Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (43.7%)
Rafale
21 (15.6%)
Gripen
35 (25.9%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 135

Substituiçao dos F-16's

• 4901 Respostas
  • 1326459 Visualizações
*

sivispacem

• Investigador
  • 1515
  • Recebeu: 844 vez(es)
  • Enviou: 892 vez(es)
  • +460/-550
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4890 em: Julho 04, 2025, 10:43:56 pm »
Eu diria que o eurofighter virá dos stocks britânicos.

Pelo que me disseram a NATO vai criar um novo conceito de batlegroup, em que as forças armadas portuguesas decidiram-se juntar aos birtanicos, enquanto os espanhois se irão juntar aos italianos e os franceses aos Belgas e os Holandeses à Alemanha.

A confirmar-se, levamos com o Tranche 1 na mesma, muito provavelmente..... :(

https://www.aerotime.aero/articles/raf-typhoon-tranche-1-retirement-uk-strategy
Cumprimentos,

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6929
  • Recebeu: 7690 vez(es)
  • Enviou: 5266 vez(es)
  • +10196/-2936
« Responder #4891 em: Julho 04, 2025, 11:11:41 pm »

Pelo que me disseram a NATO vai criar um novo conceito de batlegroup, em que as forças armadas portuguesas decidiram-se juntar aos birtanicos, enquanto os espanhois se irão juntar aos italianos e os franceses aos Belgas e os Holandeses à Alemanha.

Não era suposto os Tranche 1 britânicos serem cedidos aos turcos?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

JohnM

• Investigador
  • 1511
  • Recebeu: 994 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +248/-53
« Responder #4892 em: Julho 05, 2025, 02:13:10 am »

Ora explica lá isso melhor 😅

*

nelson38899

• Investigador
  • 5618
  • Recebeu: 933 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +740/-2722
« Responder #4893 em: Julho 05, 2025, 09:05:13 am »

Penso que será algo como isto

A Alemanha e os Países Baixos possuem unidades militares conjuntas, fruto de acordos de cooperação e integração. Um exemplo notável é a 1ª Divisão Blindada Germano-Holandesa, que consiste em unidades do exército alemão e holandês integradas para operações conjuntas. Além disso, existem outras formas de cooperação militar entre os dois países, como treinamento conjunto, troca de pessoal e participação em exercícios militares.
Unidades Militares Conjuntas:
1ª Divisão Blindada Germano-Holandesa:
Esta é uma das unidades conjuntas mais significativas, com componentes tanto do exército alemão (Heer) quanto do exército holandês (Koninklijke Landmacht).
Outras Formas de Cooperação:
Além da divisão blindada, Alemanha e Países Baixos colaboram em diversas áreas, como:
Treinamento Conjunto: Tropas de ambos os países participam de exercícios militares combinados para melhorar a interoperabilidade e o trabalho em equipe.
Troca de Pessoal: Há um intercâmbio regular de pessoal militar entre as forças armadas alemãs e holandesas, permitindo a partilha de conhecimentos e experiências.
Participação em Missões: Em situações de crise ou operações de paz, as forças armadas dos dois países podem cooperar em missões conjuntas, demonstrando sua capacidade de agir em conjunto.
Razões para a Cooperação:
Interoperabilidade:
A cooperação militar permite que as forças armadas alemãs e holandesas trabalhem de forma mais eficaz em conjunto, seja em exercícios ou em operações reais.
Eficiência:
A partilha de recursos e conhecimentos pode levar a uma maior eficiência na utilização de recursos e a uma melhor resposta a ameaças ou crises.
Fortalecimento da Segurança:
A cooperação militar entre países da União Europeia ajuda a fortalecer a segurança e a estabilidade na região.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

sivispacem

• Investigador
  • 1515
  • +460/-550
« Responder #4894 em: Julho 05, 2025, 10:05:54 am »

A Alemanha e os Países Baixos possuem unidades militares conjuntas, fruto de acordos de cooperação e integração. Um exemplo notável é a 1ª Divisão Blindada Germano-Holandesa, que consiste em unidades do exército alemão e holandês integradas para operações conjuntas. Além disso, existem outras formas de cooperação militar entre os dois países, como treinamento conjunto, troca de pessoal e participação em exercícios militares.
Esta é uma das unidades conjuntas mais significativas, com componentes tanto do exército alemão (Heer) quanto do exército holandês (Koninklijke Landmacht).
Além da divisão blindada, Alemanha e Países Baixos colaboram em diversas áreas, como:
Treinamento Conjunto: Tropas de ambos os países participam de exercícios militares combinados para melhorar a interoperabilidade e o trabalho em equipe.
Troca de Pessoal: Há um intercâmbio regular de pessoal militar entre as forças armadas alemãs e holandesas, permitindo a partilha de conhecimentos e experiências.
Participação em Missões: Em situações de crise ou operações de paz, as forças armadas dos dois países podem cooperar em missões conjuntas, demonstrando sua capacidade de agir em conjunto.
Interoperabilidade:
A cooperação militar permite que as forças armadas alemãs e holandesas trabalhem de forma mais eficaz em conjunto, seja em exercícios ou em operações reais.
Eficiência:
A partilha de recursos e conhecimentos pode levar a uma maior eficiência na utilização de recursos e a uma melhor resposta a ameaças ou crises.
A cooperação militar entre países da União Europeia ajuda a fortalecer a segurança e a estabilidade na região.

Pois.

Só não estou a ver como é que Portugal poderá integrar um battle group com o Reino Unido, dadas as abissais diferenças de equipamento, meios, treino, armamento, etc, etc.....
Cumprimentos,

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 490
  • Recebeu: 300 vez(es)
  • Enviou: 356 vez(es)
  • +81/-36
« Responder #4895 em: Julho 05, 2025, 11:37:06 am »
Só não estou a ver como é que Portugal poderá integrar um battle group com o Reino Unido, dadas as abissais diferenças de equipamento, meios, treino, armamento, etc, etc.....

É uma questão muito pertinente.
Em termos teóricos, e na visão de um leigo como eu, faz todo o sentido. A velhíssima aliança assegura o flanco ocidental europeu, tanto no mar como no ar.
Convém é ter uma MdG capaz de patrulhar eficazmente o TO e de ser um deterrent credível. À nossa escala.
A mesma lógica se aplica à FAP.

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 271
  • Recebeu: 109 vez(es)
  • Enviou: 84 vez(es)
  • +208/-120
  • 🙈🙉🙊
« Responder #4896 em: Julho 05, 2025, 12:27:42 pm »

Interoperabilidade:
Eficiência:
Isso seria um pouco inesperado, porque o  Reino Unido têm feito no últimos anos foi um aproximar com os países nordicos até criaram uma força conjunta de reação rápida que é o JEF

*

Red Baron

• Investigador
  • 2945
  • Recebeu: 611 vez(es)
  • Enviou: 370 vez(es)
  • +186/-478
« Responder #4897 em: Julho 05, 2025, 04:03:18 pm »

Não era suposto os Tranche 1 britânicos serem cedidos aos turcos?

Sim, iam ficar com os T1 e encomendar mais T4 depois.
Mas com o Trump eles conseguiram desbloquear os F-16 block70.

*

dc

• Investigador
  • 9962
  • Recebeu: 5105 vez(es)
  • Enviou: 850 vez(es)
  • +5369/-1155
« Responder #4898 em: Julho 05, 2025, 07:16:02 pm »

Já tinha dado uma ideia semelhante antes. Não usei a expressão Battlegroups, mas referi que podiam ser criadas Divisões/"Regiões"/Blocos dentro da NATO/UE, com base na disposição geográfica dos países.

Um bloco Escandinavo, um bloco do Atlântico, um bloco Mediterrânico, um bloco Bálticos/Polónia, um bloco Leste.

No entanto isto é extremamente difícil de conseguir, pois era necessário mudar muita coisa em diversos países para haver real interoperabilidade.

Mesmo nos exemplos dados, existem contradições. Por exemplo, na componente terrestre, a Bélgica tem mais em comum com a França, enquanto que na componente aérea e naval tem mais em comum com a Holanda. Fica complicado.

O que poderia vir a acontecer, era uma maior proximidade ramo a ramo. Por exemplo, o Exército Belga aproximar-se mais do Francês, a Marinha Belga aproximar-se mais da Holandesa, e a Força Aerea Belga, por operar em ambos os domínios, apoiar ambos.

Tal como podia ser criado um bloco central entre Alemanha, França, Bélgica e Holanda, e dentro deste bloco aproximar diferentes ramos/unidades de cada país caso a caso.
Dentro deste bloco, os F-35 belgas encaixavam que nem uma luva para tapar o buraco da falta de caças furtivos no AdA.

No caso português que é o que nos importa...

Formar um bloco com o RU só fazia sentido na perspectiva da MGP, onde bastava substituir as fragatas actuais por fragatas compatíveis com as deles, e estava assegurado um bom grau de compatibilidade. A nível do Exército não faz grande sentido, pois não partilhamos "terra" com eles, nem temos nada em comum. A nível de Exércitos faria mais sentido maior interoperabilidade com Espanha. E novamente, a FAP serve de joker.

O mais indicado seria formar um bloco Atlântico, com Portugal, Espanha, Reino Unido e possivelmente Dinamarca (Gronelândia).
Mesmo sem a Dinamarca, claramente o foco é o Atlântico.

Daria foco a navios compatíveis com os britânicos e espanhóis, nomeadamente em termos de CMS, sensores e armamento. O objectivo é que fragatas portuguesas fossem capazes de complementar ou render navios britânicos ou espanhóis num Carrier Group ou Amphibious Group por exemplo.

Nas forças terrestres, fazia sentido uma maior ligação ao Exército Espanhol. Mas dada a dificuldade de uniformizar tanta coisa, também se podia simplificar o processo, e simplesmente exigir que cada país contribua com X brigadas ou Y batalhões. Tal como se podia alocar cada brigada/unidade terrestre, de acordo com o que faz sentido em termos de doutrina e tipologia de meios.
Ex: BrigMec (com pelo menos um Batalhão completo) para operar em conjunto com unidades equivalentes espanholas. A BrigInt por exemplo reforçar a Infanteria de Marina ou unidades Dragon 8x8. Os Fuzileiros operarem em conjunto com os Royal Marines. Etc.

As Forças Aéreas, lá está, são o joker. Consegues facilmente alocar uma esquadra de transporte para apoiar componente terrestre, e uma esquadra de MPA para apoiar a componente naval.

No meio disto, continua a não fazer sentido adquirir Typhoons. Dentro desta "divisão" Portugal/Espanha/RU, não fazem falta mais Typhoons, fazem falta caças furtivos. Portugal optar por F-35A (e quiçá B, caso este "battlegroup" fosse levado a sério, para operar em PAs britânicos ou espanhóis) é o que faz mais sentido.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

nelson38899

• Investigador
  • 5618
  • Recebeu: 933 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +740/-2722
« Responder #4899 em: Hoje às 09:32:29 am »
O que me disseram é que há mais comum a tropa tuga com os bifes do que com os castelhanos.

Ao que parece os castelhanos querem encostar os tugas para conceito tipo russia/coreia do norte enquanto com os bifes a coisa é 50/50
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

sivispacem

• Investigador
  • 1515
  • +460/-550
« Responder #4900 em: Hoje às 09:49:45 am »
O que me disseram é que há mais comum a tropa tuga com os bifes do que com os castelhanos.

Ao que parece os castelhanos querem encostar os tugas para conceito tipo russia/coreia do norte enquanto com os bifes a coisa é 50/50

Claro que numa união militar ibérica Portugal ficaria sempre condenado a um papel subalterno, limitado e de menor responsabilidade (o que não significa necessariamente com menor exposição a potenciais baixas, mas adiante)! Basta ver a diferente dimensão, equioamento, meios e potencial de um exército e do outro.
O mesmo se passará com os ingleses, tirando um ou outro nicho em que a cooperação possa ser mais ou menos equilibrada - mas tirando o número de generais e almirantes não estou a ver onde essa relativa paridade posssa existir
Cumprimentos,

*

LM

• Investigador
  • 3310
  • Recebeu: 1546 vez(es)
  • Enviou: 4246 vez(es)
  • +2269/-125
« Responder #4901 em: Hoje às 11:51:16 am »
Exército com os "nuestros hermanos" é brincar com o fogo... uma coisa é uma unidade "secundária" como o "BIMec(Lag) + GCC" (tb conhecida por BrigMec...) assumir cooperação e compatibilidade de material com eles, outra é a nível NATO / EU assumirmos a totalidade. A bandeira "Cruz de Borgoña" ainda me faz confusão - sou velho.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: yuwanko