Programa de substituição do C-130

  • 2839 Respostas
  • 1138438 Visualizações
*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1221
  • Recebeu: 619 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +89/-8
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2820 em: Setembro 10, 2025, 12:39:53 pm »
Citar
REPARAÇÃO DE TRÊS UNIDADES EWMU (ELECTRONIC WARFARE MANAGEMENT UNIT) PARA O SISTEMA DE ARMAS C-130H   Ajuste Direto Regime Geral   Força Aérea Portuguesa   Quadri   83.121,00 €   10-09-2025
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7273
  • Recebeu: 8248 vez(es)
  • Enviou: 5632 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2821 em: Setembro 10, 2025, 12:48:00 pm »
O "03" está a participar no ASAREX 25.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, goncalobmartins

*

Turlu

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 145 vez(es)
  • Enviou: 308 vez(es)
  • +118/-1
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2822 em: Setembro 10, 2025, 01:20:40 pm »
O "03" está a participar no ASAREX 25.

Se calhar foi o que hoje vi levantar voo na BA4.
Pouco depois aterrou um P3.
Fui levar um familiar ao aeroporto e não levei máquina fotográfica  :(

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7273
  • Recebeu: 8248 vez(es)
  • Enviou: 5632 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2823 em: Setembro 10, 2025, 01:52:41 pm »
Imagem de ontem do "03" nas Lajes para o ASAREX 25.

(Foto: Força Aérea Portuguesa)


Estou ansioso por ver imagens do CC-295 Kingfisher canadiano.  :)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Turlu

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 145 vez(es)
  • Enviou: 308 vez(es)
  • +118/-1
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2824 em: Setembro 10, 2025, 01:58:13 pm »
O Kingfisher Canadiano estava estacionado na placa hoje de manhã. Chamou-me a atenção pelas cores "vistosas" (amarelo e vermelho).
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1221
  • Recebeu: 619 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +89/-8
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2825 em: Setembro 10, 2025, 11:52:46 pm »
O Kingfisher Canadiano estava estacionado na placa hoje de manhã. Chamou-me a atenção pelas cores "vistosas" (amarelo e vermelho).

Videos do Kingfisher aqui:

https://www.instagram.com/p/DObxkGCCCRv/?img_index=2
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Turlu

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8099
  • Recebeu: 1404 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +5293/-248
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2826 em: Setembro 16, 2025, 10:25:03 am »
Despacho n.º 10897/2025
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional
Autoriza a Força Aérea a reprogramar o encargo e a realizar a despesa, relativos à modificação das aeronaves Lockheed C-130H, e delega, no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, os poderes para a prática dos atos subsequentes.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/10897-2025-935441962
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1221
  • Recebeu: 619 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +89/-8
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2827 em: Setembro 19, 2025, 02:15:58 pm »
Citar
AQUISIÇÃO DE RAINBOW FITTINGS PARA INCORPORAR NA AERONAVE C-130H N/C 16805   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   147.756,90 €   19-09-2025   


 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7273
  • Recebeu: 8248 vez(es)
  • Enviou: 5632 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2828 em: Setembro 23, 2025, 11:50:03 am »
Citar
AQUISIÇÃO DE RAINBOW FITTINGS PARA INCORPORAR NA AERONAVE C-130H N/C 16805   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   147.756,90 €   19-09-2025   


Pois, como eu escrevi aqui há umas semanas, o 05 vai levar um bocadinho mais de tempo a estar pronto. Não estava prevista esta intervenção.

A substituição dos "rainbow fittings" é um processo um bocadinho moroso (algumas semanas) já que implica a retirada das asas. Após esse procedimento, as asas são recolocadas e necessitarão de ser alinhadas na perfeição. Os "rainbow fittings" normalmente são substituídos quando são detetadas rachas provocadas por fadiga ou corrosão, que constituem um grave risco para a segurança da aeronave e sua tripulação.

Apesar do possível atraso na entrega do 4º e último C-130H modernizado, há a garantia que após esta intervenção o aparelho terá todas as condições de segurança reunidas para poder voltar a operar normalmente.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1221
  • Recebeu: 619 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +89/-8
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2829 em: Setembro 23, 2025, 12:59:27 pm »
Citar
AQUISIÇÃO DE RAINBOW FITTINGS PARA INCORPORAR NA AERONAVE C-130H N/C 16805   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   147.756,90 €   19-09-2025   


Pois, como eu escrevi aqui há umas semanas, o 05 vai levar um bocadinho mais de tempo a estar pronto. Não estava prevista esta intervenção.

A substituição dos "rainbow fittings" é um processo um bocadinho moroso (algumas semanas) já que implica a retirada das asas. Após esse procedimento, as asas são recolocadas e necessitarão de ser alinhadas na perfeição. Os "rainbow fittings" normalmente são substituídos quando são detetadas rachas provocadas por fadiga ou corrosão, que constituem um grave risco para a segurança da aeronave e sua tripulação.

Apesar do possível atraso na entrega do 4º e último C-130H modernizado, há a garantia que após esta intervenção o aparelho terá todas as condições de segurança reunidas para poder voltar a operar normalmente.

É bom saber isto depois de ter voado nele, com a criança, no ano passado na BA6  :o
« Última modificação: Setembro 23, 2025, 01:03:32 pm por goncalobmartins »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7273
  • Recebeu: 8248 vez(es)
  • Enviou: 5632 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2830 em: Setembro 23, 2025, 01:11:24 pm »
É bom saber isto depois de ter voado nele, com a criança, o ano passado na BA6  :o

Obviamente não sei os detalhes ao pormenor, mas podes ter a certeza que se voaste no 05 é porque ele estava totalmente apto para tal. A FAP pode ter constrangimentos orçamentais, porém nenhuma aeronave descola sem que estejam asseguradas as completas condições de segurança da mesma, de modo a não colocar em risco tripulações e terceiros. Isso sempre foi um imperativo no ramo. 

Falhas destas só são normalmente detetadas nas grandes inspeções; porém aqui até se pode dar o caso de não se ter tratado propriamente da descoberta de rachas, e ter sido antes uma ação preventiva tendo em conta o esforço adicional previsto nas aeronaves para as missões com o MAFFS II, por exemplo, e um horizonte temporal de mais 15 anos de operação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, goncalobmartins

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1716
  • Recebeu: 980 vez(es)
  • Enviou: 1056 vez(es)
  • +464/-623
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2831 em: Setembro 23, 2025, 01:22:22 pm »
É bom saber isto depois de ter voado nele, com a criança, o ano passado na BA6  :o

Obviamente não sei os detalhes ao pormenor, mas podes ter a certeza que se voaste no 05 é porque ele estava totalmente apto para tal. A FAP pode ter constrangimentos orçamentais, porém nenhuma aeronave descola sem que estejam asseguradas as completas condições de segurança da mesma, de modo a não colocar em risco tripulações e terceiros. Isso sempre foi um imperativo no ramo. 

Falhas destas só são normalmente detetadas nas grandes inspeções; porém aqui até se pode dar o caso de não se ter tratado propriamente da descoberta de rachas, e ter sido antes uma ação preventiva tendo em conta o esforço adicional previsto nas aeronaves para as missões com o MAFFS II, por exemplo, e um horizonte temporal de mais 15 anos de operação.

... excepto, talvez, durante os últimos anos de utilização do A-7....
Cumprimentos,
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1221
  • Recebeu: 619 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +89/-8
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2832 em: Setembro 23, 2025, 01:59:05 pm »
É bom saber isto depois de ter voado nele, com a criança, o ano passado na BA6  :o

Obviamente não sei os detalhes ao pormenor, mas podes ter a certeza que se voaste no 05 é porque ele estava totalmente apto para tal. A FAP pode ter constrangimentos orçamentais, porém nenhuma aeronave descola sem que estejam asseguradas as completas condições de segurança da mesma, de modo a não colocar em risco tripulações e terceiros. Isso sempre foi um imperativo no ramo. 

Falhas destas só são normalmente detetadas nas grandes inspeções; porém aqui até se pode dar o caso de não se ter tratado propriamente da descoberta de rachas, e ter sido antes uma ação preventiva tendo em conta o esforço adicional previsto nas aeronaves para as missões com o MAFFS II, por exemplo, e um horizonte temporal de mais 15 anos de operação.

Não tenho qualquer dúvida @CJ. Muito pelo contrário tenho sempre a certeza que toda a FAP assegurada todas as condições de segurança em todos os voos  ;)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7273
  • Recebeu: 8248 vez(es)
  • Enviou: 5632 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2833 em: Setembro 23, 2025, 02:02:47 pm »
... excepto, talvez, durante os últimos anos de utilização do A-7....

Não concordo, caro amigo. Os acidentes na frota A-7P deveram-se a várias falhas mecânicas e humanas ocorridas durante o voo, não antes do mesmo. Se não estivessem reunidas as condições de segurança, o caça não descolava. Tantas vezes que na própria rolagem para a pista o piloto reportava um problema e a descolagem era imediatamente abortada. Segurança e prevenção acima de tudo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Subsea7, PTWolf, Nighthawk

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1221
  • Recebeu: 619 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +89/-8
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2834 em: Outubro 08, 2025, 05:20:49 pm »
Citar
Aquisição de serviços de regeneração de equipamentos eletroaviónicos para as aeronaves C-130H N/C 16801 e 16805   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   ORION TECHNIK - Maintenance & Engineering   135.012,50 €   08-10-2025