Programa de substituição do C-130

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2790 em: Agosto 14, 2025, 09:10:54 am »
Não estive a ver mas parece que o Nuno Melo dise na CNN que os C-130 vão voar até 2040

Só para relembrar que em 2040 as células "16801", "16803" e "16805" terão entre os 72 e 73 anos de serviço, e que o "16806" terá 49...

Faz sentido... Lá para 2040, a idade para reforma em Portugal também deverá andar nos 70, 72 anos  ;D
« Última modificação: Agosto 14, 2025, 09:11:15 am por goncalobmartins »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2791 em: Agosto 14, 2025, 09:26:58 am »
Faz sentido... Lá para 2040, a idade para reforma em Portugal também deverá andar nos 70, 72 anos  ;D

Hehehehehehehe!  :mrgreen:

Na comunidade dos Bisontes ninguém está seriamente convicto disso - isto é, do que o Melinho afirmou -, se é que alguém está.  ::)

Já agora: o A400M consegue transportar 20 mil litros de água ou calda retardante com auxílio de um kit Roll-on/Roll-off da Airbus, esgotando a capacidade em 10 segundos e cobrindo uma área de cerca de 400 metros.






Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2792 em: Agosto 14, 2025, 10:11:55 am »
Faz sentido... Lá para 2040, a idade para reforma em Portugal também deverá andar nos 70, 72 anos  ;D

Hehehehehehehe!  :mrgreen:

Na comunidade dos Bisontes ninguém está seriamente convicto disso - isto é, do que o Melinho afirmou -, se é que alguém está.  ::)

Já agora: o A400M consegue transportar 20 mil litros de água ou calda retardante com auxílio de um kit Roll-on/Roll-off da Airbus, esgotando a capacidade em 10 segundos e cobrindo uma área de cerca de 400 metros.







Eu até percebo o investimento no MAFFS II por ser compatível com o C-130H e com o KC-390... Mas a minha questão é, em 2028, daqui a 3 anos, vamos ter 4 C-130H e 6 KC-390? Já para não falar dos 12 C-295M/MPA?
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2793 em: Agosto 14, 2025, 04:19:29 pm »
Ainda segundo o ministro, o 03 e o 05 estão prontos em breve... O 03 está agora ativo no ADSB com o CS HERKY62 e já identificado com C-130H:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c82

EDIT: No ar neste momento.

Aterrou.

Parece estar, neste momento, na BA6...
« Última modificação: Agosto 14, 2025, 04:21:28 pm por goncalobmartins »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2794 em: Agosto 14, 2025, 04:36:10 pm »
Eu até percebo o investimento no MAFFS II por ser compatível com o C-130H e com o KC-390... Mas a minha questão é, em 2028, daqui a 3 anos, vamos ter 4 C-130H e 6 KC-390? Já para não falar dos 12 C-295M/MPA?

Apesar do MAFFS II poder ser utilizado no Millennium, quase de certeza que os 2 kits serão empregues em exclusivo pelos C-130H e/ou H-30 da 501 (a ANG opera o MAFFS II tanto nos C-130 curtos, como nos longos, por exemplo).

Relativamente à tua afirmação, há-que ter em conta que ainda recentemente foi dito que o KC-390 veio afinal complementar o Hércules, e não propriamente substitui-lo. Acrescente-se os problemas de disponibilidade da frota C-295M caso se mantenham, avarias, manutenção, destacamentos, eventualmente outros imprevistos (por exemplo, modernização), etc, e o número real de células disponível a dado ponto poderá ser bem mais baixo do que o total em termos absolutos.

Para finalizar, e regressando ao C-130H, neste momento são poucos dentro da FAP que acreditam que as aeronaves consigam voar até 2040 devido a uma série de fatores. Esta modesta modernização tardia de que foram alvo poderá conferir-lhes uma vida útil a rondar uma década, mas mais do que isso é duvidoso.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2795 em: Agosto 18, 2025, 07:46:10 pm »
O objetivo é o A-400 complementar o KC-390, os C-130H ficaram apenas para os fogos, com o MAFFS II, a operar a partir de Ovar, ficando os A-400 na BA nº6.
Cps
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2796 em: Agosto 18, 2025, 09:14:05 pm »
A-400M + C-130 + KC-390 + C-295M ?  ???





 

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Duarte

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2797 em: Agosto 18, 2025, 09:23:56 pm »
A-400M + C-130 + KC-390 + C-295M ?  ???
+ Lus-222  :mrgreen:

FAP
= TAM- Transportes Aéreos Militares  ::)
« Última modificação: Agosto 18, 2025, 09:32:37 pm por Duarte »
слава Україна!
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2798 em: Agosto 19, 2025, 09:42:28 am »
A-400M + C-130 + KC-390 + C-295M ?  ???
+ Lus-222  :mrgreen:

FAP
= TAM- Transportes Aéreos Militares  ::)

+ 747 Fire Tanker para ficarmos na frente... ou um 330 MRTT de dupla função...

Isto é mesmo o país da Alice ou melhor, do Coelho Branco e do Chapeleiro Louco!

 ::)

« Última modificação: Agosto 19, 2025, 09:43:26 am por oi661114 »
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2799 em: Agosto 19, 2025, 01:52:05 pm »
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2800 em: Agosto 19, 2025, 03:12:37 pm »
A-400M + C-130 + KC-390 + C-295M ?  ???
+ Lus-222  :mrgreen:

FAP
= TAM- Transportes Aéreos Militares  ::)

+ 747 Fire Tanker para ficarmos na frente... ou um 330 MRTT de dupla função...

Isto é mesmo o país da Alice ou melhor, do Coelho Branco e do Chapeleiro Louco!

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O A-400 também pode levar um kit de combate a incêndios. Vai ser a desculpa para se comprar a dita aeronave.
 

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Lampuka

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2801 em: Agosto 19, 2025, 04:25:42 pm »
Espera-se bem que o A400, a vir, não necessite deste tipo de "desculpa"...
Tem outras valências muito mais interessantes.
Tal como o KC-390,  que foi claramente a melhor opção (dentro das disponíveis) para substituir o C130, que também tem a mesma valência, mas que não é a sua principal.
Essas "desculpas" são aquelas que a classe política gosta de utilizar para mais facilmente "vender" a ideia de investimento nas FA's perante uma opinião pública desacreditada destas mesmas FA's, reflexo do estado a que esta mesma classe política as deixou chegar.
Pena que aqui,  por vezes, se vá na onda e se misturem as coisas.
João Pereira
 

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yuwanko

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2802 em: Agosto 19, 2025, 06:18:25 pm »
Espera-se bem que o A400, a vir, não necessite deste tipo de "desculpa"...
Tem outras valências muito mais interessantes.
Tal como o KC-390,  que foi claramente a melhor opção (dentro das disponíveis) para substituir o C130, que também tem a mesma valência, mas que não é a sua principal.
Essas "desculpas" são aquelas que a classe política gosta de utilizar para mais facilmente "vender" a ideia de investimento nas FA's perante uma opinião pública desacreditada destas mesmas FA's, reflexo do estado a que esta mesma classe política as deixou chegar.
Pena que aqui,  por vezes, se vá na onda e se misturem as coisas.

Pelos vistos o KC390 não vai substituir os C130.

Quase de certeza que se o A400 vier vai ser com a desculpa do combate a incêndios, quase ponho a mão no fogo.
 

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Lampuka

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2803 em: Agosto 19, 2025, 06:49:38 pm »
Citar
Pelos vistos o KC390 não vai substituir os C130.
 
Não vai, já substituiu.
E com ganhos operacionais reconhecidos.
A história dos kits para os C130 parece-me uma forma airosa de retirar esse ónus ao KC-390,  que no meu entender deveria ser utilizado prioritariamente noutras missões.
E ao mesmo tempo "disfarçar" a inutilidade do dinheiro empregue na actualização dos C130, que veio atrasada em relação às nossas necesidades.
Não sendo para vender, vão esticá-los por 10 anitos a apagar incêndios 2 ou 3 semanas por ano, mais uns treinos dos paraquedistas e uns transportes cada vez mais raros quando chegarem os restantes KC-390.
Não é retirar mérito ou valor ao equipamento ou às suas tripulações,  mas nitidamente com 5 (e agora 6) KC's, deixam de ter utilidade.
Digo eu...
Abraços
João Pereira
 

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Subsea7

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2804 em: Agosto 19, 2025, 06:52:26 pm »
Para os mais fogosos, lamento mas não irão ver os KC com o MAFFS, por motivos que não vou aqui explicar.
Cps,
 
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