Programa de substituição do C-130

• 2726 Respostas
  • 811225 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • Recebeu: 4101 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2699/-4485
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #240 em: Junho 06, 2013, 10:27:38 am »

O KC-390 é a maior aeronave já construída pela industria aeronáutica brasileira e estabelecerá novos padrões ao transporte militar de porte médio em termos de performance e capacidade de carga. Com sua capacidade de 23 toneladas e velocidade máxima de cruzeiro de 465 nós (860 km/h), o KC-390 proverá significativos ganhos de mobilidade para seus operadores e considerável redução no tempo da missão.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3651 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #241 em: Junho 06, 2013, 06:02:06 pm »
O vídeo está bonito :wink: , agora é esperar que o avião cumpra com o que promete, se ele realmente tiver as capacidades e características pretendidas, é um forte candidato.

E em relação a usar motores turbo-fan em vez de turbo-helice...

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
« Responder #242 em: Junho 07, 2013, 03:25:14 pm »
O C17 são uma boa máquina é pena não haver dinheiro para eles. Eu diria 3 C17 e mais 3 A400M ou Kc390, dariam à força aérea uma capacidade de projecção que nunca tivemos.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • +2699/-4485
« Responder #243 em: Junho 07, 2013, 04:25:49 pm »
Os C17 na FAP seriam um sério caso de megalómania! Basta ver os países que têm o dito aparelho e comparar com a nossa realidade.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 13063
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1133/-1898
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #244 em: Junho 07, 2013, 07:15:41 pm »
Capacidade de projecção para projectar o quê e para quê?  :roll:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #245 em: Junho 07, 2013, 07:45:03 pm »
Citação de: "HSMW"
Capacidade de projecção para projectar o quê e para quê?  :twisted: .

Desculpem não resisti  :mrgreen: .

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6757
  • Recebeu: 7428 vez(es)
  • Enviou: 5041 vez(es)
  • +10183/-2923
« Responder #246 em: Junho 10, 2013, 12:57:59 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "HSMW"
Capacidade de projecção para projectar o quê e para quê? :twisted: .

Desculpem não resisti :twisted:

Bom, a discussão está interessante e levanta pontos bem válidos: continuar com uma versão modernizada do cavalo de batalha da Lockheed Martin, seguir a linha europeia (e infelizmente por nós abandonada) do A-400M ou então o projecto brasileiro KC-390. A meu ver, das 3 opções sinceramente a menos plausível é a última, mas infelizmente por interesses políticos deverá ser a mais do que certa escolha. E porque digo que a aquisição do aparelho da Embraer é a menos plausível? Simples, por tudo aquilo que o amigo Get_It disse e não só.

Estamos a comprar e a comprometermo-nos com uma aeronave que ainda só se encontra no papel, é a mais pura verdade quer se queira, quer não. As suas supostas capacidades ainda terão de ser comprovadas ao contrário do que se passa com o C-130J e A-400M. Teoria é uma coisa, prática é outra, e o facto é que o KC-390 não passa ainda de algo virtual, por assim dizer, ao contrário dos outros dois aparelhos. E atenção que a Lockheed Martin estará apostada em desenvolver novas versões do Hércules tais como o C-130XJ e o C-130NG.

Não estou com isto, que é a apenas a minha modesta opinião e vale somente por isso, a menosprezar o esforço brasileiro de construir um transporte táctico capaz de rivalizar com o C-130J, nada disso. Apenas é um design ainda não comprovado, testado, que irá naturalmente sofrer de "acne" e outros problemas de juventude pese embora a Embraer ser o grande constructor aeronáutico que é, mas na linha que tem vindo a ser seguida em Portugal, e nomeadamente na FAP que é o que aqui interessa, o passar da esfera norte-americana e mais recentemente da europeia de conceitos já testados e operacionais para algo que ainda é uma incógnita deixa-me apreensivo e não posso dizer o contrário.  :?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

mafets

• Investigador
  • 9830
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

PedroI

• 120
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #248 em: Junho 18, 2013, 09:40:07 am »
Boas,

Pergunta estupida de quem pouco ou nada sabe de avioes e que acha que as melhores aterragens são nas Lajes com ventos cruzados...

Não faria sentido substituir os C-130 que temos por C-130J novos? Não sei porque embora "mais pequeno" parece-me mais adequado as nossas necessidades.

Cumprimentos,

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #249 em: Junho 18, 2013, 06:12:06 pm »
Citação de: "PedroI"
Não faria sentido substituir os C-130 que temos por C-130J novos? Não sei porque embora "mais pequeno" parece-me mais adequado as nossas necessidades.

Mais pequeno? Está enganado, eles tem praticamente a mesma altura, largura e altura, o C-130J é ligeiramente mais alto.

C-130H
 - comprimento: 29.8m
 - largura: 40.4m
 - altura: 11.6m

C-130J
 - comprimento: 29.79m
 - largura: 40.41m
 - altura: 11.84m

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • +2699/-4485
« Responder #250 em: Junho 18, 2013, 06:55:47 pm »
Boas,

Pergunta estupida de quem pouco ou nada sabe de avioes e que acha que as melhores aterragens são nas Lajes com ventos cruzados...

Cumprimentos,

Não estás sozinho na ignorância acerca destes assuntos, MAS mesmo assim vou dar a minha opinião.

O C-130 da última geração quando saiu teve inúmeros problemas porque basicamente era um novo aparelho. É provavel que entretanto esses mesmos problemas tenham sido sanados, mas cá para mim a FAP e os seus militares transitarem dos nossos velhos Hércules para a nova geração seria a mesma coisa que fazer a mesma coisa para um outro aparelho.

O A400 é um muito superior em todos os níveis aos outros dois. O problema está no custo de aquisição e manutenção. De qualquer forma seria uma aquisição espectacular!

O KC390, é um aparelho feito à medida para substituir a grande quantidade de Hércules que estão quase a sair de cena (até na FAB). É um aparelho que apesar de não ser muito diferente a nivel das dimensões tem a grande vantagem de ter sido projectado posteriormente, de usar turbofans, o formato do mesmo permite transportar cargas mais volumosas, ser mais rápido, etc. Dizer que não há vantagens em relação ao Hércules é tapar o sol com a peneira.

Mas agora fiquei curioso em saber as razões do Charlie Jaguar dizer que é a solução menos plausível, porque ele é daquelas pessoas que "fuça" estes assuntos e que sabe bem mais do que eu nesta área.

*

mafets

• Investigador
  • 9830
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
« Responder #251 em: Junho 18, 2013, 07:39:25 pm »
Com qualquer um dos 3 fica a Fap bem servida... :G-beer2:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #252 em: Junho 18, 2013, 10:12:36 pm »
A única duvida que me persiste é, caso escolhêssemos o A400M para substituto do C-130, quantas aeronaves iriamos ter? Umas 3 ou 4 como o plano inicial do A400M? Pelo menos 3, para que o total de capacidade de transporte da esquadra não diminuísse, já que um A400M tem quase o dobro (37 toneladas) da capacidade de transporte em tonelagem do C-130 (20 toneladas).

Mas se deste ponto de vista parece que mantemos ou aumentamos a capacidade (se forem 4 A400M) e até vamos precisar de menos tripulações porque vão ser menos aviões, e sendo verdade que 1 A400M faz quase o mesmo que 2 C-130, isso só é verdade se esses 2 C-130 estiverem a fazer a mesma coisa, já que se tivermos 2 C-130 a fazer coisas diferentes, exemplo: um avião destacado no Afeganistão em permanência a fazer transporte tático e outro enviado para fazer uma evacuação de civis em África/Médio Oriente, com 1 A400M só pode estar numa das situações.

Neste problema não podemos deixar de fora o C-295M, a sua vinda veio aumentar em muito a capacidade que o Aviocar antes oferecia, se for considerado que o C-295M assume mais missões que antes só o C-130 é que fazia, como por exemplo um destacamento num teatro de guerra ou evacuação de civis, desse modo talvez seja aceitável termos um menor nº de aviões, mas maiores como o A400M, já que as missões em que basta uma "pequena/média" capacidade vão passar a ser feitas pelo C-295.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

PedroI

• 120
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #253 em: Junho 19, 2013, 12:02:59 am »
Citação de: "Lightning"

Mais pequeno? Está enganado, eles tem praticamente a mesma altura, largura e altura, o C-130J é ligeiramente mais alto.

Quando disse mais pequeno era em relação ao A400M e ao KC390 não entre gerações do C-130.

A analise que pratica que fazes do A400M é muito interessante (no estilo das que eu faço nos topicos onde vou sabendo do que falo :N-icon-Axe: .

Já que falam no tipo de motor embora o turbofan creio que incomparavel na perfomance não é mais sujeito a danos quando operado em ambientes extremos, no sentido de poeiras e pistas em más condições como as vulgarmente encontradas nos teatros de guerra recentes (Iraque, Afeganistão, Malis, etc).

Lembro de ver uma reportagem sobre o destacamento de um C-130 nosso no Afeganistão creio em que diziam que os C-130 aterravam em todo lado mesmo quando não havia pista.

Vou por de outra forma se calhar mais simples um avião de transporte como os que se comentam dotado de motores turbofan aterra em todos os sitios onde aterra um turboprop?

Cumprimentos e obrigado pelas respostas,

Cumprimentos,

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #254 em: Junho 19, 2013, 12:54:08 am »
Já que falam no tipo de motor embora o turbofan creio que incomparavel na perfomance não é mais sujeito a danos quando operado em ambientes extremos, no sentido de poeiras e pistas em más condições como as vulgarmente encontradas nos teatros de guerra recentes (Iraque, Afeganistão, Malis, etc).

Lembro de ver uma reportagem sobre o destacamento de um C-130 nosso no Afeganistão creio em que diziam que os C-130 aterravam em todo lado mesmo quando não havia pista.

Vou por de outra forma se calhar mais simples um avião de transporte como os que se comentam dotado de motores turbofan aterra em todos os sitios onde aterra um turboprop?

Cumprimentos e obrigado pelas respostas,

Cumprimentos,

Eu já respondi a isso na página anterior, mas volto a por o que lá pus.