Os 28 F16A/B MLU da FAP

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nelson38899

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« Responder #195 em: Junho 17, 2008, 02:39:54 pm »
ou seja, são os unicos antes da vinda dos MLU, que tinham a capacidade de disparar misseis harpoon (anti-navio), torpedos e ja ouvi falar que tambem podem disparar misseis maverick.

Cump
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lightning

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« Responder #196 em: Junho 17, 2008, 03:44:45 pm »
Citação de: "Instrutor"
Correcto que os F-16 MLU vão pertencer as duas esquadras, mas cada esquadra tem valencias diferentes, por isso os F-16 são armados com diferente tipo de armamento consoante a missão, e mesmo numa missão podem ser usados difersos F-16 MLU com diversos armamentos ou seja os PILavs das duas esquadras podem cumprimir missoes em conjunto ou em separado.


Já chegamos à conclusão que o avião é o mesmo para ambas as esquadras, agora se o treino dos pilotos varia conforme esteja na 201 ou na 301 não sei, pela designação numérica das esquadras a 201 é esquadra de caça (combate ar-ar) e a 301 é esquadra de ataque (ao solo) mas se forem ao site da Força Aérea não existe diferença nenhuma nas missões das duas esquadras, fazem as duas exactamente o mesmo.
Eu pessoalmente acho que é indiferente o piloto da esquadra 201 e o piloto da 301, relembro que na missão de defesa aérea do Baltico estiveram 2 F-16 MLU da esquadra 301 a efectuar Defesa Aérea e por essa ordem de ideias só teriam ido F-16 OCU da Esquadra 201 porque tem os pilotos treinados em combate ar-ar.

Esquadra 201
http://www.emfa.pt/www/esquadrasdetalhe ... t&cod=e201
Esquadra 301
http://www.emfa.pt/www/esquadrasdetalhe ... t&cod=e301
 

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Lightning

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« Responder #197 em: Junho 17, 2008, 03:49:45 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Instrutor"
Dentro desta valencia precisamos de uma nova esquadra a 4??? vocacionada para ar-mar, ou seja:
4?? - ar-mar
 c34x

Já temos a 401, mas como é secreta está disfarçada :lol:

Eu tinha a ideia que éra a 601 que tinha essa valencia


Eu estava a ser irónico porque o amigo instrutor falou numa esquadra 400 e qualquer coisa para ataque ar-mar :lol: .

A esquadra 401 faz missões genero guarda costeira, procura pescadores ilegais, traficantes de droga, petroleiros a derramar crude como no caso do Prestige, etc, são as chamas missões VIMAR, Vigilancia Maritima.
 

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raphael

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« Responder #198 em: Junho 17, 2008, 10:10:51 pm »
Além de fazer a parte da Fotografia Aérea ( a 401).
Nas mensagens anteriores alguém se esqueceu de uma esquadra de vôo que possui aeronaves com capacidade de ataque ao solo, tal como vem no site da FAP:"...O DASSAULT/DORNIER ALPHA-JET é um caça-bombardeiro subsónico, bilugar e que pela sua concepção apresenta características de versatilidade que o tornam particularmente adaptado para a execução de operações de apoio aéreo ofensivo e de apoio às forças de superfície...", "..O ALPHA-JET é operado pela Esquadra 103 da Base Aérea de Beja- BA11."
Efectivamente o P-3C, após serem actualizados nos EUA, vão poder poder disparar o Maverick na variante F (os F-16 têm a variante B e G), além do Harpoon, de referir porém que por decisão superior os P-3 já não executam operações de minagem. De qualquer modo depois do amigo Portas ter adquirido os 5 P-3C à Holanda despidinhos de electrónica e ter pago cerca de 80milhões de euros, agora as máquinas vão para os EUA e por mais 97milhões de euros vão ficar um mimo, com tecnologia de ponta, algo de muito eficaz mesmo.
Em relação aos F-16 não esquecer que a Parelha de Alerta H24 é efectuada por aviões pertencentes às duas esquadras, simplesmente a tecnologia do MLU torna-o mais apto a desempenhar as missões no estrangeiro sob a égide da NATO, ou seja, o exterior e o motor são iguais, por dentro é tudo diferente, daí que o OCU da 201 já tenha aeronaves no upgrade para MLU.
Daqui a uns anos vão ser todos MLU! Em relação a números a última intel (que pode mudar já amanhã) aponta para 32 aeronaves no total, de um total de 40 com 02 perdidas em acidentes, o ratio até está bem aceitável, sem contabilizar com o 100 que serve somente para exposição estática (eventos e bases abertas).
Saliente-se que ambas as esquadras de f-16 e a de alpha-jet fazem exercicios com lançamento de armamento real no CTA em alcochete (GBU Mk 82, foguetes CRV-7 e tiro de canhão).
Ah e já agora o 295 também à semelhança do Aviocar também não vai ter qualquer tipo de armamento.
De resto sobra-nos o EH-101, se vier a ser criada avalência CSAR neste sistema de armas irá ter armamento orgânico amovível (basicamente para apoio a curta distância).
Um abraço
Raphael
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migbar2

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« Responder #199 em: Junho 18, 2008, 12:34:47 am »
Caros amigos, obrigado pela vossa informação. E queira Deus que realmente fiquemos com 32 ou 33 F-16 MLU. Já não seria mau, sempre é melhor que os 28. Então a treta da venda de 12 já saiu da cabeça dos nossos políticos !!!!! Quando foi isso, que me passou ao lado ???
 

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Instrutor

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« Responder #200 em: Junho 18, 2008, 09:56:14 am »
Muito bem isto ja percebi, agora quero tirar outra dúvida: sei que actualmente e em estado normal de alerta se encontram 2 F-16 prontos a descolar para alguma eventualidade, supunhamos que existem algum problema com dois ou tres avioes civis ou outras ameaças, qual é o grau de prontidão para colocar tipo esses dois F-16 mais duas ou tres parelhas no ar completamente armados e abastecidos?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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nelson38899

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« Responder #201 em: Junho 18, 2008, 10:15:21 am »
Citação de: "Instrutor"
Muito bem isto ja percebi, agora quero tirar outra dúvida: sei que actualmente e em estado normal de alerta se encontram 2 F-16 prontos a descolar para alguma eventualidade, supunhamos que existem algum problema com dois ou tres avioes civis ou outras ameaças, qual é o grau de prontidão para colocar tipo esses dois F-16 mais duas ou tres parelhas no ar completamente armados e abastecidos?


O estado de prontidão é de cerca de 7 minutos, para por os dois primeiros a voar. supondo que os f16 ja tem combustivel, não tenho a certeza mas não deve mais que meia hora.

fonte
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 07d7695246
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typhonman

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« Responder #202 em: Junho 18, 2008, 12:50:58 pm »
O alerta é de 15 minutos actualmente...
 

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migbar2

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« Responder #203 em: Junho 19, 2008, 01:39:04 am »
Afinal segundo o que li hoje a treta da alienação de F-16 continua na ordem do dia. Tanto que referem literalmente que a alienação de meios está atrasada porque o projecto MLU tambem o está. Então pergunto eu com quantos aviões ficaremos se realmente for para vender 12 F-16. Ora se só se fizer MLU a 32 ficaremos apenas com 20. Mas que grande confusão para aqui anda. Será que alguem se entende ???? e já agora pode descobrir e vir cá explicar o que se passa ?
« Última modificação: Junho 19, 2008, 01:41:32 am por migbar2 »
 

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Instrutor

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« Responder #204 em: Junho 19, 2008, 10:07:50 am »
Put..... q ..... os ...... pari........... que porcaria de política de defesa, acabem logo com as FORÇAS ARMADAS não ha dinheiro para nada so para comprar altas bombas para os governantes que grande merd..... ainda ha dois dias atras foi divulgada a compra de mais um super carrao para o senhor Severino Teixeira actual ministro da defesa e outro para o seu secretario de estado no valor de 200 mil euros. Que grande porcaria :evil: governantes mais rascas em vez de encherem os bolsos e andarem a viver como reis à custa dos impostos que invistam no que realmente é importante, saude, educação e defesa. Ai minha mae do céu o que eu daria para que o bin laden se lembrar de Portugal para ver se estes senhores acordassem e invistissem seriamente na segurança dos PORTUGUESES. PORRA NÃO HÁ PACHORRA PARA TANTA BURRICE E CRETINISSE. QUE GRANDE VERGONHA SE ESTA A TORNAR ESTAS FORÇAS ARMADAS. INVISTAM PAH FODA-S............. SÓ SABEM DIZER QUE NÃO HÁ DINHEIRO DINHEIRO, MAS SO EXISTE PARA FESTANÇAS MERENDEIROS E CARROS TOPO DE GAMA, ORA SE ANDASSEM SENTADOS COM OS COSTADOS NUM CHAÇO COMO ANDA A MAIORIA DOS PORTUGUESES PODE SER QUE DESSEM MAIS VALOR AO QUE REALMENTE É IMPORTANTE.
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Johnnie

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« Responder #205 em: Junho 19, 2008, 10:45:27 am »
Mais depressa vejo o NPO a ser exportado que os MLU a ser vendidos...Mas estes discursos ficam sempre bem em ano de pré-eleições, saibam ler nas entrelinhas...Até que o Severiano nem se está a safar nada mal...  :roll:
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migbar2

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« Responder #206 em: Junho 20, 2008, 12:09:03 am »
Citação de: "Johnnie"
Mais depressa vejo o NPO a ser exportado que os MLU a ser vendidos...Mas estes discursos ficam sempre bem em ano de pré-eleições, saibam ler nas entrelinhas...Até que o Severiano nem se está a safar nada mal...  :roll:





Aqui o que importa é a intenção . E já agora se é por uma questão de o discurso ficar bem, tambem ficava bem ele explicar porque é que tem um governo com força para impôr a maior porrada tributária que este povo já viu e aguentou nos ultimos 50 anos....e não consegue impôr uma frota com uma porcaria de trinta e tal aparelhos ??????? Não consegue mostrar ao povo o que os nossos vizinhos do norte e sul têm ???? Isso do ficar bem no discurso é paleio da treta, não compreendo como se pode tentar justificar as atitudes demagógicas de tão pobre política de defesa .
Como é que é ? Tenho de venerar estes tipos porque acertaram na compra da porcaria de duas fragatas em segunda mão e nuns blindados de rodas que nem equipados como combate de infantaria vêm ???? Apenas trinta nessa configuração ??? Olhem , porra para tanta porcaria !!!!
 

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raphael

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« Responder #207 em: Junho 20, 2008, 12:39:24 am »
Os F-16 são sem dúvida importantes para a Defesa Aérea mas trinta aeronaves são suficientes para a dimensão do país.
Temos o QRA (Parelha de Alerta, a este respeito e muito off-topic, na minha opinião não devia ser divulgado o tempo de prontidão da referida parelha) participamos em missões NATO, a possibilidade de uma força destacada de F-16 resume-se a XX aeronaves (menos de 10) de padrão MLU, com algumas limitações a nível logístico (que não interessa aprofundar num fórum público), sim porque não é só mandar os aviões tem que ir todo o pessoal de apoio e material para a sustentação da força.
Para a dimensão do nosso país é uma força razoável, temos de nos dar por satisfeitos se em 2012 conseguirmos ter o upgrade da 2ª esquadra realizado... faltará talvez depois converter toda a 201, processo que entretanto já se iniciou. Falta é €€ para ultrapassar pequenas (grandes) dificuldades com que o processo de modernização se depara.
Neste momento não é possível ter todas as aeronaves abrigadas dos elementos, por isso, 32 aeronaves prontas, na minha opinião são mais que suficientes.
Até porque com a gestão de meios humanos actual (não a falta de pilotos, mas sim a colocação dos pilotos nas esquadras em vez de atrás de uma secretária, isto aplica-se a todos os postos abaixo de Major inclusivé), sim porque o piloto com a experiência no vôo também é um excelente profissional na área do planeamento e coordenação de meios), não se consegue rentabilizar o efectivo para a operação de aeronaves, sentido mais nos transportes (C-130H) e hélis.
Resumindo e baralhando, para as necessidades actuais do país 32 F-16 chegam e sobram, até porque se comparar-mos a área terrestre com área maritima, contabilizando a ZEE (enquanto for do nosso dominio, pk com o Tratado de Lisboa entregamos a gestão da mesma à UE - alguém perguntou se queríamos??) a área é mais vasta e aí faz falta é P-3 c/ o verdadeiro upgrade e tripulações completas para os mesmos!
Em relação aos outros Ramos, não esquecer quem decide é o poder político...por isso "Manda quem pode, obdece quem deve!"
Um abraço
Raphael
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Lightning

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« Responder #208 em: Junho 20, 2008, 05:31:49 pm »
Com o alargamento da cobertura de radar ao arquipélago da Madeira, a parelha de alerta tem autonomia para a cobrir? Ou terá que se colocar uma outra parelha de alerta na Madeira? Depois da construção do radar da Madeira está previsto a construção de um outro radar para cobrir o espaço aéreo dos Açores, e lá também terá que se ter uma 3ª parelha? E por fim, várias vezes se disse que se pretende que se possa enviar um destacamento de caças para missões externas de até um máximo de 12 aeronaves.

É possivel num futuro a curto/médio prazo termos:
- parelha de alerta de Monte Real
- parelha de alerta da Madeira
- parelha de alerta dos Açores
- destacamento de 12 aeronaves

Dá um numero de 18 aeronaves prontas a voar (mais umas quantas em manutenção), isto se as parelhas de alerta fora da BA5 forem de 2, não sei se serão de 2, 3 ou 4 como foi na missão na Lituania.
 

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nelson38899

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« Responder #209 em: Junho 20, 2008, 05:45:08 pm »
quanto à Madeira e Açores ouvi falar de parelhas de dois caças para cada arquipélago
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