Bueno es que el método tiene el nombre de su inventor que en cualquier idioma es Victor d'Hondt
O Método chama-se método de Hondt. É assim que está na constituição portuguesa.
Este é um fórum português. Se continuar a haver comportamentos desviantes, que além do mais demonstram ignorância, não gostaria de ser obrigado a propor a exclusão da utilização da língua castelhana neste fórum, como acontece com a língua portuguesa nos fórums de lingua castelhana.
Não é permitido a nenhum participante espanhol, corrigir o que quer que seja da língua portuguesa, dando como exemplo a forma castelhana ou aquela que se utiliza em Castela.
Lembro que a utilização da língua castelhana neste fórum é admitida a título excepcional.
Há limites para tudo!
O método de Hondt é utilizado em imensos países e tem as suas virtudes e defeitos.
Num país em que houver um grande numero de pequenos círculos eleitorais, o partido que fica à frente na maioria deles, acaba tendo sempre vantagem.
É por isso que o PP e o PSOE conseguem uma representação muito maior que aquela que lhe cabe, porque ficaram à frente em todas as províncias.
Os socialistas
43.6% dos votos ---> 48.3% dos deputados (16 deputados a mais)
A extrema direita
40.11% dos votos ---> 43.7% dos deputados (13 deputados a mais)
Ou seja:
O método de Hondt, deu de mão beijada 29 deputados aos partidos de Madrid, beneficiando portanto os nacionalistas castelhanos, dando-lhes no conjunto mais de 8% do parlamento, que os votos na verdade não lhes concederam.
Os nacionalistas castelhanos são portanto os grandes beneficiados com o método e não o contrário.
À «ESQUERRA», com 1.17% dos votos, deveriam corresponder 4 deputados, mas ficou com apenas 3.
Logo os partidos regionais foram os mais afectados pelos método de Hondt.
O Partido Comunista «IU» não conseguiu mais representação porque os seus votos estavam dispersos pelas várias províncias, não atingindo o numero suficiente para eleger deputados em quase lugar nenhum.
É por isso que surge o fenómeno do voto útil, e é por isso que o PSOE ganhou posições. O método de Hondt, favorece o maior partido e favorece o voto útil.
Em Portugal ocorreu a mesma coisa, pois o PS tem maioria absoluta no parlamento com 122 deputados (53%) mas conseguiu apenas 45.1% dos votos, porque ganhou em 17 dos 20 círculos eleitorais.
Isto é só uma achega técnica. O tema evidentemente continua na ordem do dia. Não são os resultados de uma eleição que definem os próximos 5 séculos.
O inevitável acontecerá. Não é uma questão de «se», é apenas uma questão de «quando».
Cumprimentos