Projecto Embraer KC-390

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #525 em: Julho 04, 2016, 10:42:04 pm »
Que volta que isto foi dar e que spin... ;D  Lembram-se das notícias, artigos de opinião e comentários aqui no fórum que falam do 390 como um projecto brasileiro, desenvolvido por brasileiros, fabricado no Brasil e com componentes fabricados em Portugal?

Fica a questão se isto é apenas para agradar a gregos e troianos, conforme as campanhas eleitorais, ou se é para mudar a narrativa após alguém em Bruxelas perguntar porque raio é que se andavam a gastar fundos comunitários a ajudar um país da América do Sul a desenvolver um avião que iria competir com um produto europeu (A400M) e com uma aeronave utilizada por vários países europeus e também produzida na Europa (C-130J).

Lightning, é capaz que não se estejam a referir apenas à participação de empresas portuguesas mas sim a nível de tecnologia. Nesse caso aquilo ali tem muita tecnologia portuguesa, europeia (fruto da participação dos centros de investigação e das universidades que tinham acesso a tecnologia aeronáutica através de projectos europeus) e até norte-americana (inde ver a subcontratação de empresas norte-americanas para certos componentes).

Quanto ao Costa: já se safou de mandar os engenheiros aeronáuticas emigrarem.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #526 em: Julho 05, 2016, 04:51:00 am »
Talvez essa narrativa seja para fazer com que a sociedade aceite melhor, caso venha a acontecer, a compra do KC-390 pela FAP, que não é um avião barato.

O Brasil já gastou mais de 2 bilhões de dólares no programa KC-390, e hoje ainda deve mais de 500 milhões de dólares para Embraer pelo desenvolvimento.

Se você olhar bem, a frente desse avião tem a mesma aerodinâmica dos aviões comerciais da Embraer, E170/195, só que de tamanho maior, sua parte traseira lembra o C-17, ninguém precisa inventar a pólvora.
 

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Alvalade

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #527 em: Julho 05, 2016, 09:27:28 am »
2 mil milhões *
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #528 em: Julho 05, 2016, 02:16:11 pm »

COBERTURA ESPECIAL - Embraer

Embraer vai investir mais € 103 milhões em Portugal



As fábricas de Évora contam com 415 funcionários.

João José Oliveira

A Embraer reforçou os planos de investimento da companhia em Portugal, em projetos que serão realizados a partir deste ano para sustentar os programas de novas aeronaves da companhia.

A maior parte dos investimentos irá para Évora, onde a fabricante brasileira tem uma unidade de fabricação de partes de aeronaves. Em conversa com jornalistas durante encontro promovido pela Embraer, o presidente da operação em Portugal, Paulo Marchiotto, afirmou que serão gastos na expansão da unidade € 93,6 milhões.

A Embraer tem duas fábricas em Évora, resultantes de um investimento inicial de cerca de € 180 milhões, e um centro de engenharia e tecnologia.

Outros € 10 milhões irão para a Ogma, empresa de manutenção de aeronaves e fabricante de partes de aviões, controlada em 65% pela Embraer e 35% pelo governo português, que a fabricante brasileira adquiriu em 2005.

"Os recursos irão para a ampliação das fábricas, para ampliar a área em oito mil metros quadrados e adquirir novas máquinas", afirmou o executivo.

Segundo Marchioto, a ampliação será necessária para atender à demanda das linhas de produção em série dos E2, a nova geração de aviões comerciais E-Jets da Embraer A fábrica de Évora vai produzir os revestimentos da asa, o conjunto que faz a ligação entre a asa e a fuselagem e outras partes da própria asa, que será montada no Brasil.

A participação da linha de produção em Évora vai ganhar importância na Embraer na medida em que as novas famílias da Embraer forem entrando em operação, apontou Marchiotto. É o caso da unidade de materiais compostos, na produção em série dos E2, que terão na unidade lusa a fabricação dos flaps e do estabilizador horizontal, feito pela empresa nesse material para um dos seus aviões comerciais.

Os investimentos em Évora tinham sido planejados há meia década, quando o projeto da unidade portuguesa foi lançado.

Os aportes novos incluem recursos originados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em uma fatia do Estado português, dentro do programa comunitário Portugal 2020. Dos € 93,6 milhões, o governo português entrará com € 34,6 milhões na forma de incentivos financeiros.

As fábricas de Évora contam com 415 funcionários.

Na Ogma, empresa controlada pela Embraer em Lisboa, os € 10 milhões em investimentos vão ampliar a capacidade de atendimento da subsidiária em manutenção e em produção de peças, para atender, por exemplo, aos programas do seus cargueiro militar KC-390.
 

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Cabeça de Martelo

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Burro

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #530 em: Julho 05, 2016, 03:59:08 pm »
Vejam se alguém documentou o voo do KC-390 sobre Portugal hoje pela manhã, um voo de duas horas, sobre o mar e sobre o território.

Saiu de Lisboa, voou alto sobre o mar e depois voou sobre o território, vou baixo, mas muito baixo mesmo, deu duas voltas sobre Évora e voltou para Lisboa.

Imagino que com pessoal da FAP a bordo, já em contato com a cabine de voo do KC-390, seus instrumentos, side sticks...
 

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #531 em: Julho 05, 2016, 04:28:00 pm »
https://www.facebook.com/Walkarounds/videos/10154427389599905/
Citar
Primeiro pouso de um Embraer KC-390 em Portugal. Alverca do Ribatejo. Momento histórico captado por José Levezinho

https://www.facebook.com/Walkarounds/videos/10154433921269905/
Citar
Passagem baixa do KC-390 sobre a Embraer em Évora. Vídeo: Cristina Vaz Freire.

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Lightning

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #532 em: Julho 05, 2016, 09:59:16 pm »
Nesse video da RR já diz que Portugal foi responsável por mais de metade da estrutura do avião, já não é do avião todo.
 

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #533 em: Julho 05, 2016, 10:22:27 pm »
Citar
Depois do vídeo as fotos (possíveis) da passagem do KC-390 junto das fábricas Embraer em Évora.






https://www.facebook.com/Walkarounds/?fref=photo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #534 em: Julho 05, 2016, 10:38:43 pm »
Citar
Os aportes novos incluem recursos originados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em uma fatia do Estado português, dentro do programa comunitário Portugal 2020. Dos € 93,6 milhões, o governo português entrará com € 34,6 milhões na forma de incentivos financeiros.

There you go. Reinvestimento dos lucros e utilização do dinheiro do contribuinte europeu. «O  COMPETE  2020  tem  como  objectivo  melhorar  a  competitividade  e  a  internacionalização  da  economia 
portuguesa.» Parece também ter como objectivo melhorar a competitividade e a internacionalização da economia brasileira. :)

Embraer quer produzir novos jactos em Évora com fundos comunitários
Citar
A empresa tenciona produzir os jactos E2 em Portugal, mas para concretizar o investimento associado a esse projeto pretende assegurar fundos comunitários, através de uma candidatura ao programa Portugal 2020, revela o "Diário Económico".
Fonte: http://expresso.sapo.pt/economia/embraer-quer-produzir-novos-jatos-em-evora-com-fundos-comunitarios=f918581

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #535 em: Julho 05, 2016, 11:38:48 pm »
Já sei como apareceu o disparate dos 50 e tal %, ao que parece a informação original era de 4,5%, mas na agência Lusa perdeu a vírgula e passou a 45%, quando chegou às impressoras dos jornais já ia nos 55%.
« Última modificação: Julho 06, 2016, 12:09:01 am por Lightning »
 

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Lightning

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Burro

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #537 em: Julho 06, 2016, 03:59:45 am »
Também não consegui entender os quase 60% do projeto do KC-390, e do próprio KC-390 feitos em Portugal e por engenheiros portugueses.

Sempre imaginei que a participação de Portugal fosse ao estilo "ad hoc", recebeu o projeto  pronto, e executou dentro dos conformes.

Desconhecia que a engenharia de Portugal havia projetado quase 60% do KC-390.

Lembrando que até onde se sabe, a engenharia de Portugal nunca construiu um avião, eu mesmo não conheço, e como primeiro projeto, já concebe algo da complexidade de um KC-390, é realmente impressionante.

Eu não acho isso ruim, nem estou criticando, pelo contrário, isso é bom para o Brasil e a Embraer, que neste caso tem um aliado de peso para futuros trabalhos.

A Embraer tem dois centros de engenharia, um no Brasil e outro na cidade de Melbourne na Flórida, que conta com além de engenheiros brasileiros, também com engenheiros americanos, muitos deles ex engenheiros da NASA que trabalharam no programa dos ônibus espaciais, acho que a maioria é ex NASA, são poucos no total. Segundo o depoimento de dois deles contratados recentemente, esta sendo uma experiência nova trabalhar com brasileiros, pois o ambiente de trabalho não parece o de uma empresa como era na NASA, a Embraer lembra mais o ambiente de uma família, segundo eles.

Em Melbourne a Embraer conta com 150 funcionários,  este centro é comandado pelo brasileiro Paulo Pires, 16 anos de Embraer, no Brasil a empresa tem 18 mil funcionários, e apenas em São José dos Campos, 4 mil deles são engenheiros, fora Gavião onde é finalizado o KC-390 e a unidade de Botucatu, o grupo de Melbourne trabalha com tele conferência com o grupo que fica no Brasil, essas informações são do G1.

Nos EUA a Embraer produz os Phenom e os Legacy.

De toda sorte, para quem partiu do zero, produzir como primeiro trabalho, quase 60% de um avião como o KC-390 é um feito notável.
« Última modificação: Julho 06, 2016, 04:04:19 am por Burro »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #538 em: Julho 06, 2016, 10:15:28 am »
56%, 4.5%... eles querem é "vender" o avião ao povo!
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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #539 em: Julho 06, 2016, 02:04:14 pm »
A passar sobre uma das fábricas da EMBRAER em Évora.

https://www.facebook.com/Walkarounds/videos/10154433921269905/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.