Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3420 em: Abril 28, 2024, 02:31:08 pm »
Coisas que aborrecem como acontece a malta do cinema e da canção(divas). Não havia necessidade

Não sejas assim também. Trata-se de esprit de corps. c56x1



Sei de uma vez que não aconteceu e o sr capitão Pilav ficou chateado pelo avião que as Operações lhe atribuíram  :mrgreen:, tinha uma pintura da outra esquadra lol.

É bem verdade. Muito Falcão já ficou audivelmente chateado por ter de voar num "gatinho", e muito Jaguar por ser obrigado a pilotar um "pombinho".  :mrgreen:

Isso sim são coisas importantes!!!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3421 em: Abril 28, 2024, 05:05:26 pm »
Coisas que aborrecem como acontece a malta do cinema e da canção(divas). Não havia necessidade

Não sejas assim também. Trata-se de esprit de corps. c56x1



Sei de uma vez que não aconteceu e o sr capitão Pilav ficou chateado pelo avião que as Operações lhe atribuíram  :mrgreen:, tinha uma pintura da outra esquadra lol.

É bem verdade. Muito Falcão já ficou audivelmente chateado por ter de voar num "gatinho", e muito Jaguar por ser obrigado a pilotar um "pombinho".  :mrgreen:

Isso sim são coisas importantes!!!

Vai ser uma guerra com meia dúzia de tucanitos. O melhor é vender os F16 a um País que leve isto a sério e ficarmos com uns 50 ou 60 tucanitos, que dá um para cada para fazer uns combates tipo Batalha de Inglaterra
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3422 em: Abril 28, 2024, 07:28:34 pm »
Deve ter sido o apogeu de aviões operacionais,  calculo?



24 F-16A/B/AM/BM from the Portuguese Air Force over Monte Real AB. 2010-05-23


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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3423 em: Abril 28, 2024, 07:41:21 pm »
Deve ter sido o apogeu de aviões operacionais,  calculo?



24 F-16A/B/AM/BM from the Portuguese Air Force over Monte Real AB. 2010-05-23




Sim, até porque tinhas aí nesses 24 vários Peace Atlantis II.

Foi a maior formação de F-16 jamais conseguida a nível nacional. Tudo o que podia voar nesse dia voou.
« Última modificação: Abril 28, 2024, 07:41:44 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3424 em: Abril 28, 2024, 10:43:49 pm »
O facto de haver na altura cerca de 40 F-16 (apesar de alguns ainda estarem à espera de modernização penso eu), também ajudava, sendo que se apresentou uma taxa de disponibilidade de 60% (que costuma ser a média global). Hoje com a mesma taxa de disponibilidade, conseguirias ter apenas 16-17 aeronaves.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3425 em: Abril 28, 2024, 11:16:40 pm »
O facto de haver na altura cerca de 40 F-16 (apesar de alguns ainda estarem à espera de modernização penso eu), também ajudava, sendo que se apresentou uma taxa de disponibilidade de 60% (que costuma ser a média global). Hoje com a mesma taxa de disponibilidade, conseguirias ter apenas 16-17 aeronaves.

Nunca deviam ter sido alienados..  ::)


слава Україна!
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3426 em: Abril 29, 2024, 02:44:55 am »
Citação de: P44

Isso sim são coisas importantes!!!

A solução é os F-16 terem todos a mesma pintura... com uma frota tão pequena para quê estas tolices desnecessárias? Os pilotos levam o patch da sua Esquadra para manter o Esprit de corps.
« Última modificação: Abril 29, 2024, 02:52:35 am por Duarte »
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3427 em: Abril 29, 2024, 11:47:42 am »
Ora bem, se a pintura é o problema, é o menor dos problemas para resolver. Tomara que tivessem era o MLU devido. Fizessem eles ruído por isso

Outro dia já disse a Ana maluca, que anda sempre a meter-se em assuntos a fazer ruído, que veja é o que se passa com as negociatas com a Embraer, e porque temos de gastar tantos milhões com tucanos se faz falta é o MLU dos F16
« Última modificação: Abril 29, 2024, 11:49:30 am por Pescador »
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3428 em: Abril 29, 2024, 12:47:34 pm »
A solução é os F-16 terem todos a mesma pintura...

E têm!

Temos poucos aparelhos e há 2 Esquadras equipadas com F-16M na mesma base; contam-se pelos dedos de uma mão as aeronaves com pinturas especiais na cauda, vamos lá também a ter um pouco de calma. Aqui não há razão alguma para celeuma. Existem sim 4 aeronaves (em 25) decoradas com pinturas especiais por ocasião de efemérides ou marcos históricos, como acontece um pouco por todo o lado com operadores de F-16 e não só, mas são tão poucas que não é motivo para todo este burburinho. E quanto aos pilotos, é mais uma questão de salutar e sempre amigável picardia inter-Esquadras, do que propriamente algo mais sério ou "comportamento de diva".  ;)
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3429 em: Abril 29, 2024, 01:03:10 pm »
E ainda bem, não são as pinturas especiais que nos andam a estragar orçamentos e a fazer com que não se compre SDB ou F-35  :mrgreen: :mrgreen:

Os verdadeiros maus gastos sabe-se bem que estão noutras paragens





 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3430 em: Abril 29, 2024, 01:31:37 pm »
As pinturas nos F-16 não são problema nenhum real, nenhum piloto deixou de voar por certo dia ter um avião com pintura "da outra esquadra".

Nem a pintura pode ser considerada um motivo válido, não é nenhuma avaria.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3431 em: Abril 29, 2024, 03:39:56 pm »
Discordo, acho que a pintura base é de facto um problema, e devia-se transitar urgentemente para a Have Glass V:


 :mrgreen:

Apenas por uma questão de estética, claro, nada a ver com vantagens para aumentar as chances de sobrevivência da aeronave em combate.
https://www.key.aero/article/have-glass-making-f-16-less-observable
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3432 em: Abril 29, 2024, 05:44:19 pm »

E têm!

Temos poucos aparelhos e há 2 Esquadras equipadas com F-16M na mesma base; contam-se pelos dedos de uma mão as aeronaves com pinturas especiais na cauda, vamos lá também a ter um pouco de calma. Aqui não há razão alguma para celeuma. Existem sim 4 aeronaves (em 25) decoradas com pinturas especiais por ocasião de efemérides ou marcos históricos, como acontece um pouco por todo o lado com operadores de F-16 e não só, mas são tão poucas que não é motivo para todo este burburinho. E quanto aos pilotos, é mais uma questão de salutar e sempre amigável picardia inter-Esquadras, do que propriamente algo mais sério ou "comportamento de diva".  ;)

Pensei pelo que se mencionou aqui todas as aeronaves tivessem o emblema da Esquadra e isto fosse o problema... sendo assim, já não tá aqui quem falou.  :G-beer2:
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3433 em: Abril 29, 2024, 06:57:00 pm »


Continuo a achar e defender que transição para o F-35 é um erro. Deveríamos, sim, voltar ao Fiat G91, apenas pelo facto de que é provavelmente o avião mais bonito alguma vez construído, e isso para mim supera em muito qualquer valor residual que os F35 possam ter  c56x1
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3434 em: Abril 29, 2024, 10:13:51 pm »


Continuo a achar e defender que transição para o F-35 é um erro. Deveríamos, sim, voltar ao Fiat G91, apenas pelo facto de que é provavelmente o avião mais bonito alguma vez construído, e isso para mim supera em muito qualquer valor residual que os F35 possam ter  c56x1
Se é para isso!...