Eu até percebo o investimento no MAFFS II por ser compatível com o C-130H e com o KC-390... Mas a minha questão é, em 2028, daqui a 3 anos, vamos ter 4 C-130H e 6 KC-390? Já para não falar dos 12 C-295M/MPA?
Apesar do MAFFS II poder ser utilizado no Millennium, quase de certeza que os 2 kits serão empregues em exclusivo pelos C-130H e/ou H-30 da 501 (a ANG opera o MAFFS II tanto nos C-130 curtos, como nos longos, por exemplo).
Relativamente à tua afirmação, há-que ter em conta que ainda recentemente foi dito que o KC-390 veio afinal complementar o Hércules, e não propriamente substitui-lo. Acrescente-se os problemas de disponibilidade da frota C-295M caso se mantenham, avarias, manutenção, destacamentos, eventualmente outros imprevistos (por exemplo, modernização), etc, e o número real de células disponível a dado ponto poderá ser bem mais baixo do que o total em termos absolutos.
Para finalizar, e regressando ao C-130H, neste momento são poucos dentro da FAP que acreditam que as aeronaves consigam voar até 2040 devido a uma série de fatores. Esta modesta modernização tardia de que foram alvo poderá conferir-lhes uma vida útil a rondar uma década, mas mais do que isso é duvidoso.