É pá, a mim parece-me aquela conversa de vendedor de carros em 2.ª mão, "este belo carro de 1975 só tem 20.000 km, o único proprietário que teve era uma sra. de 70 anos que só usava o carro para levar o netinho à escola"... 

PM, percebo o seu comentário. No entanto, passam a vida a dizer-nos que a situação do pais na permite grandes investimentos nas FAs. E no entanto de repente é perfeitamente razoável gastar quase um 1/5 do investimento previsto para 10 anos. Assumindo que o KaCê não derrapa.
Com umas FAs c/ fragatas em fim de vida, sem treinadores avançados para a FAP, reabastecedor de frota para lá do fim de vida e outras tantas desgraças. Seria se calhar avisado dividir o mal pelas aldeias e tentar dentro do possivel manter a operacionalidade como um todo e não embarcar em sonhos de Pais rico e comprar logo novo e de olhos fechados.
Mais um vez, não digo que o que defendo seja o melhor, mas custa-me a crer que a optimização dos parcos recursos do pais seja na concentração dos recursos numa só vertente.