DESPEDIDA DA FRAGATA "COMANDANTE JOÃO BELO"

• 703 Respostas
  • 233951 Visualizações
*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #225 em: Janeiro 03, 2008, 02:55:25 pm »
el_francotirador escreveu:

Estimado,

Podremos ser media docena de "totos" que nos queremos sobreponer a los politicos, pero una cosa le dejo clara: en muchos foros la capacidad tecnica de los foristas en 1000 veces superior a la de nuestros politicos.
Caro colega

Não me referia em exclusivo a alguns foristas uruguaios, mas também a alguns portugueses.
Independentemente da capacidade técnica dos foristas de todo o mundo, a decisão é sempre dos políticos, por mais incompetentes que sejam. Os vossos e os nossos.

El problema con el sonar no es la transferencia de tecnologia, sino aparentemente cuanto lo quieren "cobrar". La transferencia de estas fragatas sin sonar para mi es un desproposito y seria mejor que las dejaran como museo en Portugal. El unico elemento que justificaba su valor era el sonar y sin el, son meras patrulleras de altura de 2000 tons de desplazamiento.
Creio que não vão querer comprar um dos melhores sonares, um bom sistema de comunicações, e EW relativamente actualizada ao preço de sucata? O que é realmente velho é a plataforma, e essa é oferecida pelo preço dos equipamentos.

Con respecto a las Bremen, me imagino que la transferencia de tecnologia sera mas sencilla pues casi todo el equipo que poseen es fabricado en Alemania.
Turbinas inglesas, motores alemães, helicópteros franco-ingleses, mísseis americanos, artilharia italiana e alemâ, torpedos alemães, guerra electrónica americana e italo-francesa, radares holandeses e alemães. Sonares alemães.
De facto é quase tudo concebido e fabricado na Alemanha  :shock:
Outra vantagem será o preço das Bremen totalmente equipadas.

Sigo sin entender las modificaciones estructurales que deberan tener sin el sonar, pues si hubo que modificarlas para ponerselo, me imagino que algo pasara si se lo sacan no?

Não se passa nada. O peso das superestructuras foi reduzido ao serem retirados uma peça de 100mm e o morteiro ASW. o domo do sonar até se calhar lá pode ficar pois não é das coisas mais caras, retirando-se o equipamento sonar. O navio não perde estabilidade.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

naval968

• 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #226 em: Janeiro 03, 2008, 07:56:13 pm »
a decisão é sempre dos políticos, por mais incompetentes que sejam. Os vossos e os nossos.

Pues no es este el caso.
El poder politico hace ya meses que dio el OK, el gasto esta debidamente aprobado.

Es la Armada de Uruguay la que quiere desistir del negocio, puesto que:

...como que al final, las fragatas sin determinados equipos son muy caras para Uruguay...

...y para cualquier otra Armada.

Asi de sencillo.

Creio que não vão querer comprar um dos melhores sonares, um bom sistema de comunicações, e EW relativamente actualizada ao preço de sucata?

Un buen sonar es lo que se ganaria, ya que los sistemas de comunicaciones y guerra electronica de las Riviere uruguayas estan muy pero muy bien.

saludos
naval968

*

P44

• Investigador
  • 20946
  • Recebeu: 7073 vez(es)
  • Enviou: 8089 vez(es)
  • +8129/-13095
(sem assunto)
« Responder #227 em: Janeiro 04, 2008, 11:37:44 am »
pois, mas para terem o sonar 13milhões não chega , pelos vistos...

Querem o sonar, "saltem " com o $$$$..... :wink: acho que a questão é puramente de dinheiro (ou falta dele), nem sequer tem a ver com "secretismos"...

Além de que se não me engano o Uruguai já só tem UMA Riviere operacional , a Montevideo...o que implica que se não levarem as nossas ficam longos tempos sem nenhuma....(manutenções)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Johnnie

• Analista
  • 726
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +102/-90
(sem assunto)
« Responder #228 em: Janeiro 04, 2008, 01:21:48 pm »
Epa façam la um preço simpático aos rapazes, mais vale que vê-las a apodrecer ai no alfeite  :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"

*

naval968

• 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #229 em: Janeiro 04, 2008, 03:05:06 pm »
Citação de: "P44"
pois, mas para terem o sonar 13milhões não chega , pelos vistos...

Querem o sonar, "saltem " com o $$$$..... :wink: acho que a questão é puramente de dinheiro (ou falta dele), nem sequer tem a ver com "secretismos"...

Além de que se não me engano o Uruguai já só tem UMA Riviere operacional , a Montevideo...o que implica que se não levarem as nossas ficam longos tempos sem nenhuma....(manutenções)

Estimado P44, es claro que es un precio conveniente para Uruguay...

...y para Portugal.

Pero las conveniencias del negocio, solo las pueden ponderar las partes directamente involucradas, si la Marinha entiende que NO se quiere desprender de los SQS 510 la Marinha sabra porque.

Quizas sea mas redituable para Portugal gastar recursos y tiempo en desmontar los sonares y tratar de venderlos por otras vias, los cascos siempre los podra vender para su posterior desguace.

Sobre la operatividad de las Comandant Riviere uruguayas, estas en lo cierto, solo la ROU 03 Montevideo esta en condiciones de navegar, pero no vayas a pensar que la operatividad de la flota determinara la compra o no compra de las Belo.

A fin de cuentas la Armada Nacional nunca dependio ni dependera de la Marinha Portuguesa.

saludos
naval968

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #230 em: Janeiro 04, 2008, 03:41:52 pm »
Lembro mais uma vez que estamos a fazer especulações em cima de especulações.

Eu também estou de acordo que o sonar SQS-510 é na realidade a única coisa moderna ou relativamente moderna (em termos de sistemas de armas) que as João Belo têm.

Mas nem sequer sabemos a que se refere a informação sobre os sonares e a que parte dos sistemas se refere a especulação.
Ainda não ouvi dizer nada sobre o que é que o Uruguai pretende fazer com os sistemas lançadores de torpedos.
E a actual fragata que ainda está ao serviço vai ser retirada de serviço?

Que tipo de torpedos utiliza o Uruguai?
Vai adquirir novos torpedos?
E se não o quiser fazer, pode utilizar os mesmos sistemas do SQS-510?

E O sonar SQS-510 serve para alguma coisa ao Uruguai se o país não pretender alterar para já a sua capacidade de guerra anti-submarina ?

Há tantas, mas tantas questões que se podem colocar e que não têm resposta, que a questão do sonar me parece um pouco extemporânea.

A verdade é esta:

Manter uma fragata Bremen operacional durante um único ano custará à marinha do Uruguai entre 10 a 12 milhões de Euros. Ora comparemos isso com o custo de uma fragata da classe João Belo.

Se a marinha do Uruguai, ou de outro país qualquer, quiser ter fragatas mais modernas e OPERACIONAIS vai ter que gastar dinheiro nos equipamentos e sistemas muitos dos quais têm que ser substituidos mesmo que não sejam utilizados ou pouco utilizados. Só no caso das Bremen, para elas ficarem operacionais a 100% eu nem quero imaginar os custos que serão necessários para os equipamentos que têm que ser substituídos além, claro está dos custos com o treino do pessoal em sistemas completamente novos.

Não se pode comparar uma Bremen e uma Comandant Riviere não só pelos seus sistemas e características, mas acima de tudo pelos custos.
Não só pelos custos do equipamento no acto da compra, mas pelos custos de manutenção que numa fragata Bremen são de cinco a dez vezes mais altos.

Eu fico com a impressão de que no Uruguai (e não estou a dizer que a marinha uruguaia não saiba disto) não estão a fazer contas aos custos de manutenção de uma fragata do tipo Kortenaer ou Meko.

Claro que há a possibilidade de adquirir uma fragata do tipo Kortenaer para mostrar bandeira e depois ter os sistemas electrónicos todos desligados porque já ultrapassaram os prazos da sua substituição.

Mas aí, o Uruguai ou outro país qualquer, vai ter o mesmo problema. Para funções de uma marinha de patrulha, com um pouco mais de poder disuasor, as João Belo servem perfeitamente, porque são mais recentes que as actuais fragatas uruguaias e estão em bastante melhor estado de conservação.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

naval968

• 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #231 em: Janeiro 04, 2008, 06:33:45 pm »
Eu também estou de acordo que o sonar SQS-510 é na realidade a única coisa moderna ou relativamente moderna (em termos de sistemas de armas) que as João Belo têm.

De acuerdo.
Aunque se debe tener en cuenta otros sistemas ya mencionados por otros foristas, como los equipos de comunicaciones y los equipos de guerra electronica, aunque en honor a la verdad, no hacen a la cuestion, ya que las Riviere uruguayas estan bien en estos aspectos para nuestra realidad regional.

Mas nem sequer sabemos a que se refere a informação sobre os sonares e a que parte dos sistemas se refere a especulação.
Ainda não ouvi dizer nada sobre o que é que o Uruguai pretende fazer com os sistemas lançadores de torpedos.

El problema especifico son los sonares, puedo dar fe de ello, claro que no puedo citar fuentes, pues no hay fuentes, al menos no en blanco y negro.
Los MK 46 y sus tubos lanzadores son otra cuestion, y ella si que es entrar en especulaciones infundadas, por una gran cantidad de limitaciones que no son solo impuestas por la Marinha de Portugal.

E a actual fragata que ainda está ao serviço vai ser retirada de serviço?

Si las Belo se incorporasen, la ROU 03 Montevideo sera radiada sin dudas.

Que tipo de torpedos utiliza o Uruguai?

ECAN L 3.

Vai adquirir novos torpedos?

Claro que si, si se adquieren nuevos buques c34x

E O sonar SQS-510 serve para alguma coisa ao Uruguai se o país não pretender alterar para já a sua capacidade de guerra anti-submarina ?

Encaja perfectamente con la doctrina de la Armada Nacional, entendiendose la negacion del medio maritimo al posible adversario, e incrementando la proteccion de las vias maritimas comerciales propias.

Las posibilidades que brinda el SQS 510 son sin dudas mayores que las que ofrece nuestro SQS 17, bastante inferior, sobre todo en :

Mine avoidance capability
Geo reference track visualization
Data recording for post analysis
Embedded mission simulation for training
Automatic torpedo detection in active and passive modes

No es alterar el balance antisubmarino en la zona, es sencillamente incrementar las chances de proteccion de la vias navegables.

Mas aí, o Uruguai ou outro país qualquer, vai ter o mesmo problema. Para funções de uma marinha de patrulha, com um pouco mais de poder disuasor, as João Belo servem perfeitamente, porque são mais recentes que as actuais fragatas uruguaias e estão em bastante melhor estado de conservação.

Las Belo asi como estan, sirven para lo que dices, patrulla maritima.
De poder disuasor nada, dos cañones de 100 mm no disuaden a nadie.
Los torpedos MK-46 ....mmmh, bien, son mas torpedos que los ECAN L 3 sin dudas, pero su poder de disuacion es marginal.

Es verdad que se encuentran en mejores condiciones que las Riviere uruguayas, pero eso no quita que solo le quedan 7 años, a lo sumo 10 de vida util.

saludos
naval968

*

P44

• Investigador
  • 20946
  • +8129/-13095
(sem assunto)
« Responder #232 em: Janeiro 04, 2008, 08:42:01 pm »
Es verdad que se encuentran en mejores condiciones que las Riviere uruguayas, pero eso no quita que solo le quedan 7 años, a lo sumo 10 de vida util.

bom, mas é para esse prazo de tempo que se prevê serem usadas... :?

acho que esta frase do papatango sintetiza tudo...

Eu fico com a impressão de que no Uruguai (e não estou a dizer que a marinha uruguaia não saiba disto) não estão a fazer contas aos custos de manutenção de uma fragata do tipo Kortenaer ou Meko.

Claro que há a possibilidade de adquirir uma fragata do tipo Kortenaer para mostrar bandeira e depois ter os sistemas electrónicos todos desligados porque já ultrapassaram os prazos da sua substituição.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

*

naval968

• 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #233 em: Janeiro 05, 2008, 01:55:22 am »

Citação:

Pues yo acho un poquitin atrevido el razonar de esta manera.
Pero cada cual razona como puede, no como debe.
 :wink:

Un placer haber departido en este foro.

saludos
naval968

*

P44

• Investigador
  • 20946
  • +8129/-13095
(sem assunto)
« Responder #234 em: Janeiro 05, 2008, 10:21:50 am »
Citação de: "naval968"

Citação:

Pues yo acho un poquitin atrevido el razonar de esta manera.
Pero cada cual razona como puede, no como debe.
 :shock: !

Tomo essa frase a negrito como uma despedida?

Acho que não é preciso levar as coisas tão a peito...se calhar vc até sabe coisas que nós não sabemos...não nos interprete a mal, mas nós aqui navegamos de especulação em especulação, se calhar vc é que está certo...

O problema é que, como não sabemos nada em concreto, cada um se limita a espôr as suas ideias, consoante os desejos e convicções de cada um!

Caro naval da minha parte espero que não tenha ficado ofendido, afinal estamos aqui todos para aprender uns com os outros.

Saludos, e espero continuar a "vê-lo" por aqui :wink:

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #235 em: Janeiro 05, 2008, 12:09:37 pm »
Aí se soubessem o estado em que aqules chaços estão...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23407
  • Recebeu: 4304 vez(es)
  • Enviou: 3044 vez(es)
  • +3207/-4585
(sem assunto)
« Responder #236 em: Janeiro 05, 2008, 12:19:34 pm »
Ó SSK não digas isso que ainda nos estragas de vez o negócio... :lol:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #237 em: Janeiro 05, 2008, 03:20:33 pm »
SSK escreveu:
Aí se soubessem o estado em que aqules chaços estão...

Claro que sabem. Eles têm cá estado a ver isso mesmo.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #238 em: Janeiro 05, 2008, 08:11:20 pm »
Também não acredito que não estejam ao corrente do estado dos navios.

Nota:
Oe meus comentários dizem especialmente respeito à questão das fragatas Kortenaer/Bremen e aos seus custos.

Pelo que conheço da questão Uruguai a questão que se pode colocar é entre fragatas deste tipo (João Belo) e  navios de patrulha oceânica.

Se a marinha do Uruguai tem mesmo intenção de passar a utilizar outro tipo de torpedos, então mais importante se tornaria o sonar. Mas a verdade é que não temos informação suficiente sobre o assunto. Estamos a especular, nada mais.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
JBs
« Responder #239 em: Janeiro 08, 2008, 07:49:07 pm »
O tão falado possivel cancelamento da venda das fratatas n está dependente dos equipamentos existentes nos navios, visto que o vendedor DGAED vende os navios com todos os equipamentos e tem os navios prontos para serem enviados mas sim com problemas levantados pelo Uruguay.