Programa de substituição do C-130

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Drecas

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2745 em: Agosto 06, 2025, 03:46:32 pm »
Incêndios: Governo vai adquirir dois ‘kits’ de combate a fogos para aviões C-130

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O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Estado vai adquirir dois ‘kits’ de combate aos incêndios florestais para equipar duas aeronaves C-130, num investimento de cerca de 16 milhões de euros.

[...]

“KC-390 não tem nada a ver com kits de incêndios, muito embora, por exemplo, no Brasil, alguns recebem kits de incêndios para cenários completamente diferentes (…) que não tem nada a ver com a realidade portuguesa. Portugal tem uma dimensão e uma natureza, o Brasil tem outra e para Portugal os C-130 são aviões muito melhor preparados”, detalhou.

https://www.agroportal.pt/incendios-governo-vai-adquirir-dois-kits-de-combate-a-fogos-para-avioes-c-130/

Os kits que usam nos kc390 não são os mesmos ou muito similares aos do c130?

parece-me mais coisa menos coisa igual honestamento



 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2746 em: Agosto 06, 2025, 04:26:18 pm »
A citação do Nuno Melo a dizer que o KC não tem nada a ver com kit de incêndios quando usam exatamente o mesmo kit que os C-130 nos Estados Unidos.....que raio é o ponto dele

E porque é que os C-130 para nós estão melhor preparados? Porque têm 30 anos de idade?

Porque o MDN é uma pessoa desprovida de grande capacidade cognitiva, como é conhecido. Com que então vamos adquirir 2 MAFFS II para Hércules com 48 anos de serviço? Sim senhor, bravo!

Encomendar mais CL-515 é que não dá jeito nenhum, ou mesmo uns quantos Fireboss para a FAP; vamos com a prata da casa para ser mais baratinho.  ::)


P.S. Drecas, o mais novo C-130 da FAP é o C-130H-30 "16806", que tem 34 anos de serviço. Os restantes 3 têm entre os 47 e 48 anos.
« Última modificação: Agosto 06, 2025, 04:31:10 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2747 em: Agosto 06, 2025, 04:59:48 pm »
Parece-me demasiado uma compra rapidinha para mostrar serviço e duplo uso e todas essas questões enquanto o tópico dos incêndios está bem fresco, e melhor dizendo, bem real para muita gente

Mas sem qualquer planeamento a longo prazo e não vai ser isto que vai mudar alguma coisa.....
« Última modificação: Agosto 06, 2025, 05:20:04 pm por Drecas »
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2748 em: Agosto 06, 2025, 05:08:37 pm »
Parece-me demasiado uma compra rapidinha para mostrar serviço e duplo uso e todas essas questões enquanto o tópico dos incêndios está bem fresco, e melhor dizendo, bem real para muita gente

Mas sem qualquer planeamento a longo prazo e não ser isto que vai mudar alguma coisa.....

Na mouche!

É uma medida de puro oportunismo político, aliado a eleitoralismo e obviamente um quê de populismo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2749 em: Agosto 06, 2025, 05:31:45 pm »
Apesar deste Governo se tentar mostrar como reformador e confiante, parece-me que no fundo sofre de "perturbação de stress pós-traumático"... sem maioria, com um Presidente que parece gostar mais das antigas políticas de "D. Costa I" (ou, porque foi colaborante, não quer que se note os problemas), "entalado" entre um partido populista e uma esquerda agressiva.

E toma decisões "populares" como reação - especialmente quando se trata de Defesa.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2750 em: Agosto 06, 2025, 05:36:08 pm »
Parece-me demasiado uma compra rapidinha para mostrar serviço e duplo uso e todas essas questões enquanto o tópico dos incêndios está bem fresco, e melhor dizendo, bem real para muita gente

Mas sem qualquer planeamento a longo prazo e não ser isto que vai mudar alguma coisa.....

Na mouche!

É uma medida de puro oportunismo político, aliado a eleitoralismo e obviamente um quê de populismo.

Dezasseis milhões vão ser deitados ao lixo é  o que é!!

Quantas missões de combate aos FF, equipados com os MAFFS, efectuaram os C's durante os quase 50 anos de FAP ??

Esta gentinha não se enxerga mesmo é só estoirar dinheiro em equipamentos que já provaram que não acrescentam maior capacidade ao combate aéreo aos FF .

Os C's se foram utilizados numas seis missões foi o máximo e agora este chico esperto, em vez de alocar verba para adquirir mais dois DHC-515, ou até dois CL415, como Reforço da parelha que nos vai ser praticamente doada,  tal a indigência, e incompetência destes politicozecos de pacotilha, uma vergonha Nacional, opta este sr por adquirir um equipamento como já possuímos, e deixamos degradar, para agradar à opinião pública!!!

Sr ministro, custo de um DHC-515 é de 50M€, não temos 100 milhões, para proteger a nossa floresta ?
Mas tivemos 330M€ para um sexto C390 e doze A29N, engraçado não é??

Uma excelente gestão das verbas da DN, sabendo todos nós o Inferno por que o nosso País passa todos os verões, ano após ano, em vez de se criar ASAP, uma estrutura na FAP com cabeça tronco e membros para essa missão de duplo uso, como os políticos gostam de salientar, e na BA8, criar um Grupo a duas ESQ, uma de asa rotativa e outra de asa fixa, para o combate aos fogos florestais, anda esta gentalha a comprar avionetas para o CAS, e mais um cagueiro táctico!!
330 milhões para uma mão cheia de nada !!!

Continuem que vão no bom caminho, do deixa arder !!

Abraço

« Última modificação: Agosto 06, 2025, 06:28:42 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2751 em: Agosto 06, 2025, 05:56:43 pm »
Parece-me demasiado uma compra rapidinha para mostrar serviço e duplo uso e todas essas questões enquanto o tópico dos incêndios está bem fresco, e melhor dizendo, bem real para muita gente

Mas sem qualquer planeamento a longo prazo e não vai ser isto que vai mudar alguma coisa.....

Planeamento ???
Se existisse planeamento as FFAA, não estavam a vergonha em que estão e Portugal não seria conhecido pir anualmente nas épocas dos FF, necessitar de mendigar a ajuda externa,  ou como este ano,  de deixar arder o pouco que o Norte de Portugal tem para arder !!

Calamidade atrás de calamidade provocadas por estes imbecis e incompetentes!!!
Nunca me esquecerei de 2017, do DESASTRE DE PEDROGÃO, nem perdoarei aos responsáveis políticos da altura !!!
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2752 em: Agosto 06, 2025, 05:59:27 pm »
Incêndios: Governo vai adquirir dois ‘kits’ de combate a fogos para aviões C-130

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O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Estado vai adquirir dois ‘kits’ de combate aos incêndios florestais para equipar duas aeronaves C-130, num investimento de cerca de 16 milhões de euros.

[...]

“KC-390 não tem nada a ver com kits de incêndios, muito embora, por exemplo, no Brasil, alguns recebem kits de incêndios para cenários completamente diferentes (…) que não tem nada a ver com a realidade portuguesa. Portugal tem uma dimensão e uma natureza, o Brasil tem outra e para Portugal os C-130 são aviões muito melhor preparados”, detalhou.

https://www.agroportal.pt/incendios-governo-vai-adquirir-dois-kits-de-combate-a-fogos-para-avioes-c-130/

Os kits que usam nos kc390 não são os mesmos ou muito similares aos do c130?

parece-me mais coisa menos coisa igual honestamento





Sejam idênticos, iguais, similares ou não, esses equipamentos sao inadequados e nada acrescentam nas capacidades de combate aéreo aos FF.

Os quase 50 anos de serviço dos C's na FAP, comprovam o que afirmo.

« Última modificação: Agosto 06, 2025, 06:04:18 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2753 em: Agosto 06, 2025, 07:12:28 pm »
Incêndios: Governo vai adquirir dois ‘kits’ de combate a fogos para aviões C-130

Citar
O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Estado vai adquirir dois ‘kits’ de combate aos incêndios florestais para equipar duas aeronaves C-130, num investimento de cerca de 16 milhões de euros.

[...]

“KC-390 não tem nada a ver com kits de incêndios, muito embora, por exemplo, no Brasil, alguns recebem kits de incêndios para cenários completamente diferentes (…) que não tem nada a ver com a realidade portuguesa. Portugal tem uma dimensão e uma natureza, o Brasil tem outra e para Portugal os C-130 são aviões muito melhor preparados”, detalhou.

https://www.agroportal.pt/incendios-governo-vai-adquirir-dois-kits-de-combate-a-fogos-para-avioes-c-130/

Os kits que usam nos kc390 não são os mesmos ou muito similares aos do c130?

parece-me mais coisa menos coisa igual honestamento





Estive a pesquisar entretanto e, de facto,  são quase a mesma coisa. O kit da Embraer é quase a cópia do MAFFS II. Parece que se confirma que o MN não faz ideia do que está a falar.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2754 em: Agosto 06, 2025, 07:27:28 pm »
Incêndios: Governo vai adquirir dois ‘kits’ de combate a fogos para aviões C-130

Citar
O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Estado vai adquirir dois ‘kits’ de combate aos incêndios florestais para equipar duas aeronaves C-130, num investimento de cerca de 16 milhões de euros.

[...]

“KC-390 não tem nada a ver com kits de incêndios, muito embora, por exemplo, no Brasil, alguns recebem kits de incêndios para cenários completamente diferentes (…) que não tem nada a ver com a realidade portuguesa. Portugal tem uma dimensão e uma natureza, o Brasil tem outra e para Portugal os C-130 são aviões muito melhor preparados”, detalhou.

https://www.agroportal.pt/incendios-governo-vai-adquirir-dois-kits-de-combate-a-fogos-para-avioes-c-130/

Os kits que usam nos kc390 não são os mesmos ou muito similares aos do c130?

parece-me mais coisa menos coisa igual honestamento





Sejam idênticos, iguais, similares ou não, esses equipamentos sao inadequados e nada acrescentam nas capacidades de combate aéreo aos FF.

Os quase 50 anos de serviço dos C's na FAP, comprovam o que afirmo.

Concordo. Os únicos que fazem alguma diferença são os anfíbios.
Um avião que tenha que ir até uma base preparada para abastecer de água e dióxido de carbono em cada ciclo, é muito pouco eficiente, cada ciclo de um C130 pode ser mais de uma hora, o que faz com que, ao fim de um dia de trabalho descarregue muito menos água que um DC 515 e pouco mais que um Fire Boss.
Sendo que me parece que a água em spray é muitíssimo menos eficaz do que por gravidade. Sem ter lido nenhum estudo, pelas imagens dá a impressão que a água dos MAFFS quando chega à superfície de um grande incêndio volta para cima em forma de vapor.
Se a FA se quer dedicar à protecção civil e deixar a defesa  com 16 milhões de euros compravam 4 Fire Boss e ficavam melhor servidos.
« Última modificação: Agosto 06, 2025, 07:27:52 pm por yuwanko »
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2755 em: Agosto 06, 2025, 08:23:10 pm »
Incêndios: Governo vai adquirir dois ‘kits’ de combate a fogos para aviões C-130

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O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Estado vai adquirir dois ‘kits’ de combate aos incêndios florestais para equipar duas aeronaves C-130, num investimento de cerca de 16 milhões de euros.

[...]

“KC-390 não tem nada a ver com kits de incêndios, muito embora, por exemplo, no Brasil, alguns recebem kits de incêndios para cenários completamente diferentes (…) que não tem nada a ver com a realidade portuguesa. Portugal tem uma dimensão e uma natureza, o Brasil tem outra e para Portugal os C-130 são aviões muito melhor preparados”, detalhou.

https://www.agroportal.pt/incendios-governo-vai-adquirir-dois-kits-de-combate-a-fogos-para-avioes-c-130/

Os kits que usam nos kc390 não são os mesmos ou muito similares aos do c130?

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Sejam idênticos, iguais, similares ou não, esses equipamentos sao inadequados e nada acrescentam nas capacidades de combate aéreo aos FF.

Os quase 50 anos de serviço dos C's na FAP, comprovam o que afirmo.

Concordo. Os únicos que fazem alguma diferença são os anfíbios.
Um avião que tenha que ir até uma base preparada para abastecer de água e dióxido de carbono em cada ciclo, é muito pouco eficiente, cada ciclo de um C130 pode ser mais de uma hora, o que faz com que, ao fim de um dia de trabalho descarregue muito menos água que um DC 515 e pouco mais que um Fire Boss.
Sendo que me parece que a água em spray é muitíssimo menos eficaz do que por gravidade. Sem ter lido nenhum estudo, pelas imagens dá a impressão que a água dos MAFFS quando chega à superfície de um grande incêndio volta para cima em forma de vapor.
Se a FA se quer dedicar à protecção civil e deixar a defesa  com 16 milhões de euros compravam 4 Fire Boss e ficavam melhor servidos.

O que o MD devia querer dizer é que os C-130 são mais apropriados para a orografia portuguesa do que os KC-390, por serem turbohelice. Não tem a ver com o sistema em si, que provavelmente será o MAFFS II em ambas as frotas.
Os estudos para (re)utilizar a frota C-130 no combate a incêndios já está feito há alguns anos. E depois, não esquecer que é preciso chegar aos 2% do PIB na Defesa...
Independentemente da minha opinião pessoal acerca do assunto, 4 Fireboss não fazem o mesmo que um meio pesado.
Nos EUA, aviões de combate a incêndios com 50 anos há aos montes. É até onde muitos aviões vão acabar a carreira.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2756 em: Agosto 06, 2025, 10:46:03 pm »
Incêndios: Governo vai adquirir dois ‘kits’ de combate a fogos para aviões C-130

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O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Estado vai adquirir dois ‘kits’ de combate aos incêndios florestais para equipar duas aeronaves C-130, num investimento de cerca de 16 milhões de euros.

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“KC-390 não tem nada a ver com kits de incêndios, muito embora, por exemplo, no Brasil, alguns recebem kits de incêndios para cenários completamente diferentes (…) que não tem nada a ver com a realidade portuguesa. Portugal tem uma dimensão e uma natureza, o Brasil tem outra e para Portugal os C-130 são aviões muito melhor preparados”, detalhou.

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Os kits que usam nos kc390 não são os mesmos ou muito similares aos do c130?

parece-me mais coisa menos coisa igual honestamento





Sejam idênticos, iguais, similares ou não, esses equipamentos sao inadequados e nada acrescentam nas capacidades de combate aéreo aos FF.

Os quase 50 anos de serviço dos C's na FAP, comprovam o que afirmo.

Concordo. Os únicos que fazem alguma diferença são os anfíbios.
Um avião que tenha que ir até uma base preparada para abastecer de água e dióxido de carbono em cada ciclo, é muito pouco eficiente, cada ciclo de um C130 pode ser mais de uma hora, o que faz com que, ao fim de um dia de trabalho descarregue muito menos água que um DC 515 e pouco mais que um Fire Boss.
Sendo que me parece que a água em spray é muitíssimo menos eficaz do que por gravidade. Sem ter lido nenhum estudo, pelas imagens dá a impressão que a água dos MAFFS quando chega à superfície de um grande incêndio volta para cima em forma de vapor.
Se a FA se quer dedicar à protecção civil e deixar a defesa  com 16 milhões de euros compravam 4 Fire Boss e ficavam melhor servidos.

O que o MD devia querer dizer é que os C-130 são mais apropriados para a orografia portuguesa do que os KC-390, por serem turbohelice. Não tem a ver com o sistema em si, que provavelmente será o MAFFS II em ambas as frotas.
Os estudos para (re)utilizar a frota C-130 no combate a incêndios já está feito há alguns anos. E depois, não esquecer que é preciso chegar aos 2% do PIB na Defesa...
Independentemente da minha opinião pessoal acerca do assunto, 4 Fireboss não fazem o mesmo que um meio pesado.
Nos EUA, aviões de combate a incêndios com 50 anos há aos montes. É até onde muitos aviões vão acabar a carreira.

4 Fire Boss fazem mais do 1 meio pesado, até do que dois.
São mais rápidos a abastecer e poderem reabastecer em qualquer lado, o que faz o seus ciclos de combate muito mais curtos. Numa jornada de combate diurna, 4 FB conseguem descarregar muito mais água do que um C130.
Acrescem ainda o facto de um C130 descarregar água em spray e FB em gravidade, o facto do FB poder voar a menos velocidade e menor altitude fazendo-o muito mais preciso e eficaz.

Nos EUA usam porque a Guarda Nacional tem C130 para outras missões às carradas, então pode fazer sentido ter alguns kits, ainda assim normalmente só usam em recurso, quando já usaram todos os outros. Acresce o facto de nos EUA normalmente usarem retardante nos C130, coisa que nós não fazemos, e aí o spray pode fazer algum sentido.

PS: se a minha pesquisa estiver certa, a Guarda Nacional tem 181 C130 e 8 MAFFS II. Afinal não são assim tantos montes.

Em contrapartida há +- 150 canadair e 30 FB
« Última modificação: Agosto 06, 2025, 11:10:12 pm por yuwanko »
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2757 em: Agosto 06, 2025, 11:28:17 pm »
Até eu que não sou da área, percebo o enorme disparate de rebentar dinheiro a equipar o C-390 ou o C-130 para combater incêndios!!!!

Não sei se no Governo alguém já deu conta que os incêndios acontecem sobretudo no norte e centro, que são demasiado montanhosos e...... onde é que vão parar ambos? Conhecem algum aeródromo no norte e centro com mais de 1000 metros de pista?

Como fazem? Levantam de Beja, fazem 500km e despejam 12.000 litros de água e mais uma viagem de regresso de 500km para reabastecer o depósito!?!?!?!

Já viram como é que estão distribuídos os meios de combate? Todos os Distritos a Norte e Centro têem vários Fire Boss disponíveis, que podem operar em pistas ou na água e fazem descargas em carrocel! Vejam onde estão identificados os pontos de abastecimento de água, disponível na ANPC e percebe-se que nada bate o Fire Boss ou o Canadair.
Já assisti e filmei e fotografei várias parelhas a operarem e abasteceram na Barragem da Faia/Vilar, com 2, 3 ou 4 seguidos a abastecerem de 5 em 5 minutos com 3000 litros de água, cada um e de cada vez!!!!!!

O C-390 vai ser como dizem, para a fotografia! Talvez consiga fazer 1 descarga de manhã e outra de tarde :)
De recordar que o FB aguenta estar a voar mais de 3 horas e meia a descarregar água de locais a apenas alguns km de distãncia!!!!!
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2758 em: Agosto 07, 2025, 08:59:50 am »
No Norte (ou, mais a Norte) as aeronaves pesadas devem operar a partir de Ovar. Não há é nada no interior do país, sem ser pequenos aeródromos.
 

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DiogoSU

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2759 em: Agosto 07, 2025, 10:25:17 am »
Bom dia,

Face a esta notícia, surgiram-me algumas dúvidas. Gostava de ouvir as vossas opiniões.

Esta decisão pode estar alinhada com o plano europeu para combate aos incêndios? Foi puramente no nosso governo ou tem algum peso do concelho Europeu?

Os C130 podem operar em pistas mais reduzidas nesta operação na mesma, bastava um pequeno destacamento, correto?

O facto de equipar a FAP com Fireboss faria com que ficassem com aeronaves apenas com uma missão (combate a fogos) ou poderiam realizar outro tipo de missões? (treino ou algo do género, ainda que a aeronave tenha flutuadores)

Obrigado e bom dia a todos!