O KC-390 da FAB está em Yuma, no Arizona, fronteira com o México, cruzou todo os EUA, de costa a costa, Mack 0,82. A distância que ele percorreu do Brasil, ao norte, em direção Jacksonville é suficiente para atravessar toda a UE com sobras.
Leio sempre sobre quatro e dois motores... bom, vou lhes dizer, quatro motores não são melhores que dois motores, repito, quatro motores não são e nunca, jamais serão melhores que dois motores, esqueçam esse dogma, a evolução da aviação em segurança e eficiência é por mono ou bimotor, quatro motores apenas se dois motores não forem suficientes, mas nunca em nome da segurança ou de capacidade, enormes aviões hoje em dia voam com dois motores, são muito mais eficientes e seguros. Aviões menores no passado tinham de voar com 4 motores, e havia modelos com três, já obsoletos.
O C130 ter quatro enormes turbo hélices não é uma vantagem em relação ao KC-390, é uma enorme desvantagem, qualquer um que entenda o mínimo de aviação sabe disso, o Sgt Manoel, mecânico de manutenção da FAP sabe disso, o Sgt Manoel sabe que será muito mais fácil, simples e seguro manter o KC-390 em condições de voo, ou seja, disponível para qualquer missão que o seu velho C-130, não tem comparação, isso conta muito em aviação militar.
O KC-390 tem um programa que faz todo o seu "check ready to fly", faz isso sozinho, o Sgt Manoel, mecânico da FAP será informado do que tem de fazer, pelo próprio avião. Não se pode comparar um avião projetado nos anos 50 com outro do século 21, não tem comparação.
A payload do C130J é de 19.954 Kg. O Super Hércules tem a sua capacidade comprometida, ele não transporta tudo isso com segurança, isso é pouco divulgado, mas é real, ele transporta mais pessoal, mas menos peso. Os aviões hoje em dia são pilotados por computadores, o piloto é só um dado a ser processado, o C-130 por ser um projeto muito, muito antigo, não permite que suas superfícies sejam controladas corretamente por um moderno FBW, trata-se de um avião concebido quando ainda se controlava um avião com cabos de aço. O KC-390 é controlado por fios elétricos e fibra ótica.
O KC-390 não apenas voa, mas é capaz de decolar em emergência com apenas um motor, são normas internacionais de segurança. Ter quatro motores é desvantagem, principalmente para um equipamento militar, que deve estar o máximo tempo possível disponível.
Voar mais alto é mais seguro, aviões que voam mas alto são mais seguros, voar mais rápido é crucial em missões militares, quando se fala sobre as 23 toneladas (leva até 26) do KC-390 e se compara com o C-130, na verdade trata-se de uma comparação sem sentido algum. O C-130 nunca transportará tais cargas, não existe tal competição.
O que eu sei é que ninguém da Boeing falou sobre o OGMA e sobre Portugal. Posso estar errado, mas... fiquei sabendo de outras variáveis.