" somos um pais pequeno com poucos recursos financeiros.....",é um espectáculo, com poucos recursos financeiros esbanjamos 827 milhões por cinco aviões cargueiros Tácticos, quando se esses parcos recursos financeiros, lei-a-se 827 milhões, fossem devidamente investidos, e, uma vez que a FAP está a melhorar os quatro C's que possui, a FAP conseguia fazer os upgrades aos F's, aos 101, colocando a MNT em dia e recuperando as vacas, upgrades á frota 295, e também aos cinco P3,
e ainda sobraria verba para reforçar os 53 milhões alocados aos tais helis evakuativos, que á semelhança do NRP D. Sebastião, devem aparecer em dia de nevoeiro....
Com 827 milhões a FAP melhorava cinco esquadras, possuindo 57 aeronaves, e adquiria os tais Evakuativos, minimamente adequados á missão, mas claro está há sempre, neste forum, quem tenha uma explicação para o timing e a escolha do 390, espectáculo !!!
" .....atraves de investimento feito pela Embraer em Portugal....que so e o terceiro pais exportador mundial na aviacao civil...."E eu que pensava que estavamos a comprar uma aeronave militar!!
Assim está explicada a escolha do 390,
é mais uma aquisição civil.

No ano em que se aponta para que os 4 C-130 estejam todos modernizados, 2024, supostamente já deveremos ter recebido um par de KC-390... isto é surreal. 
Prova bem que tipo de planeamento e prioridade nas aquisições é feito, neste caso, na FAP !!!
O que faz falta é um transporte estratégico, ou, pelo menos um modelo de aeronave capaz de voar com maior payload e mais longe que o C's e o que vamos ter 
Uma aeronave com capacidades semelhantes aos C's !!
Porquê e para quê ??
Que mais valias trás á FAP ??
A verba que estamos a aplicar nesta aquisição, 827 milhões, daria para colocar cinco esquadras da FAP totalmente operacionais e refiro-me ás 201, 301, 502, 601 e 751 que contendo, tão somente, 57 aeronaves, poderiam todas elas ser sujeitas aos respectivos e tão necessários MLU's.
Essas intervenções permitiriam, melhorar as capacidades e prolongar as vidas operacionais dos vinte e oito F's, cinco P3, doze EH101 e doze C295 !!!
Não teria sido uma muito melhor aposta para investir 827 milhões ??
A FAP não ficaria em muito melhor estado operacional do que, quando receber os 390 ??
pergunto eu ??
PS o upgrade VIPER para os 28 F's ficava em 410 milhões sobrando 417 milhões para as restantes 29 aeronaves.
Abraços
Abraços