Ja agora num anterior post o Charlie tinha dito que visitou o 16802 e que estava bem preservado...entao porque estar quase fora de questao reactiva-lo ?
Como, e bem, responderam tanto o Lightning como o NVF, há danos que a olho nú não são perceptíveis. É uma coisa a aeronave parecer em relativo bom estado, dando toda a sensação que bastam umas demãos de tinta e já está, e o estado real da célula. Pelo que me tem sido dito ocasionalmente, o 16802 terá o que se apelida de "microscopic fractures", fracturas de stress pelo continuado uso, mais preocupantes nas zonas onde foram adicionadas as extensões que tornaram o aparelho na versão alongada C-130H-30. Nas asas, que é sempre a maior preocupação, nem haveria grande problema, mas na fuselagem sim.
Poderá até soar estranho visto as OGMA terem feito o mesmo procedimento com o 16801 e este continuar no activo (o 16806 é um H-30 de origem), mas tal como aconteceu com a frota T-37C e T-38A nos anos 90 após se descobrir a extensão dos danos estruturais nas asas, a decisão lógica seria - e foi - retirá-la imediatamente de serviço.
Canadian firm looks to sell used Norwegian planes to RCAF for use in Arctic
Haverá cacau para comprar C-130 em segunda-mão já modernizados e só modernizar os nossos quatro?
Cumprimentos,
Andava à procura desse mesmo link, até porque a crer no que é dito no artigo os Hércules clássicos noruegueses ainda terão metade da vida útil nas células. Além disso foram modernizados antes deste país nórdico ter optado pelo J:
http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/79587/spar-begins-upgrade-of-norwegian-c_130s.htmlObrigado Get_it!