Programa de substituição do C-130

  • 2729 Respostas
  • 908835 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2715 em: Janeiro 29, 2025, 10:54:46 am »
A possibilidade é vender os 4 C-130H, e dotar a 501 com 2 a 3 A-400M, adicionando aos 5 KC-390 e 7 C-295M para transporte (excluindo os 5 VIMAR).
Cps

Por falar em Airbus e C-130H, o 16801 fez, esta madrugada, um voo noturno até Albacete... E entretanto já regressou ao Montijo... Mas a fábrica em Albacete é da Airbus Helicopters (NH-90)  :o

 Deve estar relacionado com o curso TLP 25-1

É isso mesmo.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, goncalobmartins

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9934
  • Recebeu: 3923 vez(es)
  • Enviou: 1215 vez(es)
  • +4133/-7025
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2716 em: Janeiro 29, 2025, 11:09:15 am »
Parece me bem, 4 C130H por 2 A400. O LUS 222 mandem uns quantos para o esquadrão VIP em companhia dos Falcon, para transporte e Medevac.  :P

Saudações

P.S. Por acaso com os Falcon temos 4 aeronaves de transporte, VIP e Medevac. A questão do LUS 222, seja na FAP (não
 é obrigatório que seja nesta última) ou em qualquer ramo das F.A. pode ter lugar. Até a GNR alugou um avião. podia ter um Lus 222.    ;)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_aeronaves_da_For%C3%A7a_A%C3%A9rea_Portuguesa

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/y7ddvw/gnr_pede_avi%C3%A3o_%C3%A0_frontex_para_patrulhar_mar_dos/?rdt=35879





« Última modificação: Janeiro 29, 2025, 11:10:36 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2717 em: Janeiro 29, 2025, 05:21:42 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Duarte, goncalobmartins, Nighthawk

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 931
  • Recebeu: 442 vez(es)
  • Enviou: 599 vez(es)
  • +68/-7
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2718 em: Janeiro 29, 2025, 06:07:52 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.

Tudo isto me parece muito bem mas... E haverá pilotos para tudo isso? Até percebo que os Bisontes seja quase troca por troca mas e os outros 3 KCs, os 6 P-3Cs extra, os 12 A-29N... Já para não falar dos que estão em falta para os outros meios. Mas isto sou só eu que li que apesar de este ano terem recrutado 300 novos militares, ainda estão com um défice de pessoal, principalmente pilotos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, sivispacem

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 3391
  • Recebeu: 458 vez(es)
  • Enviou: 1731 vez(es)
  • +2669/-1177
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2719 em: Janeiro 29, 2025, 06:14:55 pm »
Tudo isto me parece muito bem mas... E haverá pilotos para tudo isso? Até percebo que os Bisontes seja quase troca por troca mas e os outros 3 KCs, os 6 P-3Cs extra, os 12 A-29N... Já para não falar dos que estão em falta para os outros meios. Mas isto sou só eu que li que apesar de este ano terem recrutado 300 novos militares, ainda estão com um défice de pessoal, principalmente pilotos.

Já está na hora de voltar a haver pilotos milicianos. Noutros exércitos os pilotos de helis são warrant officers.

https://recruiting.army.mil/ISO/AWOR/153A/
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 99
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 769 vez(es)
  • +168/-125
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2720 em: Janeiro 29, 2025, 07:11:06 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.
Mais ou menos nessa altura também se chegou a falar em 2 C-17.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2721 em: Janeiro 29, 2025, 07:29:00 pm »
Mais ou menos nessa altura também se chegou a falar em 2 C-17.

Sim, quando no início de 2003 o Governo de então abandonou a ideia de dotar a FAP com o A400M, e queria antes comprar 6 C-130J por 500 milhões de euros.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2398
  • Recebeu: 1025 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +567/-225
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2722 em: Janeiro 29, 2025, 08:14:13 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.

Era mais a ambição de os americanos nos "darem" nais 4 C-130  :mrgreen:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11455
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3695 vez(es)
  • +967/-1097
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2723 em: Janeiro 29, 2025, 10:28:29 pm »
Então em vez de 2 C-17 e 6 C-130 modernizados podemos vir a ter 2 A400M e 5 KC390? Não me parece mal.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, mafets, Subsea7, Pneucareca

*

os_pero

  • Analista
  • ***
  • 697
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 96 vez(es)
  • +1557/-111
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2724 em: Janeiro 30, 2025, 11:52:01 am »
Tudo isto me parece muito bem mas... E haverá pilotos para tudo isso? Até percebo que os Bisontes seja quase troca por troca mas e os outros 3 KCs, os 6 P-3Cs extra, os 12 A-29N... Já para não falar dos que estão em falta para os outros meios. Mas isto sou só eu que li que apesar de este ano terem recrutado 300 novos militares, ainda estão com um défice de pessoal, principalmente pilotos.

Já está na hora de voltar a haver pilotos milicianos. Noutros exércitos os pilotos de helis são warrant officers.

https://recruiting.army.mil/ISO/AWOR/153A/

Eu não sei se o problema será a falta de pilotos, tanto quanto sei candidatos a Pilotos não falta nos concursos, é só abrirem mais umas vagas e deixarem de ser tão exigentes nos psicotécnicos. Agora o resto das posições nas esquadras é que é capaz de ser mais complicado.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2203
  • Recebeu: 2525 vez(es)
  • Enviou: 3248 vez(es)
  • +5626/-3415
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2725 em: Abril 01, 2025, 09:45:09 pm »
Entretanto na Polónia...Fala-se em 10 A-400M e 4 A-330 MRTT...
Esperemos que por cá, se concretize A-400M para substituir os C-130H e os MRTT para reabastecimento.
Cps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar, Pneucareca, goncalobmartins, Nighthawk

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2398
  • Recebeu: 1025 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +567/-225
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2726 em: Abril 16, 2025, 03:45:20 pm »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2727 em: Maio 24, 2025, 09:28:41 am »




Citar
EMGFA

A 16.ª Força Nacional Destacada na República Centro-Africana recebeu um voo de sustentação logística realizado pela aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa.
Este voo, materializando a capacidade de transporte estratégico das Forças Armadas, permitiu o transporte de material logístico essencial para a manutenção das operações da Força portuguesa no terreno.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2728 em: Junho 05, 2025, 10:20:32 pm »
O incansável C-130H "16803" já "pingou" hoje no ADS-B em Alverca (497C82). ;)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: imaginário, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 931
  • Recebeu: 442 vez(es)
  • Enviou: 599 vez(es)
  • +68/-7
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2729 em: Hoje às 06:10:08 pm »
O 06 está, provavelmente, desde ontem no Médio Oriente numa missão de repatriamento de cidadãos portugueses...

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c84&lat=31.721&lon=29.230&zoom=5.0&showTrace=2025-06-17&trackLabels