Não sei, provavelmente não, os pilotos da FAP e os Esquadrões de C-130 não devem estar familiarizados a pilotarem aeronaves controladas por joystick, sistemas aviônicos Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire BAE Systems, provavelmente deverão ser iniciados neste novo modo em um Legacy 600 especialmente configurado. Tem detalhes neste avião que são meio Top Secret, apenas seus usuários finais tomarão conhecimento.
Para sua informação, os pilotos da FAP já pilotaram o KC-390 quando esteve em Portugal.
Não pilotaram, foram sentados do lado direito, é diferente. Uns 15 países ou mais já mandaram pilotos sentarem ao lado direito do KC-390, não comandaram a aeronave.
Para comandar um avião como este são muitas horas de simulador, voos no Legacy configurado e muitas horas sentado ao lado direito antes de comandar realmente a aeronave. Não é tão simples.
Eu já tinha prometido a mim mesmo que não iria intervir neste tópico mas......
Victor Fukushima, desculpe lá explique-me o que tem a ver o co-piloto não poder pilotar uma aeronave, que
tem uma tripulação de cockpit composta por dois pilotos, por não ser o cmdt da mesma ??
Não pilotaram, foram sentados do lado direito, é diferente. Uns 15 países ou mais já mandaram pilotos sentarem ao lado direito do KC-390,
não comandaram a aeronave.
Pelas suas palavras um co-piloto não pode pilotar uma aeronave quando o cmdt está presente e sentado á sua esquerda

Foi isso que quis dizer
Ou o 390 só pode ser pilotado quando o piloto no comando, está sentado á esquerda ??
Se assim for então os 390 são diferentes de todos os restantes modelos de aeronaves com tripulações de cockpit c/ 02 elementos pois tanto se pilota uma aeronave sentado á esquerda ou á direita, sendo que o cmdt se senta no lado esquerdo mas tal posição não invalida que o co-piloto,
sentado á direita, não possa pilotar a aeronave.
Quanto ao simulador, bem quanto a isso, todas tripulações de cockpit das aeronaves comerciais e não só, fazem muitas horas de simulador, e não pelos procedimentos de cockpit serem muito complexos,
pois se o forem vão contra as normas da aviação, é porque que nos simuladores se
" simulam " situações que em situação real iriam colocar em perigo as aeronaves/tripulações/pax/carga etc, desnecessariamente, ,e também porque as horas de utilização de simulador são muito mais baratas que as horas de voo necessárias para adquirirem certas certificações!!
Cumprimentos