A questão toda gira à volta da existência ou não dos SQS-510 completos.
Eu não tenho nenhuma informação que possa confirmar ou não aquilo que já foi anteriormente dito sobre a presença dos sonares.
Na verdade, quando falamos de sonares, falamos não só nos receptores (vamos chamar-lhes antenas) como dos equipamentos que interpretam os sinais e que se ligam posteriormente aos "dentes" do sistema, ou seja os lançadores de torpedos.
As João Belo viram o seu equipamento de luta anti-submarina completamente revisto e foram introduzidos os lançadores Mk.32 para os torpedos Mk.46
Ora pelo que sei, os actuais navios uruguaios ainda utilizam o sistema ASW francês. A diferença, é que os torpedos ECAN, têm um alcance de 5Km, enquanto que os Mk.46 podem atingir alvos a uma distância de 11Km.
Não sabemos quais as opções da marinha do Uruguai e no caso de eles pretenderem utilizar outro tipo de torpedos, então tudo fica mais complicado e não sabemos o que os uruguaios pretendem fazer.
O SQS-510, pelo que conheço tem vários módulos adequados a diferentes tipos de sistema e por isso acho que estamos a entrar na especulação pura sobre o que é que lá está e se uma eventual remoção é do sistema completo ou apenas de algun dos módulos.
De qualquer forma, em minha opinião €12 milhões por uma João Belo sem radar é caro.
É verdade no entanto, que fica mais barato que agarrar nas actuais fragatas uruguaias e fazer mesmo uma pequena modernização.
Concordo também que para gastar esse tipo de dinheiro, então seria mais útil adquirir patrulhas oceanicos.
Mas a intenção da marinha do Uruguai, parece ser a de querer manter fragatas na activa, gastando o dinheiro como se tratasse de uma modernização das fragatas actuais.
os €12 milhões compram um «refit» pronto a usar.
Já agora, quanto aos SQS-510, pelo que tenho coligido de várias fontes, trata-se de um dos mais eficientes equipamentos de sonar presentemente em operação. Em teoria, são superiores ao sonar das fragatas Karel Doorman, com a única vantagem para as fragatas holandesas sendo o radar rebocado que naturalmente as João Belo (ou as Vasco da Gama) não têm.
Vistos em separado, são provavelmente os mais eficientes equipamentos de sonar da região.
Cumprimentos