Ó Burro, sei que é difícil, mas vamos lá a ver se percebes!
Vou só pegar numa das empresas portuguesas que fabrica componentes de aviões para a Airbus, a Caetano Aeronautic:
"Salvador Caetano investe 15 milhões em projeto com a Airbus (a notícia é de 2012):
O acordo assinado, esta quarta-feira, entre a Salvador Caetano e a Airbus prevê um investimento de 15 milhões de euros nos próximos anos por parte da empresa portuguesa, que produzirá diversos componentes aeronáuticos metálicos e em material compósito.

Segundo refere a empresa, em comunicado, esta "entrada no mundo da aeronáutica" envolverá cerca de 600 trabalhadores, direta e indiretamente, sendo os novos componentes produzidos nas atuais instalações da Salvador Caetano em Gaia e em Ovar, "aproveitando as capacidades de engenharia instalada e as competências desenvolvidas ao longo dos mais de 60 anos de atividade industrial".
Válido por seis anos, o acordo é "a porta de entrada do grupo Salvador Caetano numa nova área de atividade, que possui imensas sinergias com a atual atividade de produção de autocarros, nomeadamente na engenharia e processos de fabrico", sustenta.
"A participação da Salvador Caetano nesta iniciativa com a Airbus demonstra a permanente procura de novas oportunidades de negócio e áreas de atividade, onde a nossa capacidade técnica possa ser útil a parceiros com interesses comuns. Nesta plataforma de entendimento é pressuposto podermos canalizar toda a nossa experiência no ramo industrial em prol de um desafio ambicioso e apaixonante, como é o lançado pela indústria da aviação", afirma o presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos.
Destacando como objetivo "investir continuamente na indústria e na criação de postos de trabalho de elevada qualificação e valor acrescentado", a empresa adianta que "o valor de investimento nos próximos anos" nesta nova área de negócio "será de cerca de 15 milhões de euros".
No o total, o contrato prevê um investimento partilhado entre a Salvador Caetano e a Airbus Military num projeto avaliado em 75 milhões de euros, sendo que a secção de engenharia ficará em Vila Nova de Gaia e a linha de produção em Ovar."
Fonte:
http://www.jn.pt/economia/interior/salvador-caetano-investe-15-milhoes-em-projeto-com-a-airbus-2699129.htmlResumindo, só esta empresa portuguesa, que produz componentes para aviões e tem uma dimensão semelhante às OGMA da Embraer, produz peças para os seguintes aviões civis:
A380
A350
A320neo
Boeing 737
Falcon 7X
E aviões militares:
C295
A400M
http://www.caetanoaeronautic.pt/clientes/?lang=ptTudo aviões desconhecidos, claro!!!!!