Creio que as 27 Toneladas máximas do KC-390 estejam corretas, pois este dado tem sido divulgado por pessoal da Embraer envolvida no programa.
Essas 27 toneladas são para carga concentrada, ou seja, no seu centro de gravidade, como um veículo blindado por exemplo, em tese, o KC-390 pode transportar uma bateria de mísseis Pantsir S1, acho que o radar deve ser retirado para caber na altura, mas peso e as demais dimensões é possível.
O KC-390 carrega mais de 23 toneladas de combustível, então como ele tem sonda para REVO, pode por exemplo decolar com o peso máximo de carga, as 27 toneladas, e um pouco menos de combustível, umas 15 toneladas por exemplo, lhe dando uma folga de 8 toneladas para decolagem, é muita coisa, após a decolagem e em voando em cruzeiro, pode ser reabastecido por outro KC-390 ou por um KC-767 e seguir viagem.
Não sei se o Antonov e o C-2 possuem sonda REVO ou ponto para ser reabastecido por lança, como usa a USAF.
De toda sorte, o An-178 é uma opção válida para a FAP também, seu preço é atrativo.
A imprensa brasileira tem divulgado que quatro caças Gripen C/D estarão no Brasil até antes dos jogos olímpicos, não sei o que vem fazer, algo que pode ocorrer, é uma imagem do KC-390 com mangueiras estendidas reabastecendo o Gripen em voo de testes, nem que seja apenas ensaio.