Separatismos em Espanha

  • 2282 Respostas
  • 527482 Visualizações
*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1815 em: Agosto 17, 2010, 04:50:45 pm »
Pero que crisis?

Algunos se pensaban que la sentencia del Tribunal Constitucional desataria una oleada de manifestaciones y protestas.

1 manifestacion y eso ha sido todo. No ha ocurrido nada significativo. Sintoma de madurez democratica. Todo sigue funcionando como antes y eso que estamos a poco tiempo de elecciones autonomicas.

En Europa hay multitud de regiones con las mismas caracteristicas que cataluña o pais vasco en  Francia Uk Alemania o Italia y cada uno arregla sus problemas como puede.

Hasta Portugal tiene problemas separatistas que "soluciona" con represion y falta de libertad y censura. Y luego se preguntan porque siempre van por detras..

Hilo de los Separatismos Portugueses Borrado. La mayor satisfaccion que podian darme. gracias. obrigado. cumprimentos  :D
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1816 em: Agosto 17, 2010, 06:52:33 pm »
Citação de: "old"
Pero que crisis?

Algunos se pensaban que la sentencia del Tribunal Constitucional desataria una oleada de manifestaciones y protestas.

1 manifestacion y eso ha sido todo. No ha ocurrido nada significativo. Sintoma de madurez democratica. Todo sigue funcionando como antes y eso que estamos a poco tiempo de elecciones autonomicas.

En Europa hay multitud de regiones con las mismas caracteristicas que cataluña o pais vasco en Francia Uk Alemania o Italia y cada uno arregla sus problemas como puede.

Hasta Portugal tiene problemas separatistas que "soluciona" con represion y falta de libertad y censura. Y luego se preguntan porque siempre van por detras..
Hilo de los Separatismos Portugueses Borrado. La mayor satisfaccion que podian darme. gracias. obrigado. cumprimentos :roll:
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1817 em: Agosto 17, 2010, 11:36:19 pm »
A parte chata, é o «desconversar» e o trolling.
Aparentemente os portugueses têm muito menos complexos  com os espanhóis que o contrário.
Eu aconselho-o a viajar a Madrid e Barcelona e se quiser, a Portugal para encontrar os seus separatistas ... :mrgreen:

Naturalmente que ninguém estava à espera que a manifestação em Barcelona, mesmo com todo o seu gigantismo resultasse em alguma declaração de independência. Ela foi apenas uma «prova de rua».
E  foi uma prova em que os autonomistas ganharam com distinção. A maior prova disso, foi a disparatada tentativa de inventar que apenas 50.000 pessoas tinham estado na manifestação.

A Espanha já teve demasiados problemas no passado, e como é evidente ninguém está interessado em violências, principalmente porque tanto em Barcelona como em Madrid, há quem acredita que há demasiados extremistas no exército.
Basicamente, o que nós aqui temos vindo a dizer ao longo dos últimos anos.

Também é interessante referir que na discussão destes temas ao vivo, o mais interessante são os espanhóis que pura e simplesmente se estão marimbando para o tema e dizem que se os catalães se querem ir embora, então que vão...

Provavelmente são os mais inteligentes...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1818 em: Agosto 18, 2010, 08:20:06 am »
Citação de: "cromwell"
Citação de: "old"

E a parvoice continua... :D  y mucho menos borrados hilos que parecen asustarles.

Uhh
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1819 em: Agosto 18, 2010, 09:27:33 pm »
Citar
Si, pero yo no he escrito 122 paginas para seguir igual :D y mucho menos borrados hilos que parecen asustarles.

122 páginas não é nada. E que eu saiba, não é o numero de páginas de um fórum de discussão que determina o sucesso de uma politica.
E eu devo confessar que nunca pensei que você estivesse a espera do que se diz no ForumDefesa.com para saber como seria o futuro da Espanha.
Nós podemos fazer análises e apreciar as coisas do nosso ponto de vista, é apenas o que fazemos. Os separatismos em Espanha existem, são uma realidade, e uma realidade que sai à rua e se manifesta.

A sua alegação a separatismos portugueses, por outro lado, não passa de tentativa de criar problemas onde eles não existem, e ainda mais sem saber minimamente quais são ou foram os problemas do passado.

Para sua informação - e para não continuar a fazer figuras parvas - houve um movimento separatista nos Açores, do qual já aqui falámos. Esse movimento separatista foi resultado do golpe de 11 de Março de 1975, altura em que o Partido Comunista tomou o poder em Portugal.
Nessa altura, Portugal foi completamente isolado das estruturas da NATO, porque ninguém tinha confiança no governo de Lisboa, e com razão.

Em 1975, estavam no governo de Portugal, alguns dos maiores imbecis e das maiores nulidades que alguma vez serviram o Estado Português, e considerando os que temos hoje, isso é bastante significativo.

Nesse período de 11 de Março a 25 de Novembro de 1975, foram desenvolvidos contactos entre um pequeno grupo de açoreanos e organizações mafiosas da costa leste dos Estados Unidos. Os americanos temiam a possibilidade de uma evolução de Portugal para um Estado Comunista e Henry Kissinger estava convencido que Portugal seria um país comunista, que seria utilizado como exemplo para toda a Europa.
A União Soviética tinha dado ordens ao Partido Comunista Português para começar a pressionar os governantes portugueses para que Portugal saísse da NATO.
Vária manifestações foram organizadas contra a NATO.
Os comunistas fizeram tudo para desorganizar e minar o país, desde atacar os interesses da NATO até provocar o governo de Franco, com o assalto à embaixada espanhola em 26 de Setembro, que poderia provocar uma resposta espanhola e isso uniria os portugueses em torno de um governo comunista.
Valeu tudo, para garantir que Angola, Moçambique e os restantes territórios ficavam em mãos soviéticas.

Mas tudo isso levou a que os americanos ficassem extremamente preocupados, especialmente com a questão das bases nos Açores, que eram absolutamente vitais para o abastecimento de emergência da Europa, em caso de necessidade.

Parece que várias máfias, alegadamente de italianos (não tenho a certeza e isto é de memória) teriam desenhado um plano de independência em que governariam as ilhas a partir do Massashussets, com o apoio disfarçado das forças americanas na Base das Lajes e com alguns portugueses para dar a impressão de que se tratava de um movimento independentista legítimo.
Esse plano, que aparentemente não passou disso, implicava segundo um dos activistas, a quase prostituição das ilhas, que passavam a ser uma zona franca para o jogo e a prostituição.
Ainda hoje não está esclarecido de forma plena, se Mota Amaral, posterior presidente do governo regional e depois presidente da Assembleia da República, tinha alguma relação - mesmo que apenas de conhecimento - com o plano.

Fora este plano, de um pequeno grupo que posteriormente teve expressão eleitoral com menos de 1% dos votos num partido regional (que teve mais votos em Lisboa que nos Açores), nunca existiu nenhum movimento separatista ou independentista.

Excepto, claro, na cabeça de algum espanhol maluco e descerebrado, a crer no que acredito ser o que a maioria dos espanhóis pensa sobre personagens como grande parte dos nossos espanhóis residentes.
Mas isso é trollismo e não tem nada a ver com separatismos em nenhum lugar.

Em Portugal chamamos a essas alegações inventadas, «dor de corno».

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1820 em: Setembro 02, 2010, 10:42:05 pm »
Independencia para Catalunha, Pais basco e Galiza.

Devolução de olivença, e restantes terras irredentas.

Os despojos de madrid são para dividir pelos Portugueses e pelos Catalães, no fundo não estamos a roubar nada, apenas a reclamar o que é nosso por direito, em 1704, em plena guerra da secessão espanhola o Marques das Minas conquistou Madrid e entrou lá liderando um exercito anglo-luso depois de ter desbarato a tropa castelhana que lhe apareceu á frente.

O iberismo de Zapatero e sócrates, vai sair caro a castela, tem mais olhos que barriga, e quer absorver Portugal, sem ter castelhanizado os bascos, galegos e catalães, que não querem ser espanhóis, quando isto virir castela vai perder isso tudo e vai voltar aos sitio de onde nunca devia ter saido, ao centro da meseta, seca, arida e cheia de pó.

Viva Portugal.

 :N-icon-Gun:
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20995
  • Recebeu: 7112 vez(es)
  • Enviou: 8117 vez(es)
  • +8129/-13165
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1821 em: Setembro 05, 2010, 12:04:37 pm »
Publicação: 05-09-2010 11:20   |  Última actualização: 05-09-2010 11:44

ETA anuncia cessar-fogo, segundo a BBC

A ETA anunciou hoje um cessar-fogo, segundo a BBC. Num comunicado, o grupo separatista basco garante que não levará a cabo acções militares na sua campanha pela independência. A decisão foi tomada há vários meses, optando a organização por pôr em marcha um “processo democrático”.

A organização enviou um vídeo à BBC anunciando que "não levará a cabo ações armadas".

Esta decisão, segundo o site da BBC, com base no vídeo que a organização separatista basca enviou, terá sido tomada "há alguns meses" com vista a "pôr em marcha um processo democrático".

Entretanto, o comunicado da ETA foi publicado no jornal Gara.



DECLARACIÓN DE ETA
Traducción al castellano realizada en la redacción

05/09/2010 11:47:00

Declaración de Euskadi Ta Askatasuna

Euskadi Ta Askatasuna, organización revolucionaria socialista vasca para la liberación nacional, quiere dar a conocer al Pueblo Vasco su decisión y reflexión a través de la presente declaración.

Ha transcurrido ya medio siglo desde que ETA organizara a los ciudadanos frente a la estrategia salvaje de negación y aniquilación del Pueblo Vasco y, con las armas en la mano, se empeñara en la lucha en favor de la libertad. Desde entonces, son cientos los hombres y mujeres que han traído a esta organización su ilusión y pasión, lo mejor de ellos mismos. Ciudadanos comunes que generación tras generación se han unido, desde diferentes procedencias, tras un mismo objetivo: el País Vasco y la libertad.

La lucha a favor de la libertad del Pueblo Vasco ha guiado siempre la actuación de ETA y, pese a todas las dificultades, seguimos manteniendo esa responsabilidad. Con humildad pero con determinación, con la ambición de ganar. El Pueblo Vasco lo merece.

Ante la reforma política del franquismo que perpetuaba la negación del Pueblo Vasco, y mientras otros decidieron sumergirse en el marco autonómico, ETA actuó con responsabilidad; primero, proponiendo la ruptura democrática, y después, oponiéndose a todo ataque e intento de asimilación.

ETA y, en general, la izquierda abertzale han perseverado en la lucha. Y el coste a pagar no está siendo pequeño: tortura, prisión, exilio e, incluso. la muerte. Pero esta dura lucha ha logrado mantener vivo al Pueblo Vasco, y tener abierta la opción de construir un futuro en libertad. Hemos demostrado que el marco autonómico constituye un camino yermo para satisfacer los deseos de los ciudadanos vascos, que no es más que un instrumento para incidir en la división y la desmembración del País Vasco. Y hemos superado, una tras otras, las medidas encaminadas a neutralizar la lucha de liberación.

Uno de los quehaceres de ETA ha sido abrir nuevos escenarios en la lucha de liberación del Pueblo Vasco. Así, ETA cuenta con numerosas propuestas de iniciativas de colaboración, así como aportaciones para resolver democráticamente el conflicto. Desde Txiberta a Lizarra-Garazi, pasando por Bergara. Desde la Alternativa KAS a la Alternativa Democrática. Porque entendemos que la construcción de Euskal Herria supone una labor colectiva que está por encima de los intereses particulares.

En los últimos tiempos, el País Vasco se encuentra en un momento importante, en una encrucijada.

La lucha de años ha sembrado nuevas condiciones políticas. Agotado el marco autonómico, al Pueblo Vasco le ha llegado la hora de realizar el cambio político, el momento de construir para Euskal Herria el marco democrático, siguiendo el deseo de la mayoría de la ciudadanía vasca.

El Estado español es consciente de que Euskal Herria se encuentra en una encrucijada, y de que aún puede optar por la opción de la independencia. Por eso semejante ofensiva fascista. Quieren que las condiciones del cambio político se pudran en la desesperanza del bloqueo: desviar el debate político para evitar la resolución democrática y ahogar el deseo popular en esta situación de excepción.

Los agentes vascos, los ciudadanos vascos, debemos responder a la situación con responsabilidad y con apremio. Ésa es la reflexión, el llamamiento que quiere difundir ETA. Es tiempo de asumir responsabilidades y de dar pasos firmes:
– en la articulación del proyecto independentista;
– en el camino de crear las condiciones para construir el proceso democrático;
– en la respuesta a la represión y en la defensa firme de los derechos civiles y políticos.

El cambio político es posible. Pero en ese camino no hay atajos. El camino de la libertad hay que andarlo paso a paso, aunque sea con flexibilidad. Pero, necesariamente, hay que luchar y hacer el esfuerzo al nivel del objetivo que se persigue. Sin confrontación no se puede superar la negación y la cerrazón. En ese esfuerzo ha estado y está la mano de ETA tendida, siempre.

ETA se reafirma en el compromiso con una solución democrática, en el compromiso con una solución democrática para que, a través del diálogo y la negociación, los ciudadanos vascos podamos decidir nuestro futuro de forma libre y democrática. Si el Gobierno de España tiene voluntad, ETA está dispuesta, hoy igual que ayer, para acordar los mínimos democráticos necesarios para emprender el proceso democrático.

Así se lo hemos hecho saber también a la comunidad internacional. A ella le hacemos un llamamiento para que responda con responsabilidad histórica a la voluntad y compromiso de ETA, para que tome parte en la articulación de una solución duradera, justa y democrática a este secular conflicto político.

La decisión de ETA

ETA hace saber que ya hace algunos meses tomó la decisión de no llevar a cabo acciones armadas ofensivas.

ETA quiere reiterar el llamamiento a actuar con responsabilidad a los agentes políticos, sociales y sindicales vascos. Para llegar al escenario de un proceso democrático resulta imprescindible dar pasos firmes como Pueblo. Resulta necesario fijar el proceso para dar la Palabra al Pueblo. Porque será cuando los derechos del Pueblo Vasco sean reconocidos y garantizados cuando se abra la puerta de la verdadera solución al conflicto.

Para terminar, queremos hacer un llamamiento al conjunto de los ciudadanos vascos para que se impliquen y continúen la lucha. Cada cual en su propio ámbito, ofrecido cada uno su nivel de compromiso, para que con la riada compuesta por las gotas de todos podamos derruir el muro de la negación y dar pasos irreversibles en el camino de la libertad.


¡VIVA EL PAIS VASCO LIBRE! ¡VIVA EL PAIS VASCO SOCIALISTA!
¡HASTA CONSEGUIR LA INDEPENDENCIA Y EL SOCIALISMO

En el País Vasco, setiembre de 2010

Euskadi Ta Askatasuna
E.T.A


http://www.gara.net/azkenak/09/219101/e ... -redaccion

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mund ... +a+BBC.htm
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1822 em: Setembro 11, 2010, 03:20:23 pm »
¡HA DESAPARECIDO MI RESPUESTA.¡
¡¡Viva la libertad y la democracia.¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1823 em: Setembro 12, 2010, 12:41:43 am »
Em relação aos catalães, aqui vai o seu slogan preferido, como tal eles dizem :

"Catalunya is not spain" :G-bigun:
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1824 em: Setembro 16, 2010, 01:20:58 pm »
Boa tarde,

Citar
Juan Carlos – Foto do Rei Queimada

Independentistas catalães queimaram ontem, em Barcelona, uma foto do rei Juan Carlos, de Espanha, no final de uma manifestação que assinalou o Dia Nacional da Catalunha

Correio da Manhã, Domingo 12/09/2010

Cumprimentos
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 748 vez(es)
  • Enviou: 1667 vez(es)
  • +8550/-4173
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1825 em: Setembro 16, 2010, 01:57:22 pm »
Citação de: "Smoke Trails"
Boa tarde,

Citar
Juan Carlos – Foto do Rei Queimada

Independentistas catalães queimaram ontem, em Barcelona, uma foto do rei Juan Carlos, de Espanha, no final de uma manifestação que assinalou o Dia Nacional da Catalunha

Correio da Manhã, Domingo 12/09/2010

Cumprimentos


Já no final a taça do rei de basquetbol, "el rei" foi assobiado e apupado.
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1826 em: Setembro 16, 2010, 05:54:25 pm »
Citação de: "typhonman"
Citação de: "Smoke Trails"
Boa tarde,

Citar
Juan Carlos – Foto do Rei Queimada

Independentistas catalães queimaram ontem, em Barcelona, uma foto do rei Juan Carlos, de Espanha, no final de uma manifestação que assinalou o Dia Nacional da Catalunha

Correio da Manhã, Domingo 12/09/2010

Cumprimentos


Já no final a taça do rei de basquetbol, "el rei" foi assobiado e apupado.


Pior do que isso, em 2009 na final da taça do rei em Valência, no Mestalha, final esta ainda por cima entre o Barcelona e o Atletico de Bilbao o Bourbon foi brindado com uma valente assobiade-la.

Pior no momento em que começou a ser cantado o hino de castela, a coisa piorou ainda mais a TVE censurou a emissão, cortou essa parte.

Que vergonha.

Vejam aqui a noticia no público.

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1380570


:G-bigun:
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1827 em: Setembro 16, 2010, 05:59:12 pm »
Vejam aqui a figura deprimente do rei de castela, a acenar "literalmente para o ar" no momento em que é brindado com uma monumental assobiade-la, Xiulada como dizem os catalães.

Vejam o video.

Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1828 em: Setembro 29, 2010, 07:53:39 pm »
Citar
29-09-2010 - 18:09hGreve geral em Espanha marcada por batalha campal
Confrontos um pouco por toda a Espanha: pelo menos 70 pessoas foram detidas


O centro de Barcelona transformou-se esta quarta-feira numa batalha campal. Em causa, os confrontos entre manifestantes e a polícia na sequência da greve geral marcada para o dia de hoje em Espanha, informa o El País.

Várias centenas de polícias cercaram a Praça de Catalunha e a Praça da Universidade numa tentativa de controlar os manifestantes e os distúrbios. Os agentes investiram para controlar os ânimos, depois de haver registo de pelo menos um carro da polícia incendiado. Neste incidente, foram detidas pelo menos quatro pessoas.

Os confrontos levaram ainda a polícia a disparar tiros de balas de borracha ao que os manifestantes responderam com pedras contra a autoridade. Só na Catalunha, os incidentes já levaram a detenção de 23 pessoas, pelo menos, nove nos confrontos na Praça de Catalunha.

A batalha campal terá sido provocada por grupos extremistas e não pelos organizadores da jornada de luta, UGT e CCOO, que hoje ocorre em toda em Espanha, assim como em Portugal. «Eles agem à margem do protesto e com a vantagem de gerar violência», revelou fonte da polícia espanhola.

A greve geral em Espanha provocou ainda nove feridos, em Madrid, com a polícia a ter de disparar tiros para o ar durante os confrontos registados à porta da empresa de aviação EADS CASA, em Getafe. Este incidente foi o mais grave da jornada de greve geral, mas outros decorreram noutros pontos do país que resultaram em mais de 70 detenções.

A greve geral está a ter uma adesão moderada nos principais sectores, sendo que a indústria está paralisada e os transportes estão a funcionar com serviços mínimos. Os sindicatos falam numa adesão de 70 por cento e adiantam que pelo menos 10 milhões de trabalhadores não foram trabalhar.

Os principais problemas têm-se concentrado no transporte público, aeroportos e estações ferroviárias que têm operado com serviços mínimos durante a hora de ponta.

Durante todo o dia houve incidentes que levaram à prisão de 38 pessoas em Madrid, 10 na Andaluzia, 23 na Catalunha, duas em Valência e duas em Alicante.


Estou a por neste tópico, porque em imagens da manifestação em Barcelona, pairavam bandeiras independentistas da Catalunha.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1829 em: Setembro 30, 2010, 07:38:49 pm »
El que quiera precisamente ver lo contrário, en Yotube puede poner "Valencia ist not Catalunya" y ve lo mismo pero al revés.
Hoy en día Valencia, Aragón y Baleares son ajenas a esa idea "imperialista" y dominadora de algunos catalanes.
A veces los arboles no nos dejan ver el bosque.¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"