A pista 03/21 da Portela tem cerca de 12.300 pés. No Montijo para conseguir construir uma pista semelhante teria de ser uma coisa parecida com o desenho em anexo (1/3 sobre o rio). As ligações fluviais ao Montijo passariam a ser feitas de submarino 😈😈porque o canal ficaria intransitável.
Se construírem uma pista mais pequena em cima da 01/19 já existente na BA6 os aviões maiores que podem voar para a América ou África não podem operar. Até mesmo aviões de médio curso (Europa e ilhas) têm algumas limitações de combustível e/ou passageiros.
Enfim...perguntem a Pilotos ou outros profissionais da aviação e não decidam baseados nas "percepções" politicas.
Cumprimentos
a 01/19 nem chegará a ter a extensão os 2800m da 17/35 de lisboa, a pista desactivada por falta de espaço para estacionamento de aeronaves, quanto mais ter a extensão da 03/21, 3800m.
Esta limitação, já há anos aqui aflorada por mim, faz com que a totalidade dos W/B não possam operar no Montijo sem limitações de peso, o que motivará um menor numero de pax/carga O/B, pois como devem calcular não podemos reduzir o TOF/FOB, bem, e nem é preciso dizer o que poderá acontecer aos custos de operação desses voos.
A outra limitação do apeadeiro é a capacidade de estacionamento das aeronaves em rotação, onde raio se consegue estacionar o mesmo numero de aeronaves que LIS consegue ??
E a expansão do apeadeiro ??
Só para rir e ainda vem estes corruptos de merda dizer que o Montijo, com uma capacidade máxima de 15 milhões, pode ser o aeroporto principal de Lisboa e o ALS o secundário, com mais de trinta milhões pax/ano.......só para rir, o que tentam fazer para levar a deles avante e nos fazer gastar daqui a vinte anos mais uns milhares de milhões numa terceira infra-estrutura aeroportuária !!
Abraços