Podemos dar várias interpretações às questões, mas neste caso creio que o que interessa é a interpretação que o Bin Lade dá ao al andaluz e não a interpretação que nós damos.
Al Andaluz, ou "Terra de Vândalos" é o termo dado em Árabe às terras a norte das colunas de Hercules.
Não tem nada a ver com o Reino de Granada, esse sim o último país de maioria islâmica da peninsula, e onde até ao século XVII houve problemas com as populações locais.
Como sabemos, a luta contra os muçulmanos foi a principal razão de os vários reinos cristãos terem de alguma forma tido um comportamento uniforme durante a idade média. Esse comportamento é muitas vezes incorrectamente interpretado, nomeadamente pela historiografia espanhola (castelhana) que tenta desesperadamente encontrar justificações para a existência de uma unidade Hispânica, que na realidade como sabemos, nunca existiu.
Cumprimentos
Pemso Papanatango, que issa é a linha correta, mas como dizes cada un poder ter a sua interpretaçao. Unidade espanhola (hispanica),entendo que quer dizer os reinos hispanicos, Aragao, Navarra, Castela, Astur-Leao e Portugal, sim estaban unidos na religiao, sim estaban unidos num interes comun, mas nao estaban unidos politiciamente nem linguisticamente, obvio. Alem disto, nessa epoca e frequente guerras entre issos mesmos reinos que por vezes voltaban a ser aliados. Tempos convulsos,como sempre foi a Iberia.
Na parte da Castela, dissa justificaçao, pemso que a unica maneira de ter certo sentido foi pelo ja passou que Portugal e Castela ja estiveram unidas por raçoes sucesorias.
Pessoalmente e como ja diz muitas vezes, a velha Iberia e un conjunto de realidades com identidade propia que juntas formam a Iberia, a sua essemcia é issa, se nao esto seria outra coisa.
Certo é que o facto de ser Castela o reino mais poderoso tambe faz ser o mais beligerante, mas nao so com Portugal, tambem com outros reinos hispanicos, mas tambem entre outros reinos sem participar Castela tambem ouveram confrontos, mas isto e una coisa que decorre en tudos lados.
O Facto de que o reino portugues sempre fora mais resistente e indomito, acho eu que pode ser pelo facto de estar no oeste da peninsula e as invasoes sempre chegaram desde o sul ou este demorando assim a sua conquesta ou influença, o mesmo que pelo norte da peninsula.