Ponto 1, não vai haver concurso. Só existiria se estivéssemos em tempo de calmaria e serviria sobretudo para adiar...
Ponto 2, não vai haver apenas um substituto.
Ponto 3, um deles será europeu.
Ponto 4, o outro será o F35 ou uma proposta com vantagens económicas substâncias e ligação direta a um projecto G6
Ponto 5, tal como disse há poucos dias, se os americanos "nanarem" ficam de fora, ou seja, não haverá F35
Ponto 6, dos europeus, o RAFALE parece-me o pior colocado. Não estou a falar das capacidades, mas do "pacote" a propor
Ponto 7, o lobby SAAB+ EMBRAER é muito forte, e o projecto provavelmente o mais realista para as nossas capacidades efectivas
Ponto 8, o EF será o modelo europeu mais consensual
Para finalizar, e desculpem a organização da mensagem que não tem outro qualquer intuito senão o de isso mesmo, organizar, cada dia que passa vejo um afastamento do F35 e o crescimento da probabilidade do 100% europeu.
O governo, e vamos deixar-nos de estar sempre a denegrir só porque sim, tem uma senhora batata quente nas mãos para decidir.
E, sejamos honestos, não é tarefa fácil.
Essa história de que este é o único isto e aquilo, ou de que tem de ser daqui ou dali, não conta.
Todos vão apresentar propostas, mais ou menos englobadoras de outros equipamentos ou produtos, com possíveis planos de contrapartidas económicas...
Pacotes complexos de analisar e sobretudo classificar.
Se fosse apenas a proposta do caça, a coisa seria mais pacífica. Assim...
Tudo isto muda caso termine a guerra na Ucrânia, o que também me parece improvável.