Presumo que usem duas turbinas em cruise, mas durante o resgate, ou outras operações com maior risco, os procedimentos requeiram a utilização das três turbinas. Digo eu…
Afirmativo !!
a terceira turbina deverá ser accionada ou em caso de falha de uma das duas em serviço, ou em situação de recolha/largada de pessoal/vitimas, não vá o diabo tecê-las.
Na aviação está tudo inventado pena é que de vez em quando aparecem um tipos espertalhaços que tentam dar a volta ao que de bem se faz neste ramos, tal como comprar os helis kualitas civis para SAR.....
.
Se calhar, devem ter pensado que como é pequeno em caso de acidente morrem menos "gajos".....
Temos um belissimo heli médio pena é não terem os especialistas pensado em continuar adquirir os helis ligeiros com duas turbinas, permitindo ter sistema de back up da segunda turbina, para que, em caso de anomalia da de em serviço ou nas situações de SAR acima descritas para o 101, a possibilidade de evitar o acidente fosse viável .
Um modelo tipo AW109 (ou AW169) podem usar apenas 1 turbina em "cruise"? Se não o que acontece em caso de falha de 1 turbina, permite (ao ter uma segunda, ao contrário dos AW119) o quê? Aterrar de forma controlada?
Depende das turbinas instaladas, se possuirem potência suficiente para manter a aeronave em voo em segurança.
Em muitos modelos tal é possivel se o TOW não for o máximo, noutros a segunda turbina tem de estar sempre em funcionamento.
Em qq dos casos é sempre preferivel um heli possuir uma segunda turbina, mesmo que a potências das duas seja a mesma que o mesmo modelo equipado apenas com uma turbina !!
Se uma das turbinas falhar no caso de um bimotor, a segunda mesmo que não tenha potência suficiente para sustentar a aeronave, permite que a descida, se faça de modo a que os pilotos tenham tempo de colocar a aeronave no solo com o minimo de segurança.
Num monomotor, de asa rotativa, esta situação não ocorre, por razões óbvias, e o que acontece com a perda de potência total da turbina, é a queda da aeronave, tão simples quanto isso.
Basta imaginar o que pode acontecer a um Koala se, em voo estacionário, numa situação de recolha de uma vitima, a turbina perde a potência total !!!
Peço desculpa pelo offtopic .

Abraços