A LPM, conforme o nome indica é uma Lei de Programação Militar, a qual deve ser cumprida.
Assim, o Estado Português tem inscrita na lei uma determinação que seve ser cumprida: A venda de 12 aeronaves F-16.
Pelo preço previsto na LPM, os F-16 serão necessáriamente MLU pois não quero acreditar (e creio que ninguém pensaria nisso) que alguém teria previsto vender F-16 A/B por mais de € 10 milhões cada um.
Outra questão é se será possível cumprir a lei, por causa das circunstâncias, especificas do equipamento. Para começar, nós não temos esses aviões para vender. Depois a sua venda tem que ser aprovada pelos Estados Unidos, depois temos que ser capaz de fazer as modificações a um ritmo minimamente aceitavel (e não com um avião a cada seis a oito meses).
Os pontos positivos, têm a ver com o facto de os F-16MLU portugueses serem os mais modernos de todos os F-16MLU à venda, o que seria em teoria um argumento de venda.
= = =
As dificuldades apontadas acima, parecem ser muito maiores que as vantagens. A venda dos F-16MLU não parecia muito realista na altura e também não parece agora.
No entanto, também achávamos que ninguém compraria as João Belo...
= = =
Uma última nota:
Interessante o facto de não terem ainda decidido o preço dos navios

Cumprimentos