Votos totais: 137
En Espanha se le ha hecho MLU a todos los Tranche I.
Citação de: Barlovento em Outubro 18, 2025, 03:05:58 amEn Espanha se le ha hecho MLU a todos los Tranche I.Incluindo radar AESA?
A França vai avançar com mais 61 RAFALE. As listas de espera estão a aumentar. É só encomendas de F35, RAFALE, EF...Cada vez mais sobra apenas o GRIPEN...Brincadeiras à parte, se for para aviões novos, está a ficar complicado.
Citação de: Lampuka em Outubro 22, 2025, 08:44:53 amA França vai avançar com mais 61 RAFALE. As listas de espera estão a aumentar. É só encomendas de F35, RAFALE, EF...Cada vez mais sobra apenas o GRIPEN...Brincadeiras à parte, se for para aviões novos, está a ficar complicado.Quanto mais tarde entrarmos na fila, seja de que construtor for, pior será. A não ser que a intenção passe mesmo por células usadas, sendo ou não uma solução stopgap.Diria que de toda a NATO europeia, excepção feita à Albânia e Montenegro, neste momento estaremos muito provavelmente nos últimos lugares no que diz respeito ao capítulo de fighter procurement. Já no segmento de transporte tático e capacidade CAS/COIN, estaremos na vanguarda.
O Gripen não têm grandes pedidos ainda mesmo Colômbia e a Tailândia penso vão só com 12 cada uma.
A Roménia depois revende-nos os F16 que lhes vendemos
Citação de: Ghidra em Outubro 22, 2025, 10:33:16 amO Gripen não têm grandes pedidos ainda mesmo Colômbia e a Tailândia penso vão só com 12 cada uma. Tens a encomenda sueca também. A SAAB entregou esta semana o primeiro de 60 JAS-39E à Força Aérea Sueca. https://www.twz.com/air/gripen-e-fighter-officially-joins-the-swedish-air-force
Para o Brasil, incorporar o Tejas representaria diversificar sua aviação de combate, em complemento à frota Gripen, e reforçar laços industriais com a Índia.
Os jatos Gripen continuam sendo consideradosAs negociações sobre possíveis entregas de jatos Gripen para a Ucrânia estão em andamento há mais de dois anos. Embora as discussões tenham sido temporariamente interrompidas para priorizar a implantação de caças F-16 de fabricação americana na Ucrânia, a Suécia continuou a explorar opções para colaboração futura.Pilotos ucranianos treinaram na Suécia para testar o sistema Gripen, sinalizando a preparação para possíveis transferências no futuro.No início deste mês, Kristersson disse que ele e Zelenskyy discutiram o interesse de Kiev nos jatos Gripen durante uma reunião de líderes europeus em Copenhague, segundo a Reuters.
Os Gripens para a Ucrânia penso seja numa primeira fase a versão antiga vai ser substituída pela encomenda da nova versão falada pelo Charlie Jaguar