O F-15, no papel pelo menos, perderia em combate BVR para o F-35. A vantagem do F-15 seria em WVR, principalmente se os F-35 não levassem qualquer míssil WVR. Isto claro num cenário em que o número de caças fosse igual para ambos os lados. Precisas de largar uma grande quantidade de bombas num alvo, o F-15 é melhor, precisas de largar um par de bombas para destruir um radar em território inimigo com defesas aéreas modernas, o F-35 é melhor.
Mesmo comparando com o F-16V, um vai ser melhor numas coisas, o outro noutras. Não é à toa que se complementam em várias forças aéreas. Aliás, não existe um único caça no mercado que seja definitivamente "o melhor". Mais uma vez, queres confrontar um grande número de adversários (4,5G) em combate BVR, o F-15 é melhor, queres atacar um alvo em terra, ou interceptar uma avioneta, o F-16 é melhor (mais barato para fazer o mesmo). Em WVR deverá estar ela por ela, em certos regimes de voo um ganha, e vice-versa, o treino do piloto é um factor maior, especialmente se considerarmos que ambas as aeronaves usam o mesmo armamento (ie, nada de AIM-9L vs AIM-9X).
Para a nossa situação financeira, o F-16V, através da modernização da frota actual, é a melhor opção. Moderniza-se os 28 por 500 milhões (?), já adquirir o mesmo número de qualquer outro caça no mercado, custaria entre 4 a 6 vezes mais, sem sequer contabilizar armamento extra, custos de operação, etc.
Resumindo, venha o F-22.
