Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (2.9%)
F-35
60 (43.8%)
Rafale
21 (15.3%)
Gripen
35 (25.5%)
Eurofighter Typhoon
17 (12.4%)

Votos totais: 137

Substituiçao dos F-16's

• 5196 Respostas
  • 1589067 Visualizações
*

tenente

• Investigador
  • 10883
  • Recebeu: 6427 vez(es)
  • Enviou: 5009 vez(es)
  • +8583/-2106
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5025 em: Setembro 26, 2025, 12:05:29 pm »
Bom dia,
Posso afirmar que a SAAB vem com tudo para vender o Gripen E, estanto a jogar a carta de um futuro caça de 5 gen, a desenvolver pela Suécia, Brasil e outros países, onde poderia entrar Portugal, no entanto será ainda preciso mais dinheiro do que para o GCAP, por isso dúvido muito.
Cps

Não sei se não conseguirá o contrato, já vi esta opção com menos hipóteses de vencer, há muitas maneiras de contornar as dificuldades e a EMB, já nos mostrou que possui valências negociais muito poderosas, muitos " admiradores " cá no Burgo.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, mafets, Pescador

*

tenente

• Investigador
  • 10883
  • +8583/-2106
« Responder #5026 em: Setembro 26, 2025, 12:10:35 pm »
Se a SAAB tiver conhecimento que também estamos a tentar substituir a frota de M113, e conseguir ' convencer ' o MDN Sueco a incluir na proposta de venda dos Gripen uma cláusula de contemple uma atençãozinha, AKA, desconto na aquisição de digamos, uma meia centena +/- de VBCI CV9030/35, penso que as hipóteses de ganharem serão maiores.
A acontecer essa oferta, a pressão política imposta à FAP para ir na direcção, dos amigalhaços da EMB, terá um enorme peso na decisão Final,m

Eu não me admiro nada se a FAP vier a operar o " Swedish Echo ".

Abraço

A SAAB também fabrica os AT-4 e Carl-Gustaf. Estou certo que o Exército e os Fuzos não diriam que não a umas dezenas de lançadores e umas centenas de mísseis, nas suas variantes mais recentes.
 8)

E se não tivessemos feito o negócio dos Caesar, até os Archer iriam aparecer no " PACOTE ".

O peso Made In Europa, vai prevalecer, pelo menos é o que eu penso.

Abraços
« Última modificação: Setembro 26, 2025, 12:12:12 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

JohnM

• Investigador
  • 1721
  • Recebeu: 1204 vez(es)
  • Enviou: 528 vez(es)
  • +346/-56
« Responder #5027 em: Setembro 26, 2025, 12:11:54 pm »
Bom dia,
Posso afirmar que a SAAB vem com tudo para vender o Gripen E, estanto a jogar a carta de um futuro caça de 5 gen, a desenvolver pela Suécia, Brasil e outros países, onde poderia entrar Portugal, no entanto será ainda preciso mais dinheiro do que para o GCAP, por isso dúvido muito.
Cps

Ainda para mais com o envolvimento estreito que mantemos com a Embraer, estranho seria se a Saab não lançasse a sua cartada.

Para o comum dos mortais parece que só a Saab é que se está neste momento a chegar à frente, porém todos os outros construtores estão de olhos postos no programa de substituição do F-16 da FAP, e se já não apresentaram a sua proposta irão fazê-lo a breve trecho.

Se a SAAB tiver conhecimento que também estamos a tentar substituir a frota de M113, e conseguir ' convencer ' o MDN Sueco a incluir na proposta de venda dos Gripen uma cláusula de contemple uma atençãozinha, AKA, desconto na aquisição de digamos, uma meia centena +/- de VBCI CV9030/35, penso que as hipóteses de ganharem serão maiores.

A acontecer essa oferta, a pressão política imposta à FAP para ir na direcção, dos amigalhaços da EMB, tendo em vista uma poupança de muitos milhões de euros, terá um enorme peso na decisão Final.

Apesar de muita água ainda correr debaixo das pontes até à decisão final, eu não me admiro nada se a FAP vier a operar o " Swedish Echo ".

Abraço
Se fosse apenas uma esquadra, uns 20 aviões, e complementar com mais outra de F-35, como tem vindo a ser aqui apontado pelo SubSea7, não seria um mau cenário, de todo, como já aqui opinei. Além de todo o resto, os custos de operação do Gripen são inferiores aos do Typhoon e Rafale, o que ajuda sobremaneira a mitigar o impacto dos Lightning. Disto isto, espero que não lhes passe pela cabeça comprar duas esquadras de Gripen…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

tenente

• Investigador
  • 10883
  • +8583/-2106
« Responder #5028 em: Setembro 26, 2025, 12:17:40 pm »
Bom dia,
Cps

Ainda para mais com o envolvimento estreito que mantemos com a Embraer, estranho seria se a Saab não lançasse a sua cartada.

Para o comum dos mortais parece que só a Saab é que se está neste momento a chegar à frente, porém todos os outros construtores estão de olhos postos no programa de substituição do F-16 da FAP, e se já não apresentaram a sua proposta irão fazê-lo a breve trecho.

A acontecer essa oferta, a pressão política imposta à FAP para ir na direcção, dos amigalhaços da EMB, tendo em vista uma poupança de muitos milhões de euros, terá um enorme peso na decisão Final.

Apesar de muita água ainda correr debaixo das pontes até à decisão final, eu não me admiro nada se a FAP vier a operar o " Swedish Echo ".

Abraço
Se fosse apenas uma esquadra, uns 20 aviões, e complementar com mais outra de F-35, como tem vindo a ser aqui apontado pelo SubSea7, não seria um mau cenário, de todo, como já aqui opinei. Além de todo o resto, os custos de operação do Gripen são inferiores aos do Typhoon e Rafale, o que ajuda sobremaneira a mitigar o impacto dos Lightning. Disto isto, espero que não lhes passe pela cabeça comprar duas esquadras de Gripen…

Eu não estou a ver a FAP adquirir dois modelos de aeronaves de caça, a operar simultaneamente
Na minha opinião o modelo será só um, seja ele qual for, e estará ao serviço durante muitas décadas,  tantas quanto os F's.

Abraço

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24115
  • Recebeu: 4593 vez(es)
  • Enviou: 3269 vez(es)
  • +3682/-4676
« Responder #5029 em: Setembro 26, 2025, 12:18:04 pm »
Há neste momento 3 caças 4.5 europeus:

Dassault Rafale F4.1; 

Eurofighter Typhoon;

Saab JAS 39 Gripen E/F

Agora há várias perguntas no ar. O governo quer algo novo ou em segunda mão? Se for novo, faz-se um concurso internacional como deve de ser ou é directamente com o fabricante escolhido através de um processo politico com olho já na 6ª geração? Para substituir totalmente os nossos F-16 ou apenas parcialmente (adquirindo também F-35)?
« Última modificação: Setembro 26, 2025, 12:19:49 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Lampuka

• Investigador
  • 1395
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 614 vez(es)
  • +361/-1934
« Responder #5030 em: Setembro 26, 2025, 12:42:38 pm »
Ponto 1, não vai haver concurso. Só existiria se estivéssemos em tempo de calmaria e serviria sobretudo para adiar...

Ponto 2, não vai haver apenas um substituto. 

Ponto 3, um deles será europeu.

Ponto 4, o outro será o F35 ou uma proposta com vantagens económicas substâncias e ligação direta a um projecto G6

Ponto 5, tal como disse há poucos dias, se os americanos "nanarem" ficam de fora, ou seja, não haverá F35

Ponto 6, dos europeus,  o RAFALE parece-me o pior colocado. Não estou a falar das capacidades,  mas do "pacote" a propor

Ponto 7, o lobby SAAB+ EMBRAER é muito forte, e o projecto provavelmente o mais realista para as nossas capacidades efectivas

Ponto 8, o EF será o modelo europeu mais consensual

Para finalizar,  e desculpem a organização da mensagem que não tem outro qualquer intuito senão o de isso mesmo,  organizar, cada dia que passa vejo um afastamento do F35 e o crescimento da probabilidade do 100% europeu.
O governo,  e vamos deixar-nos de estar sempre a denegrir só porque sim, tem uma senhora batata quente nas mãos para decidir.
E, sejamos honestos, não é tarefa fácil.
Essa história de que este é o único isto e aquilo, ou de que tem de ser daqui ou dali, não conta.
Todos vão apresentar propostas, mais ou menos englobadoras de outros equipamentos ou produtos, com possíveis planos de contrapartidas económicas...
Pacotes complexos de analisar e sobretudo classificar.
Se fosse apenas a proposta do caça,  a coisa seria mais pacífica.  Assim...
Tudo isto muda caso termine a guerra na Ucrânia, o que também me parece improvável.
« Última modificação: Setembro 26, 2025, 12:46:12 pm por Lampuka »
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Pescador

• Investigador
  • 5538
  • Recebeu: 3651 vez(es)
  • Enviou: 3089 vez(es)
  • +5967/-3860
« Responder #5031 em: Setembro 26, 2025, 12:44:27 pm »
Bom dia,
Cps

Abraço

Eu não estou a ver a FAP adquirir dois modelos de aeronaves de caça, a operar simultaneamente
Na minha opinião o modelo será só um, seja ele qual for, e estará ao serviço durante muitas décadas,  tantas quanto os F's.

Abraço

Julgo que a questão é que os Gripen também em 10/15 anos depois da aquisição estariam pouco relevantes e isso levaria a FAP ao tempo dos A7.  Então uma solução de uma esquadra de(....) e outra com os restantes F16M mais capazes de continuar até 2040 e se resolver entretanto a questão 5 ou 6 geração. Agora a aposta seria de contrapartidas reais para a tecnologia nacional. Da parte da França duvido.
Outra questão é  o "envolvimento" da Embraer no negócio, que nos leva a abundante conversa já tida. Afinal eles controlam 65% da OGMA. Um passo do governo da altura que fazia o que calhava. É preciso muita clareza e isenção nesse eventual negócio 

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7198
  • Recebeu: 8124 vez(es)
  • Enviou: 5574 vez(es)
  • +10216/-2954
« Responder #5032 em: Setembro 26, 2025, 12:55:31 pm »
Ponto 6, dos europeus,  o RAFALE parece-me o pior colocado. Não estou a falar das capacidades,  mas do "pacote" a propor

Por incrível que possa parecer, e fazendo fé nos rumores que circulam por aí, parece mesmo que o Rafale será neste momento a 4ª escolha para a FAP. Afinal, o Gripen tem a vantagem de poder empregar boa parte do equipamento e armamento do F-16, o que constitui naturalmente um bónus face ao caça francês.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, Subsea7

*

Lampuka

• Investigador
  • 1395
  • +361/-1934
« Responder #5033 em: Setembro 26, 2025, 01:01:55 pm »
Vou partir do princípio que o "por incrível" não tem nada a ver comigo...🤣🤣🤣
O RAFALE só vem se vierem fragatas ou submarinos ou qualquer outro meio relevante de França,  o que me parece improvável.  Só os CAESER não chegam...
Depois "isola-nos' muito relativamente ao resto da Europa,  tipo... os franceses. 😉
João Pereira

*

sivispacem

• Investigador
  • 1688
  • Recebeu: 964 vez(es)
  • Enviou: 1026 vez(es)
  • +464/-611
« Responder #5034 em: Setembro 26, 2025, 01:18:23 pm »
Ponto 1, não vai haver concurso. Só existiria se estivéssemos em tempo de calmaria e serviria sobretudo para adiar...

Ponto 2, não vai haver apenas um substituto. 

Ponto 3, um deles será europeu.

Ponto 4, o outro será o F35 ou uma proposta com vantagens económicas substâncias e ligação direta a um projecto G6

Ponto 5, tal como disse há poucos dias, se os americanos "nanarem" ficam de fora, ou seja, não haverá F35

Ponto 7, o lobby SAAB+ EMBRAER é muito forte, e o projecto provavelmente o mais realista para as nossas capacidades efectivas

Ponto 8, o EF será o modelo europeu mais consensual

Para finalizar,  e desculpem a organização da mensagem que não tem outro qualquer intuito senão o de isso mesmo,  organizar, cada dia que passa vejo um afastamento do F35 e o crescimento da probabilidade do 100% europeu.
O governo,  e vamos deixar-nos de estar sempre a denegrir só porque sim, tem uma senhora batata quente nas mãos para decidir.
E, sejamos honestos, não é tarefa fácil.
Essa história de que este é o único isto e aquilo, ou de que tem de ser daqui ou dali, não conta.
Todos vão apresentar propostas, mais ou menos englobadoras de outros equipamentos ou produtos, com possíveis planos de contrapartidas económicas...
Pacotes complexos de analisar e sobretudo classificar.
Se fosse apenas a proposta do caça,  a coisa seria mais pacífica.  Assim...
Tudo isto muda caso termine a guerra na Ucrânia, o que também me parece improvável.

Se a proposta da SAAB incluir o Erieye acho que vencerão....
Cumprimentos,

*

P44

• Investigador
  • 21590
  • Recebeu: 7427 vez(es)
  • Enviou: 8392 vez(es)
  • +8159/-13583
« Responder #5035 em: Setembro 26, 2025, 01:26:57 pm »
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/saab-quer-fazer-aterrar-investimentos-para-por-gripen-a-voar-em-portugal

Está resolvido, duas esquadras de Gripen  :snip:

Estamos a chegar à altura do ano em que é normal a população estar muito afetada pela Gripen.
Uma dad joke por dia, não sabe o bem que lhe fazia.

Não tomem tylenol  :G-bigun:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 1721
  • Recebeu: 1204 vez(es)
  • Enviou: 528 vez(es)
  • +346/-56
« Responder #5036 em: Setembro 26, 2025, 01:28:50 pm »
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/saab-quer-fazer-aterrar-investimentos-para-por-gripen-a-voar-em-portugal

Está resolvido, duas esquadras de Gripen  :snip:

Estamos a chegar à altura do ano em que é normal a população estar muito afetada pela Gripen.
Uma dad joke por dia, não sabe o bem que lhe fazia.

Não tomem tylenol  :G-bigun:
😂

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7198
  • Recebeu: 8124 vez(es)
  • Enviou: 5574 vez(es)
  • +10216/-2954
« Responder #5037 em: Setembro 26, 2025, 01:31:09 pm »

Se propuserem então um pacote com equipamentos para os 3 ramos, será uma cartada forte que pesará bastante, sem dúvida. E se assim for, muito provavelmente não haverá forma de escapar ao Gripen E/F na FAP.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

P44

• Investigador
  • 21590
  • Recebeu: 7427 vez(es)
  • Enviou: 8392 vez(es)
  • +8159/-13583
« Responder #5038 em: Setembro 26, 2025, 01:32:28 pm »
A Suécia não tem fragatas?  :'(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Lampuka

• Investigador
  • 1395
  • +361/-1934
« Responder #5039 em: Setembro 26, 2025, 01:33:40 pm »
"Apenas" um dos possíveis trunfos...
Aos entendidos, porque eu não sei, isso com o GRIPEN E teria interesse militarmente? E pensando sempre na vinda de outro caça "principal".
Associem a hipótese de Portugal participar diretamente na integração e instalação desse sistema no KC-390,  como penso que está a ser estudado...
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7