Brasil com F-35, 'tá bem... 
O Gripen está claramente a perder gás, aliás a Saab está a valer-se agora mais do envolvimento no T-7 do que do caça. Excepção feita à Hungria e Tailândia, que aparentemente estarão satisfeitas com o aparelho, os seus outros operadores começam a levantar cada vez mais dúvidas em relação aos custos e valia operacionais do JAS-39, o que é algo decepcionante.
Perdeu nas últimas grandes competições internacionais para fornecimento de caças, perdeu igualmente na Croácia, Bulgária e Eslováquia, e dificilmente será o vencedor da competição canadiana e até mesmo na do Botswana.
Chego à conclusão que a malta gosta de ser enganada ou é burra. Sempre se soube que os valores da Saab estavam errados e que no mínimo os A e C dos Suecos tinham só, o custo de voo, no dobro do que a empresa anunciava. Fora o resto. 
Cumprimentos
Mafets, aponta mais para o triplo do Custo H/V anunciado, ficas mais perto do numero correcto !!
Essa publicidade faz-me lembrar o preço anunciado, mas não o que pagamos, de uma aeronave, topo de gama, multifunções, só a melhor do mercado e arredores, e que Portugal fez o favor de comprar, para garantir o futuro, muito promissor, diga-se de passagem, de um certo (IR)Responsável da DN !!!!
Um negócio muito transparente e, de acordo com a opinião de alguns foristas muito conhecedores deste ramo, muito vantajoso para a indústria aeronáutica Nacional.
Vai ser um negócio tão bom, que, como as encomendas estão a chegar á EMB Militar, se forem construídas 30 unidades deste fabuloso modelo, será muito.
Abraços