Eu acho que já fui mais adepto da solução Montijo, é que se fosse para aproveitar as infraestruturas aeronáuticas já existentes na Base e só construir o terminal de passageiros, uma placa de estacionamento de aviões comerciais, uma via rápida de acesso à ponte Vasco da Gama, do género do que temos nas Lajes e em Beja, até achava boa ideia.
Aeroporto de Beja

Aeroporto da Terceira (placa de estacionamento à esquerda da pista e terminal de passageiros)

Mas o que vejo não é isso, parece que é preciso "arrasar" com a Base Aérea para construir o aeroporto, a pista principal da BA6 cruza com a aproximação à pista da Portela, tem que se utilizar a outra pista da Base Aérea mas parece que não tem condições para isso, tem que ser aumentada, se for aumentada as estruturas da Base, a Esquadra 751 e a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha podem permanecer onde estão? Terão que ser deslocadas, dentro da Base, para outra Base? Então isso não é construir um aeroporto novo?

E até parece que a CM do Montijo está cheia de exigências, quer uma circular rodoviária, quer obras nos esgotos, sei lá mais o quê.