Ou como o Reino Unido, C-130J, A400M e C-17. 
Têm o C-17 mas falta-lhes o C-27 ou o C-295.

Cargas acima das 6 toneladas tem que ser feitas por outra aeronave sem ser o C-295, é uma questão de saber quantas vezes foi necessário, quantas vezes foi necessário uma autonomia superior ao C-295 e quantas vezes até superior ao C-130, eu não sei esses valores, mas isso também é muito importante, serão as capacidades do C-130 superiores ao que necessitamos e chega-nos os C-295, serão as capacidades do C-130 inferiores e necessitarmos de A400M?
Temos de fazer uma esperinha a um oficial da FAP e roubar-lhe o portátil.
Acho que não pois o C-295 já fez um destacamento táctico no Mali.
Mas mesmo nessa altura houveram algumas vozes a falar que isso só mostrava falta de capacidade e que os C-130 é que deviam fazer essas missões.
Então que numeros é que estão em cima da mesa?
Não sei. Iria mesmo depender das conversações com a Airbus ou Alemanha/Espanha e com possíveis truques financeiros. Só sei que o número mágico vai sendo repetido volta e meia mas apenas como argumento que os A400M são caros e que precisamos mais que três unidades para as nossas necessidades. Agora apoiar essa informação ou mostrar como os C-295 não colmataram ou aliviaram de alguma forma as missões do C-130.
É o que eu disse no inicio desta resposta, se conprovamos que a capacidade de 1 ou mais C-295 cumpre a maioria das nossas necessidades e que ter uma maior capacidade de tonelagem e de autonomia é indiferente, concordo, mas há coisas que ficavamos sem conseguir fazer sozinhos, por exemplo, o transporte de uma viatura blindada tipo Pandur.
Exacto. Entre nós os três (Major Alvega, ...) já vimos que existem várias possibilidades. Outra, que pelos vistos acabei por não adicionar ao meu
post anterior seria encomendar o número mágico de A400M, reforçar a frota de C-295 e depois também participar numa
pool de A400M com tripulações. Seria dessa
pool aonde iríamos buscar os A400M para as missões de bandeira UE, ONU ou NATO; ficando os nossos A400M dedicados a missões de treino, exclusivamente nacionais ou de emergência.
Não faltam opções. Por isso não vale a pena andar para aqui a inventar propaganda a dizer que a opção XYZ é a melhor de todas só porque sim e a única possível.
Cumprimentos,