Programa de substituição do C-130

  • 2856 Respostas
  • 1158584 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7341
  • Recebeu: 8393 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +10222/-2955
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2850 em: Novembro 11, 2025, 05:05:55 pm »
https://www.dailymail.co.uk/video/news/video-3548321/Video-Video-reportedly-shows-Turkish-NATO-aircraft-crashing-Georgia.html

A razão porque os problemas estruturais dos nossos C-130 são preocupantes. Especialmente quando os querem meter a fazer combate aos incêndios.

Falha catastrófica. Já vi vídeos no Twitter de vários ângulos e não deixa de impressionar. Eterno descanso para as 20 almas que seguiam a bordo.

Por isso é de suma importância que a FAP se certifique que os Hércules conseguirão aguentar a dura missão de combate direto às chamas, visto que muito provavelmente serão os operadores exclusivos dos sistemas MAFFS II.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3133
  • Recebeu: 719 vez(es)
  • Enviou: 390 vez(es)
  • +200/-527
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2851 em: Novembro 11, 2025, 05:36:44 pm »
https://www.dailymail.co.uk/video/news/video-3548321/Video-Video-reportedly-shows-Turkish-NATO-aircraft-crashing-Georgia.html

A razão porque os problemas estruturais dos nossos C-130 são preocupantes. Especialmente quando os querem meter a fazer combate aos incêndios.

Falha catastrófica. Já vi vídeos no Twitter de vários ângulos e não deixa de impressionar. Eterno descanso para as 20 almas que seguiam a bordo.

Por isso é de suma importância que a FAP se certifique que os Hércules conseguirão aguentar a dura missão de combate direto às chamas, visto que muito provavelmente serão os operadores exclusivos dos sistemas MAFFS II.

Citar
Numa nota publicada no seu site, a FAB diz que o KC-390 está indicado para o "combate a incêndios florestais de grande escala".

Citar
"O KC-390 vai substituir a frota de C-130, com já 40 anos de idade e que está no limite da sua utilizabilidade", com "duplo uso - civil e militar, incluindo combate aos incêndios", disse o ministro da Defesa após o Conselho de Ministros que aprovou a compra dos aviões, em 11 de julho.

Quando chegaram cá perderam essa capacidade?
Ou o João Gomes Cravinho andava a enganar o povo com a desculpa do duplo uso?
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1397
  • Recebeu: 206 vez(es)
  • Enviou: 336 vez(es)
  • +43/-2448
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2852 em: Novembro 11, 2025, 06:16:11 pm »
Está a culpar o avião ou os responsáveis pela compra?

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7341
  • Recebeu: 8393 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +10222/-2955
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2853 em: Novembro 11, 2025, 06:17:34 pm »
Quando chegaram cá perderam essa capacidade?
Ou o João Gomes Cravinho andava a enganar o povo com a desculpa do duplo uso?

A adicionar a isso, certas missões com cargas mais elevadas e/ou transporte de água com MAFFS, alegadamente é para não fazer mais....
Cps

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13056.4710
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1578
  • Recebeu: 593 vez(es)
  • Enviou: 668 vez(es)
  • +398/-1977
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2854 em: Novembro 11, 2025, 06:26:03 pm »
Está noutro tópico,  o da Força Aérea Turca, a notícia deste acidente. Supostamente... o tempo dirá.
Certo é que se tratava de um avião com 57 anos, que anteriormente pertencia à RAF, e que foi para a Turquia em 2010 ou 2011.
Serve de aviso, mais um, para verificarem muito bem o estado dos nossos e, sobretudo,  o risco que poderá acarretar a missão que irão desempenhar no combate a incêndios.
Misturar o assunto com o KC-390 já é costume, aliás,  arrisco-me a pensar que em breve o tucanito virá também ao barulho.
É o que temos, por isso é lidar...
Mesmo que ainda não se saiba, por exemplo,  se até foi abatido.
O que interessa é que vai correr mal com os nossos de certeza e a culpa é do KC-390,  da EMBRAER e do Cravinho...
Só por curiosidade,  ninguém se preocupa com a idade dos BH? É que a missão será a mesma para alguns deles, e provavelmente o esforço ainda maior e mais intenso.
João Pereira
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1271
  • Recebeu: 642 vez(es)
  • Enviou: 828 vez(es)
  • +95/-10
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2855 em: Novembro 11, 2025, 06:51:10 pm »


Não me parece que as asas se tenham separado...  :o
« Última modificação: Novembro 11, 2025, 06:51:39 pm por goncalobmartins »
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1578
  • Recebeu: 593 vez(es)
  • Enviou: 668 vez(es)
  • +398/-1977
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2856 em: Novembro 11, 2025, 07:14:58 pm »
Não,  ficaram "agarradas" à parte central da fuselagem, com os 4 motores.
Parece que se partiu por secções...

Confirmados os 20 mortos.
« Última modificação: Novembro 11, 2025, 07:16:43 pm por Lampuka »
João Pereira