Engraçado os galegos castelhanizados só falam em que a Galiza ficou melhor sendo provincia castelhana e como tal ter sido imensamente castelhanizada, do que ter sido uma provincia de Portugal, será que não existe uma terceira opcção? Para eles não, para eles a Galiza nunca poderia ser uma nação independente há isso não, eles só justificam porque devem pertencer a um país e não a outro, pois claro já se sabe que nunca teriam tomates para se governar sozinhos e serem um país independente, preferem viver para sempre submissos na alçada dos castelhanos.
Quanto á afirmação dos que dizem que língua galaico portuguesa ser melhor protegida em Espanha/castela, do que teria sido em Portugal, bem esta afirmação é completamente ignorante o galego (não o actual castelhanizado) e o português eram a mesma língua, por isso o galego teria garantido a 100% a sua preservação se a Galiza tivesse ficada unida a Portugal e claro por isso a língua que seria falada na Galiza hoje (sem estar castelhanizada) seria exactamente igual ao português
Não foi o parlamento galego que chegou á conclusão que a língua galega está gravemente doente? Não foi o parlamento galego que pediu a transmissão das televisões portuguesas para a Galiza por considerar isso como a unica forma de salvar a língua galaica portuguesa que ainda não está castalhenizada e ainda resta na Galiza?
Senhores galegos castelhanizados, deixem-se de mentiras e hipocrisias,
vocês sabem que o parlamento galego votou COM 100% DE APROVAÇÃO, NEM UM VOTO CONTRA, NEM UMA ABSTENÇÃO, até os castelhanistas do PP da Galiza votaram a favor da transmissão das televisões lusa, como a ultima tentativa de salvação da língua galega que se encontram em avançado estado de "Necrose" devido ao castelhano.
Por isso castelhanizados, não vos parece um conta senso dizer dizer que o galego não sobreviveria com a Galiza unida a Portugal? Quando os própros galegos admitem que o português é o unico antidoto para a sobrevivencia da língua galega na Galiza, haja mais juizo e menos ignorância.