agora estamos um pouco menos, sem recursos, em crisis permanente, e nao culpamos a ninguem de isso.

Nao vou a voltar a justificar mais nada, e se querem ou acham que sou molesto para este forum gostosamente cumplo o que ja diz. Nao sou una criança ou um fundamentalista que nao vou a escutar ninguem, mais eu pedo o mesmo. Voces mesmos, segum digam eu faço.

Saudades.

Confesso que estou há mais de duas horas para tentar pegar nesta coisa, aqui em cima, mas tenho que nem sei por onde começar e se realmente vale a pena escrever seja o que for, quando está tanta coisa dita e bem explicada sobre o assunto. Tudo o que estás aqui escrito é chocante! Eu, pelo menos, assim o considero. Não sei até se deva considerá-lo muito chocante. Talvez este excerto seja mesmo a gota de água, para provar a insanidade profunda pelas constantes lavagens cerebrias a que estão sujeitos.

TAmbem tenho que ler isto....
Citação de: "Leonidas"
Saiba o sr. Hellas que quem em Portugal for iberista/hispanista/ou outra coisa qualquer a cheirar ao mesmo ou demasiadamente próximo de Espanha significa traição á pátria e corre o risco de se atravessar á frente da bala se esse for o azar....
Traidor a patria admitir que temos os mesmos origens, cultural, historica, etnicamente? simplesmente espetacular, e acima se diz isso da bala ¿¿??, isto e um forum com sentido comun?

Já aqui expressei o meu sentimento de profunda inquietude na eventualidade de um dia rebentar uma guerra civil do outro lado de lá da fronteira e sermos arrastados para ela, por causa destes assuntos. Eu não sei o que é que o Presidente da républica está á espera para que obrigue o governo a investir sériamente nas forças armadas. Se não estão com vontade então o melhor que se tem a fazer é demitir o governo, porque isto é demasiado sério e perigoso e o tempo urge.

Este tipo de escrita não é natural. Isto é surrealismo elevado ao expoente máximo! O presidente da Républica tem que saber disto. Eu próprio vou-lhe escrever. Será a primeira vez que o faço e não vou ser poupado nas palavras.  

Cumprimentos
« Última modificação: Setembro 25, 2007, 12:36:50 am por Leonidas »

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #272 em: Setembro 25, 2007, 11:04:54 am »
Laporta se arrepiente de haber ofrecido la Copa a Zapatero

El presidente del FC Barcelona, Joan Laporta, aseguró a la cadena Ser que se arrepiente un poco de haberle ofrecido la copa de la Champions League al presidente del Gobierno central, José Luis Rodríguez Zapatero, después de la final de 2006 ante el Arsenal. Laporta dijo que pensaba que Zapatero era "un ferviente defensor del Estado plurinacional", añadiendo que "no he visto ni por asomo que hayamos avanzado en cuanto a los derechos nacionales de Catalunya. Estoy", prosiguió, "un poco arrepentido. Si quiere que le diga la verdad, en ese momento creía que el presidente del Gobierno era un ferviente defensor del Estado plurinacional. Pero no he visto ni por asomo que hayamos avanzado en cuanto a los derechos nacionales de Catalunya. Más allá de que el presidente es barcelonista, fui yo quien le propuso que bajara al terreno de juego y le ofrecí la copa de la Champions League... Si llego a pensar en estos temas me lo hubiera pensado un poquito".

Laporta reiteró que una de sus ilusiones sería ver a "Catalunya disputando un mundial de futbol", aclarando que ser catalanista es "sentirte identificado con tu país que es Catalunya, participando de este sentimiento que es ser catalán, pero con respeto hacia los demás sentimientos e ideologías, porque no estamos solos en el mundo. Ser catalanista es defender los derechos y libertades de Catalunya, intentar que el país avance y prospere. Buscar el progreso social. Lo que decía Macià: políticament lliure, económicament rica i socialment justa".

"En los últimos tiempos", dijo también, "no creo que España nos esté tratando de una forma adecuada. Hemos tenido un apagón, no funcionan los trenes y en el aeropuerto todavía no tenemos la cesión de la gestión. Forma parte de ese sentimiento. Llega un momento en que dices bueno, hasta aquí hemos llegado. Catalunya, que históricamente ha sido uno de los motores del sur de Europa, y en concreto de España, se está empobreciendo. Estamos en una situación en la que cada vez tenemos menos poder político aunque parezca que con el Estatut tenemos más facultades para autogobernarnos, pero a veces da la sensación que sólo interesamos para pagar, y eso lleva a cierto desencanto que hace que muchas personas pensemos que las cosas irían mejor de otra manera. Que no estamos en el mejor momento es obvio".

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #273 em: Setembro 25, 2007, 12:24:20 pm »
Esqueces-te copiar e pegar esto que tambem esta ao lado dissas mesmas noticias que pegas ca.

"No hace falta ser nacionalista para querer a Catalunya"
 Sirera, con Soraya Sáenz de Santamaría.El presidente del PP de Catalunya, Daniel Sirera, afirma en una entrevista al diario Avui que "no pienso perder un minuto de mi tiempo comparándome con lo que hacía Josep Piqué ni tratando de hacerlo de forma diferente. Yo lo que quiero es que mi partido sea útil al conjunto de los catalanes y, obviamente, también para el conjunto de los españoles. A esto es a lo que estoy dedicando todo mi tiempo, mañana, tarde y noche, trabajando y tratando que los ciudadanos de Catalunya sepan directamente, y no a través de intermediarios, que nosotros somos un partido tan catalán como cualquier otro y que no hace falta ser ni nacionalista ni independentista para querer a Catalunya"

Sirera también manifiesta que "se debe fomentar el uso del catalán, pero esto no quiere decir que se deba sancionar a quien utilice la otra lengua oficial de Catalunya. Lo que no se debe hacer es impedir que un padre eduque en la lengua que quiera su hijo. Esto es lo que está pasando en Catalunya. El catalán se debe fomentar, no proteger, porque hay mucha gente que usa el catalán y no está en peligro".

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #274 em: Setembro 25, 2007, 12:26:24 pm »
Tambem esqueces isto.

DURANT EL PREMIO A LA TOLERANCIA

Vargas Llosa fa una crida a "combatir el nacionalismo"

Mario Vargas Llosa, signant llibres.L'escriptor Mario Vargas Llosa ha fet una crida a "combatir el nacionalismo" durant l'entrega del XIII Premio a la Tolerancia que ha rebut de l'Asociación por la Tolerancia. Vargas Llosa, que va viure cinc anys a Catalunya, ha denunciat que, en la seva opinió, Barcelona ha esdevingut una ciutat "donde el nacionalismo político tiene cancha libre" i ha assegurat que "el nacionalismo es enemigo de la libertad".

L'escriptor, tanmateix, ha diferenciat entre "el nacionalismo que se cree con derecho a matar", en referència a ETA, "y otro que funciona dentro del sistema democrático", però ha considerat que tant l'un com l'altre és "antidemocrático" i ha recordat "lo que ocurrió en la Alemania nazi". "Hay que combatir el nacionalismo des de la razón, no desde el dogmatismo y tampoco desde otro nacionalismo", ha insistit.

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #275 em: Setembro 25, 2007, 12:27:59 pm »
E ainda mais.

ES MENYSPREA EL CASTELLÀ

"En Barcelona reina la intolerancia"

Vargas Llosa critica "la intolerancia" de Barcelona.L'escriptor Mario Vargas Llosa també ha considerat, durant l'entrega del XIII Premio a la Tolerancia, que "en Barcelona reina la intolerancia" perquè "el catalán fue perseguido y discriminado pero eso no justifica que ahora desde la cultura catalana se pueda minusvalorar la cultura castellana". El novel·lista ha advertit reiteradament contra, al seu judici, "el peligro del nacionalismo" y contra "el nacionalismo identitario".

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #276 em: Setembro 25, 2007, 12:29:48 pm »
Ainda mais, no mesmo site.

"NO CONSIGUE DIFERENCIAR"

'La Vanguardia' censura la "charlatanería" de Joel Joan

Joel Joan, a la Diada'La Vanguardia' ha condemnat l'actitud mantinguda per l'actor Joel Joan durant els actes de la Diada. El diari dirigit per José Antich ha publicat un editorial en la qual denuncia "algunos personajes pintorescos: aquel celebrado actor que no consigue diferenciar los ingeniosos balbuceos de su personaje televisivo de la lamentable charlatanería de sus mítines", en referència a Joel Joan; "o aquel destemplado jurista que ha conseguido notoriedad denunciando a un Estado de cuyo aparato participa", en referència a López Tena.

L'editorial de 'La Vanguardia' manifesta que "de un tiempo a esta parte, proliferan las manifestaciones de un soberanismo de corte maniqueo, con frecuencia maleducado e hiriente, que envenena las relaciones de Catalunya con el resto de España estableciendo una relación de vasos comunicantes con el españolismo catalanofóbico, su gran beneficiado. La comprensión o el silencio que han rodeado la quema de fotos del Rey en Girona y la conversión del engreído treintañero incendiario en mártir de una supuesta España represora son el último capítulo de un bochornoso serial ideológico. Protagonistas de tal serial son las plataformas independentistas - que obtienen un tratamiento periodístico muy por encima de su representatividad- y algunos personajes pintorescos: aquel celebrado actor que no consigue diferenciar los ingeniosos balbuceos de su personaje televisivo de la lamentable charlatanería de sus mítines; o aquel destemplado jurista que ha conseguido notoriedad denunciando a un Estado de cuyo aparato participa".

A criteri de la capçalera de Godó "se trata de un soberanismo de vuelo gallináceo, tan estridente como irreflexivo, fundado en los tópicos de la visión romántica de la historia. Su relato es sentimental y sus acusaciones no alcanzan sólo al Estado, a los políticos españoles o a España en general, sino también a políticos y miembros relevantes de la sociedad civil catalana, acusados de connivencia culpable y de cobardía, cuando no de traición. Esta visión de las cosas se divulga con sospechosa redundancia, a veces en tono sarcástico e insidioso, a través de unos medios públicos que deberían respetar escrupulosamente todas las sensibilidades ciudadanas".

"Este soberanismo visceral acostumbra a reclamar del Estado español, con grandes aspavientos, el pleno reconocimiento de la pluralidad interna, pero es incapaz de reconocer, siquiera de respetar, la enorme pluralidad que anida en la compleja y cambiante sociedad catalana. La desacomplejada parcialidad con que desde los medios públicos se comentan los acontecimientos deportivos es el ejemplo más popular de la falta de respeto a la pluralidad catalana. La visión despectiva de las selecciones españolas o el tradicional barcelonismo de estos medios, ya de entrada discutible (según las estadísticas, un 40% de los catalanes son forofos de otros equipos), ha derivado en los últimos años en inaceptables formas de antimadridismo. No vale la excusa de que en algunos medios públicos de Madrid se cometen los mismos errores. Los extremismos extremismos se necesitan y alimentan mutuamente, pero Catalunya –que ha salido muy fatigada del reciente cambio estatutario– necesita cordura, seriedad e inteligencia para poder plantear sus justas reivindicaciones y debe exponer sus necesidades armándose de razón, no de excesos. Nada puede perjudicarla más que aparecer identificada con posiciones infantiles, extremistas", afegeix 'La Vanguardia'.

Finalment, el diari barceloní conclou que"es evidente que este soberanismo ruidoso y ensimismado perjudica a la causa de Catalunya, pues provoca más recelo entre los propios catalanes que seducción. ¡Flaco favor se hace a la expansión de la lengua catalana si los medios que hacen bandera de ella desprecian a tantos catalanes que sienten o piensan de otro modo! Alegrarse de la derrota de la selección de Gasol, comprender o relativizar la quema de fotografías de los Reyes, insistir desde los medios públicos en el mapa pancatalanista olvidando el masivo sentir de los valencianos o aprovechar los graves problemas infraestructurales para promocionar la enésima plataforma soberanista no resuelve nada: complica más las cosas de lo que ya están. Si el independentismo en el Govern y el nacionalismo moderado en la oposición siguen manteniendo una relación ambigua, amable o acomplejada frente a estas minorías, lo pagarán caro. En este momento grave, la sociedad catalana exige seriedad, pragmatismo y moderación. También el socialismo que lidera las principales instituciones catalanas puede pagar caro su silencio concesivo y pragmático. A Catalunya le sobra hervor, pero le faltan palabras sensatas. Falta valentía para defender el principal legado del catalanismo: la defensa de los intereses materiales y culturales de Catalunya y la voluntad de hacerlos compatibles con el progreso de España

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #277 em: Setembro 25, 2007, 01:28:02 pm »
Hellas todos os nacionalistas espanholistas como tu, os do PP espanhol, Psoe , e outros partidos  minoritários de extrema direita como os carlistas e Falangistas, etc são contra os nacionalismo periféricos, todos estes partidos que mencionei não é novidade para ninguém que usam e usaram todos os meios possiveis para prepetuar o dominio de Madrid (Castela), como a imprensa escrita e televisiva espanholista, isso não é novidade para ninguém.

*

ferrol

• Analista
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #278 em: Setembro 25, 2007, 02:31:25 pm »
Citação de: "comanche"
Hellas todos os nacionalistas espanholistas como tu, os do PP espanhol, Psoe , e outros partidos  minoritários de extrema direita como os carlistas e Falangistas, etc são contra os nacionalismo periféricos, todos estes partidos que mencionei não é novidade para ninguém que usam e usaram todos os meios possiveis para prepetuar o dominio de Madrid (Castela), como a imprensa escrita e televisiva espanholista, isso não é novidade para ninguém.

Alicia no espello:
Comanche todos os nacionalistas portuguesistas como tu, os do PSD portugués, PS , e outros partidos minoritários de extrema direita, etc são contra os nacionalismo periféricos, todos estes partidos que mencionei não é novidade para ninguém que usam e usaram todos os meios possiveis para prepetuar o dominio de Lisboa, como a imprensa escrita e televisiva portuguesista, isso não é novidade para ninguém.  :mrgreen: porque esta mensaxe é unha broma, coma a de comanche...¿ou non?
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #279 em: Setembro 25, 2007, 02:41:01 pm »
Citação de: "ferrol"
Alicia no espello:
Comanche todos os nacionalistas portuguesistas como tu, os do PSD portugués, PS , e outros partidos minoritários de extrema direita, etc são contra os nacionalismo periféricos, todos estes partidos que mencionei não é novidade para ninguém que usam e usaram todos os meios possiveis para prepetuar o dominio de Lisboa, como a imprensa escrita e televisiva portuguesista, isso não é novidade para ninguém.  :mrgreen: porque esta mensaxe é unha broma, coma a de comanche...¿ou non?

Volta lá para Ferrol que é o vespeiro de Franco, de onde saiste :wink:

*

garrulo

• Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #280 em: Setembro 25, 2007, 02:48:36 pm »
Si el señor Comanhe se empeña en llamar a mi tierra Valencia Paissos catalans, yo llamare permanentemente a Portugal, castilla oeste.
Hay que ser fascista para no permitir que una tierra se llame como sus habitantes deseen, que no es precisamente pais valencia, si no como nuestro estatuto proclama y voto mas del 80% de mis paisanos..COMUNIDAD VALENCIANA.
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.

*

ferrol

• Analista
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #281 em: Setembro 25, 2007, 03:07:25 pm »
Volta lá para Ferrol que é o vespeiro de Franco, de onde saiste :Bajular:

Por certo, sabía vostede que en Ferrol nacéu Pablo Iglesias, fundador do PSOE, agora misteriosamente reconvertido a partido castellanista/fascista por obra e gracia da súa fértil imaxinación?  :wink:
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”

*

Alfré

• Membro
  • *
  • 23
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #282 em: Setembro 25, 2007, 03:09:57 pm »
vaya ya me volvieron a borrar otro mensaje..

Señor comanche la comunidad valenciana donde todo el mundo habla castellano es mas española que la tortilla de patatas :wink:

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #283 em: Setembro 25, 2007, 03:39:03 pm »
Escrito por o Comanche.

Porque odeias os Países Catalães? Eles têm toda a razão de existir, são povos com a mesma cultura, a mesma língua, a mesma identidade, está a ser incoerente quando afirmas desesperadamente que Portugal tem afinidades com Espanha, Portugal tem uma indentidade própria, diferente dessa espanha castelhanizada, os Países Catalães têm muitissimo mais afinidades entre si (pelo menos enquanto o governo castelhanista do PP não destruir as suas línguas), mas já se sabe que governo de Madrid (castela) tudo fará para se opor a quem tente quebrar a sua hegemonia cultural e política dentro de Espanha.
As mesmas afinidade têm o País Basco e Navarra, mas já sei que os espanholistas gostam de dividir para poder reinar.

Vou a temtar raçonar contigo por ultima vez.
Eu nao odeo as regioes,comunidades o ou que seja que falam catalao, por favor!eu sou catalao, tudas as culturas tem que perviver e tem o mesmo dereito. Mas tu nao moras ca e nao sabes que o concepto de "Paissos Catalans"e um invento do nacionalismo catalao unicamente, os outros povos de fala catala nao querem formar parte disso pois consideram que un expansionismo absorvente.Podes preguntar a qualquer valenciano,balear ou "La Franja" de Aragao que opina disso. Eles,subiminalmente absorven com pequenas coisas. Nao estou contra culutra nehuma,estou contra a falta de respeito ja seja catalao, castelhano,andaluz, extremho ou canario.
Do tema Pais VAsco e Navarro, digo-te o mesmo. Os Navarros so querem ser navarros, UPN e o partido mais votado sempre, e os unicos que querem issa uniao sao os independentistas vascos,pois se isso acontecer em Navarra ia ganhar o partido NaBai. Nao sao pucos os navarros que diz que os vascos sao navarros e nao ao reves. O Pais Vasco ja foi de Navarra, podes ler tudo isto no libro "La Navarra Maritima".
Emtao se passa o mesmo que voces nao querem. Se os portugueses nao querem estar "unidos" a Espanha nao vai a estar. Se os navarros nao querem estar unidos ao Pais VAsco porque tem que estar? se os valencianos, parte de Aragao, Ilhas Baleares, L´Alguer(italia) e Rossello, nao querem formar parte da Catalunha,porque tem que fazer parte?.
Ja expliquei alguna vez pemso, que a outro pais dentro de Catalunha, La Val d´Aran, é un tipo de Andorra para voces perceban. Para o governa catalao e apenhas una comarca mais, mas eles esta na vertente norte dos pirineos, e ja tiveram influencia do idioma e cultura occitana, falam un dialeto propio, o Aranes, variante do Gascon occitano. Historicamente ista "comarca" foi esquecida pelo governo catalao ate que curiosamente Franco construiu o tunel de Vielha, que o foi o fim do aislamento de l´Aran com o Catalunha eo resto de Espanha.
Se vais ai podes ver un mininacionalismo por vezes anticatalao, a levar autocolantes como issos da matricula CAT que ja pegas-te por ca a noticia, pois a dizer ARAN, e ja foram varias vezes que politicos do Aran dizeram que estabam fartos da politica centralista catala e eles estabam a olhar mais para o norte que para Catalunha pois economicamente vivem mais dos franceses.
Se queres outra curosidade, tenho mais. Como faz poucos anos, que un politico catalao relevante, faz a proposta para que os atletas catalaes que nao querem competir baixo bandeira espanhola podera fazer-lo com a Andorrana, pelo aquelo de falar catalao, a resposta do governo andorrano foi negativo, e explicou que os assumtos catalaes nao concernem a Andorra. Depois a mais recentemente, o governo catalao destinou dinheiro publico para retransmitir o jogo de rugby dos Dragons Catalans e outras vezes da U.S.A.P. de Perpingnan, nao seria problema, ate podria gostar a tudos, mas se passa que ai per desgraça ninguem fala catalo, aqui ninguem gosta do rugby e o dinheiro a pagar pelo jogo e publico. Tudo esto so pela politica.Cá o desporto nao importa, so fazer politica.
Tudo esto se faz para arramjar uns Paissos Catalans feitos a maneria dos nacionalistas catalaes.Sim é certo que é idioma oficial mas so no Aran e ainda nao escute no Parlament de Catalunha falar em aranes.
Da tua ultima frase, pois penso que una vez mais falas sem saber, pois se unen diz que sao absorventes e se nao que divides, emtao?. As formaçoes das provincias, regioes ou comunidades se se fiçeram e se fazem segum as encomendas das suas gentes, mas ainda assim levarias alguna sorpresa.
GALIZA, formou parte do reino de Leao, e ate foi o Gallicense Regnum,agora sao o querem ser so Galiza, mas curiosidade, querem anexionar a comarca leonesa do Bierzo, os do Bierzo nao podem ver os galegos.
ASTURIAS, foi o primer reino surgido na reconquesta, esta praticamente igual.
CANTABRIA, onde nasciu Castela e o idioma Castelhano, quiseram ser comunidade propia, e foi Cantabria. Agora alguns ja querem ate voltar a Castela.
LA RIOJA, terra disputada sempre entre Castela e Navarra.Nao a problemas con vizinho nenhum.
PAIS VASCO, a provincia de Vizcaya, ja foi o "Señorio" e pertenecer a Castela, formou parte de Navarra ate que tiveram "fueros"propios e foram autogovernados. Agora os independentistas furtaram os simbolos historicos de Navarra, terra tradicionalista e famousa por ser a principal terra dos Carlistas,curiosamente.
NAVARRA, dos reinos mais antigos de Espanha, muitas lutas com Castela, mas nissas epocas frecuentemente issas guerras eram entre irmaos de sangue por ter mais terras, nao por consciencia nacional.
ARAGAO, filha de Navarra. Do reino de Aragao tambem foram Catalunha, Valencia e Baleares. Acho que ninguem gostaria voltar a fazer parte de Aragao, nao é questao de querer dividir.
CATALUNHA, terra onde depois do que os Francos deixaram a Marca Hispanica formaram-se condados, onde cada uno tinha independença, mas entre tudas nao formaban nada.
BALEARES E CANARIAS, sempre foi igual. Apenas, Menorca foi dos ingleses e voltou.
MURCIA, ja foi reino, mas nao dos historicos, faz anos eran Murcia e Albacete, mas Albacete voltou a Catela a Nova,
EXTREMADURA, nao variu muito com o tempo. Merida, capital da Lusitania.
ANDALUCIA, una unica regiao, mas inicialmente ja exitiram problemas, pois alguns querian fazer do antigo reino de Granada una regiao.
MADRID, da sempre foi Castela, mas agora Comunidade Autonoma de Madrid,acho que por motivos administrativos.

Como podes ver Comanche, nada é uniforme, e tudo esta em constante variaçao, ate agora alguns de Leao, querem voltar a ser regiao. Assim que por vezes issa divisao e por que o mesmo povo quere e nao como voces pemsan que é Castela quem quere unificar. Ja expliquei que apesar de tudo Espanha é o pais mais descentraliçado de Europa.

Desculpem o extenso dos meus comentarios, mas á tanto que explicar para temtar que voces perceban coisas de ca que se nao é assim nunca  vai a saber.

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #284 em: Setembro 25, 2007, 03:50:12 pm »
Hellas todos os nacionalistas espanholistas como tu, EU NAO SOU NACIONALISTA,NEM ESPANHOL NEM CATALAO.os do PP espanhol, Psoe , e outros partidos  minoritários de extrema direita como os carlistas O CARLISMO NAO E DE DIREITAS, E FEDERALISTA, TENS QUE LER MAIS,e Falangistas O FALANGISMO NAO DE DIREITAS E NACIONAL SINDICALISMO, COM POLITICAS MAS BEM DE ESQUERDAS,ALEM DE SAO REPUBLICANOS, etc são contra os nacionalismo periféricos, ELES ESTAO CONTRA OS QUE ATACAN OS SEUS IDEAIS, POIS O MESMO POSSO PENSAR TU QUE ATACAS OUTROS NACIONALISMOS QUENAO SEJAM O PORTUGUES, todos estes partidos que mencionei não é novidade para ninguém que usam e usaram todos os meios possiveis para prepetuar o dominio de Madrid (Castela), como a imprensa escrita e televisiva espanholista, isso não é novidade para ninguém.

OLHA COMANCHE, deixa ja de falar por falar. Quer falar contigo e como  :bang: , pemsas que sabes muito e sabem bem pouco da realidade politica espanhola e nota-se que nao es imparcial, emtao pouco a que falar.
Arramja por una vez qualquer libro do Carlismo e vais a ver o centralistas que sao eles, o que nao percebo que com tudo o que ja expliquei nao contrastaras nada, pelo menos poderas saber o significado do seu lema Dios, Patria,Fueros y Rey, sobretudo isso dos Fueros.

Vejo que gostar parecer-te os nacionalistas espanhois, onde so é correcto o que eles falan, tudo o demais, nao existe, nao vale. Ao final nao sei quem sao os de mais dereita a falar ja de questoes raciais para justificar o seu nacionalismo.