Programa de substituição do C-130

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2790 em: Hoje às 09:10:54 am »
Não estive a ver mas parece que o Nuno Melo dise na CNN que os C-130 vão voar até 2040

Só para relembrar que em 2040 as células "16801", "16803" e "16805" terão entre os 72 e 73 anos de serviço, e que o "16806" terá 49...

Faz sentido... Lá para 2040, a idade para reforma em Portugal também deverá andar nos 70, 72 anos  ;D
« Última modificação: Hoje às 09:11:15 am por goncalobmartins »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2791 em: Hoje às 09:26:58 am »
Faz sentido... Lá para 2040, a idade para reforma em Portugal também deverá andar nos 70, 72 anos  ;D

Hehehehehehehe!  :mrgreen:

Na comunidade dos Bisontes ninguém está seriamente convicto disso - isto é, do que o Melinho afirmou -, se é que alguém está.  ::)

Já agora: o A400M consegue transportar 20 mil litros de água ou calda retardante com auxílio de um kit Roll-on/Roll-off da Airbus, esgotando a capacidade em 10 segundos e cobrindo uma área de cerca de 400 metros.






Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2792 em: Hoje às 10:11:55 am »
Faz sentido... Lá para 2040, a idade para reforma em Portugal também deverá andar nos 70, 72 anos  ;D

Hehehehehehehe!  :mrgreen:

Na comunidade dos Bisontes ninguém está seriamente convicto disso - isto é, do que o Melinho afirmou -, se é que alguém está.  ::)

Já agora: o A400M consegue transportar 20 mil litros de água ou calda retardante com auxílio de um kit Roll-on/Roll-off da Airbus, esgotando a capacidade em 10 segundos e cobrindo uma área de cerca de 400 metros.







Eu até percebo o investimento no MAFFS II por ser compatível com o C-130H e com o KC-390... Mas a minha questão é, em 2028, daqui a 3 anos, vamos ter 4 C-130H e 6 KC-390? Já para não falar dos 12 C-295M/MPA?
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2793 em: Hoje às 04:19:29 pm »
Ainda segundo o ministro, o 03 e o 05 estão prontos em breve... O 03 está agora ativo no ADSB com o CS HERKY62 e já identificado com C-130H:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c82

EDIT: No ar neste momento.

Aterrou.

Parece estar, neste momento, na BA6...
« Última modificação: Hoje às 04:21:28 pm por goncalobmartins »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2794 em: Hoje às 04:36:10 pm »
Eu até percebo o investimento no MAFFS II por ser compatível com o C-130H e com o KC-390... Mas a minha questão é, em 2028, daqui a 3 anos, vamos ter 4 C-130H e 6 KC-390? Já para não falar dos 12 C-295M/MPA?

Apesar do MAFFS II poder ser utilizado no Millennium, quase de certeza que os 2 kits serão empregues em exclusivo pelos C-130H e/ou H-30 da 501 (a ANG opera o MAFFS II tanto nos C-130 curtos, como nos longos, por exemplo).

Relativamente à tua afirmação, há-que ter em conta que ainda recentemente foi dito que o KC-390 veio afinal complementar o Hércules, e não propriamente substitui-lo. Acrescente-se os problemas de disponibilidade da frota C-295M caso se mantenham, avarias, manutenção, destacamentos, eventualmente outros imprevistos (por exemplo, modernização), etc, e o número real de células disponível a dado ponto poderá ser bem mais baixo do que o total em termos absolutos.

Para finalizar, e regressando ao C-130H, neste momento são poucos dentro da FAP que acreditam que as aeronaves consigam voar até 2040 devido a uma série de fatores. Esta modesta modernização tardia de que foram alvo poderá conferir-lhes uma vida útil a rondar uma década, mas mais do que isso é duvidoso.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)