O A-330 MRTT é assim tão mais capaz para Alemanha e RU estarem a largar os A-310 MRTT e a suportarem esse investimento? Estes parecem ser, mais acessíveis como nós gostamos, uma interessante aposta; confesso que o vejo mais útil para transporte VIP/pessoal, mercadorias do que para AAR mas era uma capacidade que se conseguia.
Presumo que a alteração da versão AAR / pessoal / mercadorias seja fácil de alterar.
Transporte VIP nem tanto, devem-se contar pelos dedos de uma mão as vezes em que se transporta uma comitiva VIP grande o suficiente para justificar algo mais que um Falcon, num espaço de um ano. Já as outras valências, são sim mais passíveis de ser usadas com regularidade.
Já a capacidade AAR, é semelhante à capacidade de um AOR da Marinha, quando tens, nem sempre usas esta capacidade, mas pelo menos quando for necessário podes usar, quando não tens, a força fica completamente limitada na sua capacidade de ser enviada para fora. E isto limita a nossa capacidade de dissuasão inclusive, ao não conseguir enviar meios de combate para fora do nosso território.
Num país com tanto mar, uma aeronave AAR permite que os nossos F-16 controlem todo o espaço marítimo sob a nossa jurisdição, até porque este é o meio de resposta mais rápido que temos.