Pistola Mauser 1910 6,35mm de uso regulamentar?

• 17 Respostas
  • 15403 Visualizações
*

Janus

• 112
  • +0/-0
Pistola Mauser 1910 6,35mm de uso regulamentar?
« em: Maio 21, 2007, 03:41:48 am »
Caros membros do fórum, peço a vossa ajuda para esclarecer a seguinte dúvida.  Tenho visto pistolas Mauser modelo 1910 em 6,35mm com as mesmas marcas de punção (um triângulo dentro de um círculo) que aparecem na Parabellum modelo 1906 do exército português (designada modelo m/908 pelo exército).  Os livros indicam que nas pistolas Parabellum, aquela marca significa aceitação da arma pelo arsenal do exército.  Talvez por essa razão, aqui nos EUA as Mauser 1910 que têm o que parece ser aquela mesma marca são identificadas como também tendo sido de uso regulamentar português.  Mas tenho minhas dúvidas, pois faze-em confusão porquê que o exército iria usar pistolas em calibre 6,35mm.  Alguêm poderá esclarecer?  Desde já agradeço a ajuda.  Aqui estão fotografias da pistola Mauser 1910 e da marca:

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 22, 2007, 02:40:33 am »
Eu tenho a mesma pistola mas em 7,65 pode ver a foto na seccao das "forcas de seguranca"  em "substituicao das pistolas" sobre a sua pergunta acho improvavel que alguma policia use o 6,35 o numero da arma e posto na fabrica e vai em serie. os puncoes que vc fala em armas desta idade costuma ter 1, 2 nalguns casos 3, eles sao os puncoes do fabricante, os puncoes do ramo das forcas armadas ou policia que a arma foi entregue e tambem por vezes os puncoes de unidades ou tambem se as armas forao exportadas depois de usadas. Dou um exemplo, tenho uma parabelum p08 que tem os puncoes da fabrica da mauser, os puncoes reais do keizer Willhelm II e os puncoes da cruz suastica. Tenho uma Walther PP que tem os puncoes da fabrica, da gestapo e tb a cruz suastica! Entao tudo isto conta para o valor de uma arma (mostra historia) muito importante para colecionadores. Mas o mais importante e o puncao do fabricante porque durante a guerra os alemaes (outsourced) a outros fabricantes o fabrico de armas conforme a necessidade! A maioria das armas feitas durante a guerra sao de qualidade inferior, mas o valor comercial nao! Resumindo a sua pistola foi fabricada na mesma fabrica que a P08!

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 22, 2007, 03:47:28 am »
Caro oultimoespiao,

Obrigado pela sua perspectiva.  E parabéns pela colecção!

Quanto a dita marca, não creio que seja uma marca da fábrica Mauser, pois também aparece nas Parabellum ("Luger") modelo 1906 (m/908) fabricadas pela DWM para o exército português (vide o livro "Lugers at Random" de Charles Kenyon, por exemplo).  Nessa altura a DWM e a Mauser ainda eram firmas diferentes, se não em engano, o que me leva a crer que a marca em questão não é específica a um fabricante.  Além disso, a marca não aparece em outras Lugers DWM 1906 não fornecidas ao exército português.

Acho, então, plausível a opinião do Charles Kenyon e de vários outros, como por exemplo o John Walters em "Luger Book" e até de pelo menos um português, o Jaime Regalado, que a marca de punção representada por um triângulo circundado por um círculo é, pelo menos nas Parabellum, uma marca de aceitação do exército português.  Mas será que também o é quando aplicada em alguns exemplares da Mauser 1910 em 6,35mm?  Não faz sentido, a não ser que tenha sido, por exemplo, uma arma que o exército comprou à Mauser para distribuir em pequenas quantidades á oficiais como arma de bolso; mas então porque não em 7,65mm, um calibre militar?  Francamente é muito estranho.  Para tirar as dúvidas, comparei e medi a marca que aparece no meu exemplar da Parabellum m/908 Manuel II com a marca que aparece em duas Mauser 1910 que possuo, e verifiquei que são exatamente iguais.  Hmm...

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10469
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 22, 2007, 11:30:54 am »
Citação de: "Janus"
aparece no meu exemplar da Parabellum m/908 Manuel II com a marca que aparece em duas Mauser 1910 que possuo

:shock:  :shock:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 22, 2007, 02:13:29 pm »
Amigo Janus, algures na sua pistola tambem ha uma marca de puncao com 3 letras essa e a mais importante! se encontrar diga que eu consigo desvendar o misterio! Boa sorte

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 22, 2007, 02:33:48 pm »
  :shock:  :wink:

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 22, 2007, 02:38:41 pm »
Amigo Janus, algures na sua pistola tambem ha uma marca de puncao com 3 letras essa e a mais importante! se encontrar diga que eu consigo desvendar o misterio! Boa sorte

Óptimo.  Hoje à noite vou procurar e depois digo qualquer coisa.  Cmptos.

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 23, 2007, 04:59:05 am »
oultimoespiao,

Infelizmente não encontrei nenhuma marca composta por três letras.

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 29, 2007, 02:57:42 am »
 :shock:  :wink: aqui estão duas fotografias da Parabellum m/908 Manuel II da minha colecção.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10469
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 29, 2007, 10:45:54 am »
:shock:
O "straw" está excelente, dada a idade da peça, com quase 100 anos!
:Bajular:
à falta de um smilie "verde de inveja"...

Meus amigos, estão a ver uma verdadeira jóia, uma variante rara em excelente estado!
Obrigado, Janus
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 29, 2007, 05:21:30 pm »
Sim, Luso, na verdade tive muita sorte com esta.  Gostaria de encontrar também pelo menos um modelo da marinha, mas aqui é quase impossivel encontrar exemplares em bom estado.  Mas ainda não desisti!

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 31, 2007, 04:29:54 pm »
Acho que descobri... Todas as P-08 que forao fabricadas para Portugal tinhao a marca do "circulo com o triangulo dentro" se fosse a versao da marinha tinha um MP em vez da outra marca. Quanto a mauser ter o mesmo puncao pode ser que tenhao usado o mesmo puncao para distinguir que o destino era Portugal.  So as P-08 que forao para portugal tinhao aquela marca, essa marca podia ser dada pelo fabricante, despachante ou exportador, essas marcas nem sempre erao do fabricante.
fora as marcas normais as unicas que tem marca do circulo com o triangulo sao as portuguesas.

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 02, 2007, 07:13:43 pm »
oultimoespiao,

Se não me engano, as P-08 não tinham nenhuma marca que as identificasse como sendo de uso regulamentar português.  As modelo 1906, por outro lado, essas sim, na sua maioria ou tinham a marca do triângulo e círculo ou o "MP" da Marinha, como você indicou.

Voltando ao assunto original:  tive a comunicar-me com um colecionador português que disse ter visto Mauser 1910 nos espólios de viúvas de oficiais generais.  Aqui nos EUA tem sido tradição os oficiais generais receberem uma pistola de uso pessoal.  Será que em Portugal também existiu essa tradição, e durante algum tempo as pistolas que recebiam eram Mauser 1910?  Nesse caso, as Mauser 1910 marcadas com o triángulo e círculo talvez tenham sido encomendadas pelo exército para esse fim.

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 18, 2007, 02:17:31 am »
http://s165.photobucket.com/albums/u51/oultimoespiao/

Fui a loja de armas do meu amigo e ele tem la varias 1910 a venda e encontrei uma como a sua, com o puncao com o triangulo, depois de investigar um pouco descobri que foi um lote de mausers feitas para portugal que sao conhecidas como "Portuguese contract mausers" forao fabricadas logo depois da primeira guerra. E o triangulo dentro do circulo quer dizer exportacao para portugal nada mais! De resto e uma arma que vale +/- $250.00 dolares.

*

Janus

• 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 19, 2007, 03:15:13 am »
Pois, eu sei que é isso que dizem aqui nos EUA, mas não tenho a certeza que eles sabem bem o que estão a dizer.  Nunca vi uma arma levar uma marca de punção que signifique exportação para outro país a não ser que o país de destino tenha especificado que a marca fosse posta.  Aqui está outro facto interessante:  uma das minhas Mauser 1910 veio acompanhada de um certificado de exportação militar passado em nome de um militar americano pela sua unidade estacionada na Alemanha nos anos 50.

Agora, isso dos valores é muito relativo.  Por exemplo, $250 talvez seja um valor apropriado para a Mauser 1910 representada nas suas fotografias, pois ela exibe bastante uso e corrosão.  Um exemplar em melhor estado necessariamente terá mais valor.