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Substituiçao dos F-16's

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4965 em: Hoje às 01:24:11 pm »
Mexeram-se os suecos...
João Pereira
 

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4966 em: Hoje às 02:15:25 pm »
Mexeram-se os suecos...

Vieram a Beja oferecer o Gripen E ?
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4967 em: Hoje às 02:17:35 pm »
Mexeram-se os suecos...

Vieram a Beja oferecer o Gripen E ?
Claro… toda a gente anda a fazer o trabalho de casa…
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4968 em: Hoje às 03:34:20 pm »
Não é só aqui no fórum 🤣🤣🤣
João Pereira
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4969 em: Hoje às 03:45:04 pm »
E ainda digo mais... se os States não se mexerem, estão-se a pôr a jeito.
O GRIPEN tem o lobby Brasileiro/EMBRAER, o investimento industrial e agora... a cartada da compra dos aviões através de Portugal.
O EF terá a disponibilidade quase imediata de aviões em segunda mão,  a origem "Europa", partilha de armamento com o F16 e o acesso ao G6.
A LM tem de por alguma coisa "palpável" na mesa, não só promessas.
O RAFALE penso já ser uma carta fora do baralho...
É negociar bem. 😉
João Pereira
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4970 em: Hoje às 03:50:18 pm »
E ainda digo mais... se os States não se mexerem, estão-se a pôr a jeito.
O GRIPEN tem o lobby Brasileiro/EMBRAER, o investimento industrial e agora... a cartada da compra dos aviões através de Portugal.
O EF terá a disponibilidade quase imediata de aviões em segunda mão,  a origem "Europa", partilha de armamento com o F16 e o acesso ao G6.
A LM tem de por alguma coisa "palpável" na mesa, não só promessas.
O RAFALE penso já ser uma carta fora do baralho...
É negociar bem. 😉
Espero que não esteja em cima da mesa a hipótese de duas esquadras de eurocanards, mas sim uma de F-35 e uma de eurocanards…
 
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4971 em: Hoje às 03:59:25 pm »
o E/F está ser construído para os clientes, nomeadamente Suécia e Brasil.  Têm taxa de disponibilidade, mas maior são as versões C/D com os kits de conversão para a maior interoperacionalidade com as versões E/F.

https://www.saab.com/newsroom/press-releases/2022/saab-receives-order-for-upgrade-of-gripen-cd

Citar
“This upgrade will provide the Swedish Air Force with a significantly stronger fighter capability. The contract is a big leap ahead in terms of radar performance and functionality, both for the hardware and software, and will future-proof the operational capability of Gripen C/D,” says Jonas Hjelm, Head of Saab’s business area Aeronautics.
 

The capability enhancement will enable better interoperability between Gripen C/D and Gripen E, for example by the upgrade of support systems and data links. Interoperability is a prerequisite as the platforms will be used in parallel over many years.





Saudações
« Última modificação: Hoje às 04:00:06 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4972 em: Hoje às 04:04:59 pm »
Fico sempre um bocado perdido com as versões do "Eurofighter Typhoon", ainda pior por terem 3 países; mas também nunca pensei na possibilidade de voarem com a "Cruz de Cristo".

Independentemente do país de origem um "Tranche 1 - Block 5" não poderá, investindo, ter as capacidades de um "Tranche 2 - Block 15 / EOC 2"? Para o "curto-prazo" não ter o "Captor-E AESA" é o mesmo que ter um aparelho ultrapassado?

A Alemanha preferiu comprar novos(Tranche 4) do que modernizar os Tranche 1. O que pode ser boa noticia para nós, visto vão começar a ser retirados de serviço este ano.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4973 em: Hoje às 04:05:56 pm »

Aqui é fácil de perceber que tudo será europeu, a exceção dos F-35...O MDN começa a titubear mas...Reconhece que é o caça de 5ª geração...
« Última modificação: Hoje às 04:32:15 pm por Subsea7 »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4974 em: Hoje às 04:19:24 pm »
Fico sempre um bocado perdido com as versões do "Eurofighter Typhoon", ainda pior por terem 3 países; mas também nunca pensei na possibilidade de voarem com a "Cruz de Cristo".

Independentemente do país de origem um "Tranche 1 - Block 5" não poderá, investindo, ter as capacidades de um "Tranche 2 - Block 15 / EOC 2"? Para o "curto-prazo" não ter o "Captor-E AESA" é o mesmo que ter um aparelho ultrapassado?

A Alemanha preferiu comprar novos(Tranche 4) do que modernizar os Tranche 1. O que pode ser boa noticia para nós, visto vão começar a ser retirados de serviço este ano.
Quantos Tranche 1 tem a Alemanha?
 

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Duarte

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4975 em: Hoje às 04:49:38 pm »

A Alemanha preferiu comprar novos(Tranche 4) do que modernizar os Tranche 1. O que pode ser boa noticia para nós, visto vão começar a ser retirados de serviço este ano.

Quantos Tranche 1 tem a Alemanha?

Segunda aquela fonte tão fiável, Wikipedia..  31

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_equipment_of_the_German_Air_Force
« Última modificação: Hoje às 05:47:24 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force." - Muita atenção aos que semeiam o desacordo e espalham propaganda.
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4976 em: Hoje às 04:55:07 pm »

Aqui é fácil de perceber que tudo será europeu, a exceção dos F-35...O MDN começa a titubear mas...Reconhece que é o caça de 5ª geração...
A esperança dele é a guerra na Ucrânia terminar entretanto.
Empurram logo para a frente o verdadeiro novo caça,  leia-se,  G6.
A desculpa será que ainda não existe.
E avançam para GRIPEN e EF, ambos usados, como transitório.
Sai mais barato, desenrasca por cá até 2050, e sobra algum para outras coisas.  Nem que seja para roubar...
Nunca se esqueçam que os políticos não vêem as coisas senão a 4 anos.
João Pereira
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4977 em: Hoje às 05:06:47 pm »

Aqui é fácil de perceber que tudo será europeu, a exceção dos F-35...O MDN começa a titubear mas...Reconhece que é o caça de 5ª geração...
A esperança dele é a guerra na Ucrânia terminar entretanto.
Empurram logo para a frente o verdadeiro novo caça,  leia-se,  G6.
A desculpa será que ainda não existe.
E avançam para GRIPEN e EF, ambos usados, como transitório.
Sai mais barato, desenrasca por cá até 2050, e sobra algum para outras coisas.  Nem que seja para roubar...
Nunca se esqueçam que os políticos não vêem as coisas senão a 4 anos.

Ora bem...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4978 em: Hoje às 05:30:36 pm »
Fico sempre um bocado perdido com as versões do "Eurofighter Typhoon", ainda pior por terem 3 países; mas também nunca pensei na possibilidade de voarem com a "Cruz de Cristo".

Independentemente do país de origem um "Tranche 1 - Block 5" não poderá, investindo, ter as capacidades de um "Tranche 2 - Block 15 / EOC 2"? Para o "curto-prazo" não ter o "Captor-E AESA" é o mesmo que ter um aparelho ultrapassado?

A Alemanha preferiu comprar novos(Tranche 4) do que modernizar os Tranche 1. O que pode ser boa noticia para nós, visto vão começar a ser retirados de serviço este ano.
Quantos Tranche 1 tem a Alemanha?

Citar
On 11 November 2020 NETMA and Eurofighter signed the Quadriga contract to replace Germany's Tranch 1 fleet with 38 new Eurofighter Typhoons

Mas acho que eles tem uns 30.
 

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Pilotasso

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4979 em: Hoje às 06:56:34 pm »
Fico sempre um bocado perdido com as versões do "Eurofighter Typhoon", ainda pior por terem 3 países; mas também nunca pensei na possibilidade de voarem com a "Cruz de Cristo".

Independentemente do país de origem um "Tranche 1 - Block 5" não poderá, investindo, ter as capacidades de um "Tranche 2 - Block 15 / EOC 2"? Para o "curto-prazo" não ter o "Captor-E AESA" é o mesmo que ter um aparelho ultrapassado?

Ora bem:

O typhoon mesmo sendo o hipotético tranch1 com upgrade OFP, assim consultando uma specs rapidamente, mesmo com o CAPTOR-M temos em relação ao F-16AM:

-Captor-M tem 3X o alcance que o APG-66V2(A), bem como taxa de refrescamento, ECCM e discriminação de alvos superior conferindo-lhe verdadeira capacidade BVR.
- mesmo com o AIM-120C5 que temos cujo o alcance Maximo vai para além das capacidades do radar APG-66V2(A) , logo estamos bastante dependentes de datalink neste campo.
-o EF tem maior taxa peso-potência, maior taxa de subida, capacidade cruzeiro supersónica com carga de misseis AA, maior capacidade de carga, mais pylons, etc.
- o EF é um verdadeiro caça de superioridade aérea como Portugal nunca teve ao dispor, mesmo sendo uma versão que não é a mais recente.

Desvantagens: sendo usado vai durar tanto tempo como os F-16 PAII. Vão ser retirados muito antes do caça de 6G.

E ainda digo mais... se os States não se mexerem, estão-se a pôr a jeito.
O GRIPEN tem o lobby Brasileiro/EMBRAER, o investimento industrial e agora... a cartada da compra dos aviões através de Portugal.
O EF terá a disponibilidade quase imediata de aviões em segunda mão,  a origem "Europa", partilha de armamento com o F16 e o acesso ao G6.
A LM tem de por alguma coisa "palpável" na mesa, não só promessas.
O RAFALE penso já ser uma carta fora do baralho...
É negociar bem. 😉

A Lockheed tem feito bastante bem o trabalho de casa neste respeito, e poder de influencia não lhe falta. O F-35 dificilmente será contornável.

Quanto ao gripen, é um excelente avião para paises que têm uma uma abordagem geo politica e geo-estratégica e infra estruturas que não temos. Tal como a suécia, para enfrentar adversários superiores do outro lado da fronteira que num instante poderiam bombardear todas as bases, seriam precisos abrigos subterrâneos, milhares de KM autoestradas preparadas para servir como pistas (largura e postes de iluminação removíveis e ter rectas pre definidas) bem como pontos de acessos logísticos onde seja possível montar uma base avançada improvisada de preferencia escondidos em floresta. Assim mesmo sem garantia de superiorade aérea, seria muito dificil eliminar totalmente uma força de gripens.

Em Portugal:
-pais periférico voltado para o oceano
-toda a floresta ardeu
-não há abrigos subterrâneos
-não há autoestradas preparadas
-não há redundância de bases
- Mas também não temos a russia ou o irão à porta
-seremos mais inseridos numa força força aliada fora das nossas fronteiras por isso temos de ter forças com alguma capacidade projecção e não escondidas em bases avançadas.

Logo o gripen seria a pior escolha.
« Última modificação: Hoje às 07:01:45 pm por Pilotasso »
 
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