EUA vão enviar soldados-robôt para o IraqueEquipados com um arsenal poderoso e um sistema de vídeo, os novos robôs de combate constituem o último recurso do exército norte-americano para combater as hostes inimigasO exército norte-americano vai enviar para o Iraque um contingente de 18 robôs que se destinam a ajudar os efectivos no terreno, e acções de campanha.
Baseados num modelo para desactivar bombas - o TALON -, usado pelo exército norte-americano desde 2000, integram quatro câmaras com sistema de visão nocturna e zoom, e são comandadas remotamente.
Os autómatos, com cerca de 1 metro de altura, podem ser apetrechados com vários tipos de armas (M249, M240, M16, entre outras) e estão equipados com lagartas, para uma maior mobilidade em todos os tipos de terreno, podendo circular a cerca de 6 Km/h.
Os robôs, batizados SWORDS (Special Weapons Observation Reconnaissance Detection Systems), são produzidos pela Foster-Miller e antecipam alguns dos projectos em curso para o sector da defesa dos
EUA, a cargo de emprezas como a Lockheed Martin e a General Dynamics,os denominados "Sistemas de Combate Futuros". Cada unidade custa cerca de 200 mil dólares.
Os sistemas podem disparar com precisão a cerca de 800 metros de distância do alvo, e são tidos como uma solução segura e eficaz para interceptar facções rebeldes em solo iraquiano, sujeitando os militares norte-americanos e menos riscos. As baterias oferecem uma autonomia entre 1 e 4 horas, dependendo da missão.
As unidades de controlo, com cerca de 13,5 kg, integram dois joysticks e um ecrãn de vídeo, além dos vulgares botões que comandam as diversas funções. O fabricante admite, no entanto, que os robõs possam vir a receber um comando compacto, com formas semelhantes ás de uma consola de vídeojogos portátil.
O grupo partirá para o Iraque a partir de Março ou Abril.
fontehttp://www.ciberia.aeiou.pt